Telegram agora tem mensagens de voz e vídeo de visualização única

Pacote de recursos de janeiro traz também pausa em gravações e horário de leitura de mensagens. Assinantes Premium ganham privilégios

Giovanni Santa Rosa
Por
Telegram
Antes do Telegram, WhatsApp já contava com mensagens de voz e vídeo de visualização única (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Telegram liberou a visualização única para mensagens de voz e vídeo, que faz com que elas sejam apagadas após serem ouvidas ou vistas pelo destinatário. Essa opção já estava disponível para vídeos e fotos. A atualização de recursos de janeiro também permite pausar gravações e visualizar a hora que uma mensagem foi lida.

Para enviar um áudio de visualização única, segure o botão de gravação (aquele com o ícone de microfone) e arraste para cima, para continuar gravando mesmo sem pressioná-lo. O Telegram exibirá dois botões. Um deles tem o número 1; ao tocar nele, você ativa a visualização única.

A mecânica é bastante similar à do WhatsApp, que anunciou o mesmo recurso em dezembro de 2023. E se você achar estranho o termo “visualização única” em vez de “audição única”, saiba que nós também achamos, mas este é o termo que o Telegram e WhatsApp adotaram oficialmente.

Retornando ao Telegram, o aplicativo também ganhou a opção de pausar a gravação de uma mensagem de voz e retomá-la posteriormente. O procedimento é quase igual ao da visualização única, mas em vez de tocar no botão com o número 1, pressione o botão de pausa. Ele se transformará em um microfone; toque nele para continuar gravando.

Telegram mostra horário de leitura de mensagem

Outra novidade do pacote de ferramentas de janeiro é o horário de leitura de mensagens. No Telegram, quando a mensagem tem dois tiques, significa que foi lida; agora, basta tocar e segurar a mensagem para ver o horário de leitura.

Assim como é possível desativar as confirmações de leitura, também é possível desativar os horários. Da mesma forma, quando você impede que outros vejam a que horas você leu as mensagens, você também deixa de ver quando os outros leram as suas.

Assinantes ganham confirmações unidirecionais

Essa regra de não poder ver as confirmações quando você oculta as suas ganhou uma exceção. Usuários que assinam o Telegram Premium poderão ocultar seus recibos e horários de leitura, mas continuar vendo os de outros contatos. O Telegram chamou isso de confirmação unidirecional.

Essa exceção, no entanto, é válida somente quando a pessoa com quem você está conversando não desativou o recurso. Ao desligar as confirmações e horários de leitura, elas ficam ocultas para todos, sejam assinantes Premium ou usuários gratuitos.

Outro “privilégio” para os usuários do Telegram Premium é impedir que usuários desconhecidos iniciem conversas, a menos que eles também sejam assinantes. O aplicativo ganhou uma opção que restringe quem pode enviar a primeira mensagem para “Apenas Meus Contatos e Usuários Premium”.

O Telegram Premium custa entre R$ 12,49 e R$ 24,90 mensais, dependendo da forma de pagamento. Esse pacote inclui uploads de até 4 GB, uso ilimitado da ferramenta de transcrição de mensagens de voz, limites dobrados e novas opções de organização de conversas, entre outros diferenciais.

Com informações: Telegram, TechCrunch

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados