Como criar um grupo no Instagram para enviar mensagens diretas

Tutorial ensina a criar um grupo no Instagram para conversar e compartilhar conteúdos com amigos pela DM, sem ter que sair da rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Descubra como criar um grupo de DMs com amigos no Instagram e como gerenciar as conversas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os grupos do Instagram são espaços que permitem a troca simultânea de mensagens entre várias pessoas na plataforma. A rede social permite criar grupos nas mensagens diretas, facilitando o compartilhamento de conteúdos sem sair do Instagram.

Uma vantagem de criar um grupo no Instagram é a facilidade de conectar as pessoas só com o nome de usuário. No WhatsApp, por exemplo, é preciso ter o número dos participantes salvo na agenda ou compartilhar o link de convite.

Grupos no Instagram podem ou não ter a criptografia de ponta a ponta ativada. Esse ajuste é feito no momento da criação do grupo e a criptografia não pode ser usada em grupos com contas comerciais.

A seguir, veja como criar um grupo no Instagram para conversar com amigos pela DM:

1. Toque no ícone de mensagens, na tela inicial do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone de mensagens, no canto superior direito da tela.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como acessar a tela de mensagens diretas (DMs)

2. Toque no botão de escrever uma nova mensagem

Toque no botão de escrever, ícone com uma folha de papel e um lápis no canto superior direito, para iniciar uma nova conversa no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como criar uma nova mensagem direta

3. Selecione “Criar um bate-papo em grupo” no Instagram

Toque na opção “Criar um bate-papo em grupo” para continuar. Se esse recurso não estiver disponível, desative o cadeado da criptografia de ponta a ponta, na parte superior da tela.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como criar um bate-papo em grupo

4. Marque as pessoas para fazer parte do grupo no Instagram

Escolha ou pesquise por duas ou mais pessoas para fazer parte do grupo.

Captura de tela do aplicativo Instagram revela como adicionar participantes ao criar um bate-papo em grupo

5. Toque em “Criar bate-papo” para montar o grupo no Instagram

Nessa tela, você pode definir o nome do grupo ao tocar na frase “Dê nome ao seu grupo”, na parte superior da tela. Para concluir, toque no botão azul “Criar bate-papo em grupo”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram revelam como dar nome e criar um bate-papo em grupo

Por que não consigo criar um grupo com algumas pessoas no Instagram?

O Instagram não permite formar grupos de DMs com contas comerciais usando criptografia de ponta a ponta. Você pode desativar o recurso em “Nova Mensagem” desligando a chave no canto superior direito da tela.

Capturas de tela do aplicativo Instagram revelam como desativar a criptografia de ponta a ponta no bate-papo
Ao desativar a chave de criptografia de ponta a ponta, os usuários com contas comerciais ficam disponível para serem adicionados ao grupo (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Os grupos no Instagram podem ter criptografia de ponta a ponta?

Sim. Os grupos de DM do Instagram podem ser protegidos com criptografia de ponta a ponta. No entanto, o recurso só está disponível para bate-papos sem contas comerciais como participantes.

Os grupos no Instagram podem ter até quantas pessoas?

Conforme o Instagram, grande parte dos bate-papos em grupo podem reunir até 250 pessoas. Entretanto, seguindo o padrão da rede social, é possível fazer videochamada no Instagram com somente até 8 pessoas.

Posso adicionar ou remover participantes do grupo que foi criado no Instagram?

O administrador pode adicionar novos participantes ao bate-papo ao tocar no nome do grupo na parte superior da tela. Depois, ele deve tocar no botão “Adicionar”, selecionar as novas pessoas para fazer parte do chat e tocar em “Concluir” no canto superior direito.

Capturas de tela do aplicativo Instagram revelam como adicionar um participante em um bate-papo em grupo

Para remover um participante, o administrador deve acessar “Membros”, tocar no ícone de três pontos ao lado do perfil da pessoa e selecionar a opção em vermelho “Remover usuário”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram revelam como remover usuário de um bate-papo em grupo

Onde ficam os grupos do Instagram?

Os grupos de conversa do Instagram ficam juntos aos demais chats de DMs. A diferença é que eles trazem um ícone com as fotos dos participantes ou, se o administrador alterar, uma foto única.

Qual a diferença entre grupo e canal de transmissão no Instagram?

No grupo do Instagram, todos os membros têm permissão para interagir ativamente no bate-papo. Por exemplo, as pessoas podem compartilhar textos, imagens e links com todos os usuários que estão na conversa.

No canal de transmissão, apenas o dono da comunidade e os moderadores têm permissão para publicar conteúdos. As outras pessoas só podem ler as mensagens, interagir com emojis e responder a enquetes. Para criar um canal de transmissão é necessário ter um perfil de criador no Instagram.

Posso apagar um grupo no Instagram?

Há duas maneiras de apagar um grupo no Instagram. A primeira opção é remover todos os participantes e, assim, manter o histórico do bate-papo. Você também pode sair do grupo do Instagram se não quiser mais participar da conversa.

Importante: apenas excluir a conversa na área de DMs não é uma forma de deixar o chat em grupo. Caso alguém envie novas mensagens, o bate-papo será restaurado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados