Como mandar uma foto ou vídeo de visualização única no Instagram

Tutorial ensina a enviar fotos e vídeos que se autodestroem após terem sido visualizados na DM do Instagram

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Ilustração mostra um celular com o ícone do Instagram e uma bomba fazendo referência ao recurso de foto de visualização única
O Instagram permite enviar fotos e vídeos "autodestrutivos" usando as DMs (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mandar uma foto ou vídeo de visualização única no Instagram significa enviar uma mídia que será apagada após o usuário abrir o conteúdo. A rede social permite enviar fotos e vídeos autodestrutivos usando o botão de câmera na DM do Instagram.

Ao enviar a mídia de visualização única pelo Instagram, o remetente verá um ícone de bombinha (💣). Já o destinatário apenas saberá que se trata de uma foto ou vídeo temporário após abrir o conteúdo.

A seguir, veja como enviar uma foto ou vídeo de visualização única no Instagram:

1. Acesse as DMs do seu Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no seu iPhone e toque no ícone de Mensagens Diretas (DMs), no canto superior direito da tela.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as Mensagens Diretas (DMs)

2. Abra um bate-papo do Instagram em que deseja enviar a foto autodestrutiva

Toque em um bate-papo ou inicie um novo chat, tocando no ícone de papel e lápis no canto superior direito, para iniciar o processo de enviar fotos temporárias no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar uma Mensagen Direta (DMs)

3. Toque no ícone de câmera para mandar fotos ou vídeos temporários no Instagram

Toque no ícone de câmera, no canto inferior esquerdo, para enviar um vídeo ou uma foto de visualização única no Instagram. Então, toque no ícone de círculo no centro da tela para fazer uma foto ou segure o toque para gravar um vídeo.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como tirar uma foto ou fazer um vídeo para enviar por DM

Caso queira enviar um conteúdo da galeria do seu celular, toque no ícone quadrado no canto inferior esquerdo da tela. Depois, selecione a foto ou o vídeo que você deseja enviar para a outra pessoa. Em todas as opções, você pode personalizar a foto ou vídeo antes de enviar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como escolher uma mídia da galeria do celular para enviar por DM

4. Escolha a opção de foto autodestrutiva do Instagram

No canto inferior esquerdo da tela, toque nas opções até selecionar “Ver uma vez”. Assim, você enviará uma foto autodestrutiva para a outra pessoa.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como escolher a opção para enviar uma foto temporária por DM

5. Toque em “Enviar” para mandar uma “bombinha” no Instagram

Toque no botão “Enviar”, no canto inferior direito, para mandar uma foto com visualização temporária para a outra pessoa. A mensagem ganhará um ícone de bomba (💣), indicando que não poderá ser vista novamente.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como enviar uma foto temporária por DM

Dá para mandar foto de visualização única pelo Instagram Lite?

O Instagram Lite não oferece a opção de enviar fotos ou vídeos temporários. Esse recurso é exclusivo do app padrão da rede social para Android e iPhone. No entanto, a versão Lite do aplicativo pode receber e visualizar mídias autodestrutivas.

Tem como tirar print da foto com visualização única do Instagram?

Você pode tirar print de uma foto ou vídeo temporário no Instagram. Vale citar que, caso a pessoa tenha feito uma captura de tela usando o celular, o autor da mensagem ficará sabendo do print ao ver um círculo pontilhado ao lado da mensagem.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como é a notificação de print de uma mídia temporária

Entretanto, se o destinatário tirou um print da mídia temporária acessando o Instagram pelo PC, o remetente não será notificado. Isso ocorre porque a versão web da rede social não detecta quando uma captura de tela é feita.

Posso ver de novo uma foto com visualização única no Instagram?

Você não consegue ver uma foto autodestrutiva no Instagram depois de enviar ou receber e visualizar a mensagem. Essa categoria de conteúdo é programada para desaparecer automaticamente da caixa de DM após ser visualizada.

O Instagram permite recuperar uma foto de visualização única enviada?

Não é possível recuperar uma foto temporária enviada ou recebida no Instagram. Esses conteúdos da caixa de Mensagens Diretas do Instagram não podem ser recuperados nem ao solicitar o backup da sua conta na rede social.

Consigo mandar uma mensagem de visualização única no Instagram?

Sim, dá para enviar mensagens temporárias no Instagram. Contudo, o “Modo Temporário” para textos funciona diferente do envio de fotos e vídeos autodestrutivos. Por exemplo, ele deve ser ativado no bate-papo antes da pessoa escrever a mensagem para o destinatário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados