Como escolher quem pode me mandar mensagem no Instagram

Tutorial ensina a bloquear mensagens de pessoas desconhecidas no Instagram; rede social permite desativar as solicitações de contato

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como escolher quem pode me mandar mensagem no Instagram (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como escolher quem pode me mandar mensagem no Instagram (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Escolher quem pode mandar mensagem para você no Instagram é um ajuste feito nas configurações do Direct para permitir ou bloquear solicitações de contato de desconhecidos.

O Instagram permite desativar as solicitações de contato para contas que você não segue. Dessa forma, apenas pessoas que são seguidas por você conseguirão enviar uma DM (mensagem direta).

A seguir, veja como escolher quem pode te mandar mensagem no Instagram.

1. Acesse a página do seu perfil no Instagram

Abra o Instagram para Android ou iPhone e toque no ícone do canto inferior direito da tela para acessar a página do seu perfil.

Acesse a página do seu perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Vá à área “Configurações e privacidade” do Instagram

Toque no botão com três barras no topo direito do seu perfil no Instagram e, no menu que surgir, abra a opção “Configurações e privacidade”.

Vá à área "Configurações e privacidade" do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Abra a opção “Mensagens e respostas ao story”

Role a página “Configurações e privacidade”, encontre e abra a opção “Mensagens e respostas ao story”.

Abra a opção "Mensagens e respostas ao story" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Toque na opção “Controles de mensagem”

Abra a opção “Controles de mensagem” dentro da área “Mensagens e respostas ao story”.

Toque na opção "Controles de mensagem" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Bloqueie mensagens de pessoas que não te seguem no Instagram

Abra a opção “Outras pessoas no Instagram” dentro de “Controles de mensagem” e selecione a configuração “Não receber solicitações”. Isso fará você não receber solicitações de mensagem no Instagram vindas de perfis que não te seguem.

Bloqueie mensagens de pessoas que não te seguem no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você também pode bloquear contatos de pessoas que te seguem, mas não são seguidas por você, indo em “Seus seguidores no Instagram”, ainda dentro de “Controles de mensagem”, e ativando a opção “Não receber solicitações”.

Bloqueie mensagens de pessoas que te seguem (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso bloquear o Direct para todas as pessoas no Instagram?

Não existe configuração para bloquear mensagens no Instagram de todos os usuários ou de todas as pessoas que você segue. Mas você pode restringir alguém no Instagram. Essa configuração faz as mensagens da conta restringida irem para a caixa “Solicitações”, uma aba secundária dentro da sua área de DMs.

A caixa "Solicitações" dentro das DMs (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Vou receber solicitações de mensagem se eu deixar minha conta privada no Instagram?

Sim. Deixar o Instagram privado faz o botão de enviar mensagem do seu perfil não aparecer para não seguidores. Mas é possível mandar mensagens para contas privadas buscando pelos nomes delas no campo “Pesquisar” da área de DMs, a não ser que você configure seu perfil para não recebê-las.

Posso reativar as solicitações de mensagem no Instagram?

Sim. Acesse o menu do seu perfil, com ícone de três barras, e vá em “Configurações e privacidade” / “Mensagens e respostas ao story” / “Controles de mensagem”. Ali, você pode ativar solicitação de mensagem na DM do Instagram indo em “Seus seguidores no Instagram” e em “Outras pessoas no Instagram”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados