Restringir no Instagram: o que é e como usar o recurso para limitar comentários e DMs

Tutorial ensina como usar o restringir no Instagram para se livrar de interações indesejadas sem ter que deixar de seguir ou bloquear alguém

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Instagram permite restringir contas para limitar comentários e DMs
Instagram permite restringir contas para limitar comentários e DMs (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

O restringir no Instagram é um recurso que limita os comentários e mensagens de uma pessoa para você na rede social. É uma forma de se livrar de determinadas interações sem ter que parar de seguir ou bloquear alguém.

Quando a restrição é feita, os comentários dessa conta precisarão ser aprovados por você e as mensagens enviadas por ela vão direto para a caixa de solicitações de contato. O processo de restringir alguém é feito pelo perfil da pessoa, semelhante ao de bloquear um perfil.

Você pode encontrar uma lista com as contas que foram restritas por você nas configurações do aplicativo. O Instagram não envia notificações para quem foi restringido.

Veja mais abaixo o que é e como restringir alguém no Instagram.

O que é o restringir no Instagram?

O restringir no Instagram é uma forma de limitar as interações de uma pessoa com o seu perfil. Uma conta restrita verá menos detalhes sobre o seu perfil e as opções de contato serão mais limitadas do que as de um usuário que não foi restringido por você.

As pessoas usam a restrição no Instagram quando desejam ter mais privacidade ou limitar as interações com uma determinada pessoa na rede social. Contudo, elas não querem tomar ações mais drásticas como bloquear ou deixar de seguir, o que pode ser inconveniente em alguns momentos.

O que acontece ao restringir alguém no Instagram?

Quando você restringe uma pessoa no Instagram, as interações desse usuário com o seu perfil se tornam limitadas. Estas são as ações que acontecem após a restrição:

  • Todas as mensagens diretas enviadas pelo perfil restrito são direcionadas para a caixa de “Solicitações de Contato”. A pessoa restringida não pode ver quando você está online ou se visualizou a mensagem;
  • Todos os comentários feitos pela conta restrita são ocultados por padrão. A princípio, somente a pessoa pode ver o conteúdo;
  • Você não recebe notificações dos novos comentários feitos pelo perfil restrito. Caso queira ver as mensagens, você deve tocar na opção “Ver comentário” na sua publicação;
  • Você precisa aprovar os comentários de um perfil restrito para que eles sejam exibidos publicamente para outros usuários. Também é possível excluir ou apenas ignorar as mensagens.

Como restringir uma pessoa no Instagram

1. Acesse o perfil que deseja restringir no Instagram

Abra o app do Instagram no celular e procure pelo @ de quem deseja restringir na rede social.

Você pode encontrar o perfil pela aba Explorar (tocando no ícone de lupa, no canto inferior esquerdo da tela), ou em outras seções do app, como os Stories, DM, Reels e feed.

Passo a passo mostra como procurar um perfil para restringir no Instagram

2. Toque nos três pontos, no canto superior direito

Toque nos três pontos no canto superior direito da tela para abrir a janela de opções do Instagram.

Passo a passo mostra como acessar opções para restringir perfil no Instagram

3. Toque em “Restringir” para limitar uma conta no Instagram

Toque na opção “Restringir” para iniciar o processo de restrição do perfil no Instagram.

Passo a passo mostra como restringir uma conta no Instagram

4. Conclua a restrição ao tocar em “Restringir conta”

Na primeira vez que você usar o restringir no Instagram, uma mensagem perguntará se você está tendo problemas com o perfil e informa os detalhes da ferramenta. Então, toque no botão azul “Restringir conta” para concluir.

Nas próximas vezes em que você for restringir um perfil, o Instagram mostrará uma janela com um resumo das ações do recurso. Então, toque na opção “Ignorar” para completar o processo de restrição.

Aviso sobre o que acontece quando você restringe alguém no Instagram

Como tirar a restrição do Instagram

Acesse as configurações do Instagram, por meio do seu perfil na rede social, e toque na opção “Restritas” na seção “Como outros podem interagir com você”.

O Instagram mostrará uma lista com todas as contas restritas. Toque sobre o botão “Remover restrição” para tirar a limitação.

Passo a passo mostra como tirar a restrição do Instagram

Dá para saber se alguém me restringiu no Instagram?

O Instagram não notifica quando alguém restringiu o seu perfil. No entanto, é possível investigar alguns detalhes para saber se foi restringido no Instagram. 

Por exemplo, acesse o perfil da pessoa que você supõe que te restringiu usando a conta de outro usuário. Caso seja um perfil aberto, você poderá ver se seus comentários estão sendo exibidos para todos. Se as mensagens não aparecem, você pode ter sido restringido.

Alguém que foi restringido no Instagram pode ver minhas publicações?

Sim. A pessoa restringida pode ver seus stories, reels e publicações no feed do Instagram. No entanto, os comentários feitos pela conta restrita não são exibidos diretamente para você e os outros usuários. Para impedir que uma pessoa veja as suas publicações no Instagram, é necessário recorrer a uma conta privada ou ao bloqueio do perfil indesejado.

A pessoa restringida pode me enviar mensagem no Instagram?

Sim. O perfil restrito pode enviar mensagens diretas para você no Instagram. Contudo, as DMs são ocultadas e encaminhadas diretamente para a caixa de “Solicitações de contato”. 

Para não receber mensagens de pessoas que você não segue, altere os recursos de privacidade do Instagram e deixe seu perfil privado.

Qual a diferença entre restringir e bloquear no Instagram?

Quando você bloquear alguém no Instagram, a sua conta não é mais exibida para a pessoa. Ele não pode ver seu perfil, seu feed ou enviar mensagens diretas. Essa é uma forma mais drástica de prezar pela privacidade e evitar interações indesejadas.

Qual a diferença entre restringir e silenciar no Instagram?

Ao silenciar uma pessoa no Instagram, os conteúdos publicados por ela (posts no feed, stories e notas) ficam ocultos apenas para você. Você também não recebe notificações de atividades do usuário silenciado ou quando ele envia mensagens diretas.

Por outro lado, a pessoa silenciada pode ver e interagir com as suas publicações e stories sem nenhum limitador. Por exemplo, os comentários ficarão disponíveis para todos, ao contrário do que acontece quando a conta é restringida. O usuário silenciado também consegue enviar DMs para você.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados