O que mudou no WhatsApp? Confira as novidades apresentadas em 2023

Edição de mensagens, canais, códigos secretos; as principais mudanças do WhatsApp durante o ano

Amanda Machado
Por
Recursos mais esperados pelos usuários chegaram em 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp ganhou muitos recursos ao longo de 2023. Se teve uma coisa que a Meta fez, foi atualizar o aplicativo, que permanece como o rei da comunicação digital no Brasil. Algumas funções movimentaram o contato entre empresas e seus consumidores, como é o caso dos Canais. Outras chegaram até tarde demais, como a edição de mensagens após seu envio.

Siga aqui para acompanhar as principais novidades do WhatsApp anunciadas durante este ano. Será que você se lembra de tudo?

O WhatsApp trabalhou para juntar a galera em 2023

Faz quase 12 meses que o WhatsApp anunciou o recurso de Comunidades. Na prática, um mesmo administrador consegue tocar até 50 grupos, reunindo até 5 mil pessoas. Bastante gente.

Com o recurso, uma escola, por exemplo, pode criar grupos de cada sala de aula para se comunicar diretamente com os pais daqueles alunos específicos. O mesmo vale para síndicos, restaurantes ou outros serviços que necessitam de uma comunicação exclusiva para diferentes pessoas.

Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Comunidades do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Ainda falando em comunicação em massa, em setembro foi a vez dos Canais darem as caras. A ferramenta permite que empresas e influenciadores criem um espaço para enviar mensagens a seus seguidores.

O número de inscritos que um Canal pode ter é ilimitado, funcionando mais como um espaço de reações, já que os seguidores não podem conversar entre si. Por sinal: lembre de seguir o Canal do Tecnoblog para receber as notícias mais quentes da tecnologia.

Recursos muito esperados finalmente chegaram

Ninguém aguentava mais mandar um asterisco (*) quando errava alguma palavra na mensagem enviada. Ainda bem que a opção de editar mensagens desembarcou na plataforma em maio. O prazo ainda é curto: somente 15 minutos. Ainda assim, ficou mais fácil corrigir um texto, mesmo que a pessoa na outra ponta fique sabendo da modificação.

Dentro dos recursos mais esperados, ainda tivemos a ferramenta para usar duas contas do WhatsApp no mesmo celular – uma maravilha para os empreendedores que precisam alternar entre a conta pessoal e profissional. E, para fechar, chegou a possibilidade de usar o mesmo número do WhatsApp em vários dispositivos.

Interface do WhatsApp com duas linhas ativas
Interface do WhatsApp com duas linhas ativas (Imagem: Divulgação/Mark Zuckerberg)

Facilidade: tudo o que a gente queria

O WhatsApp também trabalhou para facilitar o seu uso em 2023. Vimos a chegada dos pagamentos dentro do app, como uma forma de melhorar a experiência entre compradores e vendedores que utilizam a plataforma como principal meio de comunicação. Já o compartilhamento de tela em chamadas de vídeo ajuda nas reuniões e o envio de fotos em alta resolução complementa a função de repassar imagens na plataforma.

No finalzinho do ano, também acompanhamos a chegada dos áudios de visualização única e da opção de fixar mensagens em conversas e grupos por até 30 dias.

Pagamentos a empresa no WhatsApp (imagem: divulgação/Meta)
Pagamentos no WhatsApp (imagem: Divulgação/Meta)

Segurança? É sempre bom

No quesito segurança, o WhatsApp não deixou a desejar. Primeiro que a plataforma começou a liberar a opção de silenciar ligações de desconhecidos, principalmente porque ninguém suporta mais receber chamadas de estranhos.

Depois, foi a vez da opção de mandar mensagem sem precisar adicionar o número da pessoa. O recurso chegou com a proposta de manter a segurança e privacidade nas conversas.

Por fim, o uso de códigos secretos em conversas individuais foi liberado. O chamado Chat Lock, que permite inserir senhas únicas em cada conversa que deseja manter privada, vem para garantir privacidade e proteção, principalmente para pessoas em situações vulneráveis.

Bom, ainda restam dois dias para o ano acabar. Será que a Meta lança mais alguma coisa?

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados