Finalmente! WhatsApp agora deixa usar duas contas no mesmo celular

Ferramenta será liberada aos poucos para smartphones com sistema Android. WhatsApp também faz apelo contra apps não oficiais.

Thássius Veloso
Por
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp estreia função de múltiplas contas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp liberou hoje a opção de adicionar duas contas ao mesmo celular, certamente um dos recursos mais pedidos pelos usuários do aplicativo de mensagens. Os adeptos do WhatsApp poderão executar simultaneamente uma conta pessoal e outra profissional no smartphone.

A novidade chega primeiro aos donos de telefones com sistema Android. A empresa não deu detalhes sobre o lançamento no iPhone/iOS. De acordo com o WhatsApp, a implementação irá ocorrer ao longo das “próximas semanas e meses”.

Interface do WhatsApp com duas linhas ativas
Interface do WhatsApp com duas linhas ativas (Imagem: Divulgação/Mark Zuckerberg)

Mais facilidade para as pessoas

Eu conheço diversas pessoas que atualmente mantêm duas linhas de celular. Elas costumam usar o WhatsApp e o WhatsApp Business (versão empresarial do mensageiro) para receber mensagens dos dois números no mesmo aparelho. Normalmente é um número particular e outro para fins de trabalho.

De olho nesta necessidade, fabricantes como Samsung e Xiaomi também permitem a instalação de variadas instâncias do aplicativo, cada qual a partir de ferramentas nativas para o sistema Android.

Com a nova implementação, o WhatsApp traz mais facilidade para a vida das pessoas. A empresa explicou ao Tecnoblog que os usuários precisarão confirmar a adição da segunda linha a partir de um código único que chega via SMS. Contas protegidas com PIN provavelmente contarão com essa proteção adicional (que todo mundo deveria ativar, diga-se de passagem).

Telas distintas

Os usuários poderão intercalar entre as duas linhas telefônicas diretamente na interface do WhatsApp. Isso significa que as mensagens provenientes de cada número ficarão em telas distintas, até como uma forma de evitar confusão.

Além disso, informações preliminares dão conta de que as notificações no sistema ficarão um pouco diferentes. O WhatsApp passará a mostrar somente uma notificação para cada linha telefônica, com o nome do remetente mais recente e o número de mensagens não lidas. Tocar no aviso fará com que o usuário chegue diretamente nos chats daquela linha específica.

Iniciativa reduz apelo de APKs esquisitos

De vez em quando surgem misteriosos aplicativos que prometem expandir os recursos do WhatsApp. Casos famosos são os do WhatsApp GB e do NS WhatsApp, que existem em repositórios alternativos de APKs para Android. Não se sabe quem está por trás dos softwares.

A novidade de hoje reduz o apelo destes aplicativos. Na nota enviada à imprensa, o WhatsApp enfatiza que os usuários não devem baixar “imitações ou versões falsas para se conectar a mais contas em seu telefone”. A empresa ainda diz que as mensagens só ficam seguras e privadas quando as pessoas utilizam a versão oficial do WhatsApp.

Vejamos se o apelo dará resultado. E já que estamos falando de WhatsApp: lembre-se de se inscrever no canal do Tecnoblog e no canal do Achados do TB. Lá publicamos o que há de melhor na tecnologia e as ofertas mais interessantes do momento.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados