WhatsApp Web: como funciona e vantagens da versão para navegadores

Conheça os recursos oferecidos pelo WhatsApp Web; versão dispensa a necessidade de baixar e instalar o app no PC, mas tem limitações em algumas funções

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 semanas
Ilustração mostra silhueta de notebook com logo do WhatsApp em destaque para representar o WhatsApp Web
WhatsApp Web permite usar o mensageiro em navegadores (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp Web é uma forma de acessar suas conversas, canais, comunidades e Status do WhatsApp por meio de um navegador, sem a necessidade de baixar aplicativos no computador.

Para usar o WhatsApp Web é necessário criar uma conta do WhatsApp em um celular, que será chamado de dispositivo principal. Em seguida, é possível conectá-la ao browser para usar os principais recursos do mensageiro de forma prática, pelo site web.whatsapp.com.

Apesar de ser uma alternativa para acessar o serviço de mensagens no PC, o WhatsApp Web não conta com algumas funções presentes nos apps para smartphone e desktop, incluindo as chamadas de vídeo e voz.

A seguir, conheça mais detalhes sobre o WhatsApp Web, suas vantagens e diferenças em relação à versão Desktop.

O que é o WhatsApp Web?

O WhatsApp Web é uma extensão do aplicativo para celulares que funciona por meio de navegadores, como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari. Usuários com uma conta no WhatsApp podem usar a versão web para ter acesso às conversas, grupos, canais e comunidades do mensageiro, com sincronização em tempo real, sem precisar fazer o download do app.

Como funciona o WhatsApp Web?

O WhatsApp Web faz um espelhamento da conta associada a um dispositivo principal em um navegador no PC ou celular.

Para conectar a sua conta ao WhatsApp Web, você deve ter acesso ao celular principal e ele deve estar conectado à internet. Em seguida, basta entrar no endereço web.whatsapp.com. Será exigida uma autenticação via QR Code ou número de telefone.

Captura de tela mostra WhatsApp Web carregando mensagens
WhatsApp Web sincroniza suas conversas com celular em tempo real (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Assim como a versão mobile do app, o WhatsApp Web permite trocar mensagens de texto e voz em conversas individuais ou em grupo. É possível acompanhar canais e comunidades, além de visualizar as publicações no Status dos seus contatos.

O WhatsApp Web também conta com recursos de privacidade e segurança, incluindo o bloqueio por senha e a criptografia de ponta a ponta.

Preciso baixar o WhatsApp Web?

Não. O WhatsApp Web pode ser acessado pelo site web.whatsapp.com no navegador de sua preferência.

Dá para criar um atalho para o WhatsApp Web no PC?

Sim. Para criar um atalho para o WhatsApp Web na área de trabalho pelo Google Chrome, por exemplo, basta entrar em web.whatsapp.com pelo navegador, clicar nos três pontinhos no canto superior direito do browser e, depois, eu “Salvar e compartilhar”. Por fim, vá em “Criar atalho…”.

A vantagem de criar um atalho para o WhatsApp Web na área de trabalho é agilizar a abertura do mensageiro em um PC de confiança. Desse modo, você pode manter sua conta conectada e acessá-la com apenas um clique.

Posso abrir dois WhatsApp Web no mesmo computador?

Sim. Para conectar duas contas diferentes ao WhatsApp Web no mesmo PC, será necessário abrir uma aba comum e outra anônima. Em seguida, basta fazer a conexão com o dispositivo principal correspondente por meio de QR Code ou número de telefone.

Montagem mostra duas abas do WhatsApp Web abertas no computador
Duas abas do WhatsApp Web abertas no computador (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Caso queira, você também pode conectar a mesma conta do WhatsApp às duas abas (comum e anônima) do navegador para abrir mensagens diferentes lado a lado.

Quanto tempo dura a conexão do WhatsApp Web?

O WhatsApp Web é desconectado automaticamente do navegador após 30 dias de inatividade. Além disso, é necessário que o celular principal seja acessado pelo menos uma vez a cada 14 dias, do contrário, todos os dispositivos conectados perdem acesso à conta.

É possível tirar as notificações do WhatsApp Web?

Sim. Ao acessar as configurações do WhatsApp Web, você tem acesso ao menu de notificações do mensageiro. É possível desativar todas as notificações do WhatsApp, remover apenas o som ao receber novas mensagens ou silenciar conversas específicas.

Dá para mudar o idioma do WhatsApp Web?

Sim. Por padrão, o WhatsApp Web segue o idioma definido para o aplicativo do celular principal. Desse modo, basta alterar o idioma do WhatsApp no seu smartphone para que a mudança se reflita na versão web do mensageiro.

Alguns relatos sobre uma alteração repentina do WhatsApp Web para inglês são conhecidos. Trata-se de um bug da plataforma, e tende a ser corrigido ao fechar o navegador e abrir novamente, ou ao desconectar e reconectar a sua conta.

Posso formatar texto pelo WhatsApp Web?

Sim. A versão web do serviço de mensagens é compatível com formatação de texto assim como os aplicativos para celulares e desktop. Para colocar negrito, itálico, sublinhado ou taxado, basta usar os caracteres específicos no início e fim das frases, ou selecionar o trecho desejado para ver as opções de formatação.

Captura de tela mostra menu para formatar texto no WhatsApp Web
Selecionar um texto no WhatsApp Web permite ver menu de formatação (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Nosso guia completo mostra mais atalhos para formatar texto no WhatsApp. Além disso, alguns comandos podem melhorar ainda mais a sua experiência no WhatsApp Web. É possível usar atalhos do teclado para inserir emojis, abrir uma nova conversa, pesquisar grupos, entre outras opções.

Dá para baixar vídeo do WhatsApp Web?

Sim. Para baixar uma foto ou vídeo pelo WhatsApp Web, você deve posicionar o mouse sobre a mensagem, tocar na seta que aparece no topo direito e clicar em “Baixar”. Diferentemente do que acontece no app para celular, ao receber um arquivo de mídia em uma conversa do WhatsApp Web, a imagem não será salva automaticamente no seu computador.

Posso adicionar contatos pelo WhatsApp Web?

Não é possível adicionar um contato diretamente pelo WhatsApp Web. No entanto, uma saída para salvar um número sem precisar do smartphone é adicionar um contato à sua conta Google ou ao iCloud pela web, para que ele seja sincronizado com seu celular e reflita no WhatsApp.

Tem como mandar mensagem no WhatsApp Web para quem não é meu contato?

Sim. Você pode enviar uma mensagem para quem não é seu contato no WhatsApp por meio de um link para uma conversa ou digitando o número (com DDD) no campo de pesquisa, ao clicar no botão de criar uma nova conversa.

O WhatsApp Web permite fazer chamadas de vídeo?

Não. Para fazer ligações de voz ou vídeo no WhatsApp é necessário usar o aplicativo para Android, iOS, Windows ou Mac.

Tem como postar status no WhatsApp Web?

Não, o WhatsApp Web não tem uma forma nativa para postar Status. Extensões de terceiros, como o WhatsUp+, permitem utilizar esse recurso, mas o uso delas pode levar à suspensão ou banimento da sua conta por violar os Termos de Serviço do WhatsApp.

Para publicar uma foto ou vídeo no Status do WhatsApp, o indicado é utilizar o app oficial do mensageiro para smartphones.

Posso fazer um backup do WhatsApp Web?

O WhatsApp Web funciona como uma extensão do celular. Isso quer dizer que ao configurar um backup pelo app para Android ou iOS, as mensagens trocadas pela web também serão salvas. No entanto, a configuração do backup não pode ser feita pelo WhatsApp Web. Também não é possível exportar conversas pelo versão web do serviço.

Tem como programar mensagem no WhatsApp Web?

Não existe uma forma nativa de programar mensagens no WhatsApp Web. Extensões de terceiros prometem desbloquear funções extras, inclusive o agendamento de mensagens, mas elas podem levar ao banimento da sua conta por violar os Termos de Serviço do WhatsApp.

É seguro usar o WhatsApp Web?

Sim, desde que você mantenha os cuidados de segurança ao usar o WhatsApp na web, assim como em outras versões do mensageiro. Vale ressaltar que nenhuma plataforma é 100% imune a golpes. Entretanto, o WhatsApp Web também conta com criptografia de ponta a ponta para proteger suas conversas e impedir que qualquer pessoa, exceto você e o destinatário, tenha acesso a elas.

O antes e depois da criptografia do WhatsApp (imagem: divulgação/WhatsApp)
O antes e depois da criptografia do WhatsApp (imagem: Divulgação/WhatsApp)

Dá para proteger o WhatsApp Web com senha?

Sim. Você pode colocar uma senha no WhatsApp Web para evitar que sua conta caia na mão de terceiros não autorizados. Desse modo, a tela bloqueia após o tempo determinado na configuração no recurso, e só pode ser desbloqueada mediante o código de acesso estabelecido. Essa proteção é especialmente interessante para usuários que dividem o PC com outras pessoas.

É possível borrar as mensagens no WhatsApp Web para esconder minhas mensagens

Não existe um recurso nativo no WhatsApp Web para borrar mensagens a fim de escondê-las. Esse recurso é prometido por extensões de terceiros, como a WA Web Plus, mas o uso destas pode levar ao banimento da sua conta por violar os Termos de Serviço do WhatsApp.

Posso esconder uma sessão ativa no WhatsApp Web?

Não. Você pode remover a notificação de sessão ativa no WhatsApp Web do seu dispositivo principal, no entanto ainda será possível saber que o dispositivo secundário está conectado ao acessar a aba de Dispositivos Conectados no aplicativo para celular.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Web?

A principal vantagem de usar o WhatsApp Web é a conveniência de acesso, não sendo necessário baixar o aplicativo para usar o mensageiro em outros dispositivos. A seguir, veja uma lista com todos benefícios da versão web do mensageiro:

  • Conveniência: troque mensagens e acompanhe seus grupos, canais e comunidades do WhatsApp diretamente pelo navegador sem precisar fazer o download de aplicativos.
  • Produtividade: responda mensagens rapidamente pelo computador enquanto divide a tela com outras tarefas de trabalho ou estudo.
  • Foco: usando o WhatsApp Web, você evita distrações de outros apps do celular, como Instagram e TikTok, por exemplo.
  • Agilidade: utilize atalhos do teclado para realizar funções mais rapidamente no WhatsApp Web.
  • Sistema operacional antigo: o WhatsApp Web é uma opção para quem usa um sistema operacional que não é mais compatível com os apps do WhatsApp para desktop.
  • Economia de bateria: ao usar o WhatsApp Web, seu celular pode atuar em modo de baixo consumo de energia.

WhatsApp Web vs WhatsApp Desktop: qual é a diferença?

O WhatsApp Web é uma versão do mensageiro que roda diretamente no seu navegador, sem a necessidade de fazer download de programas adicionais. Já o WhatsApp Desktop é a versão do aplicativo do WhatsApp Messenger para Windows ou Mac, e pode ser baixado pela Microsoft Store, App Store ou diretamente pelo site do WhatsApp.

Vale ressaltar que o WhatsApp Web não é compatível com algumas funções do WhatsApp, como as chamadas de voz e vídeo e os pagamentos via WhatsApp Pay. Sendo assim, é necessário usar o WhatsApp Desktop ou o WhatsApp Messenger para celular para ter uma experiência mais completa do serviço.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados