Como formatar mensagens no WhatsApp com negrito, itálico e outros estilos

Formatar uma mensagem do WhatsApp significa aplicar estilos aos textos das conversas, como negrito, itálico ou listas para destacar informações importantes

Igor Shimabukuro Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 6 dias
Rascunho com texto editado no WhatsApp exibido em smartphone
WhatsApp permite formatação de mensagens por meio de caracteres especiais (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para formatar as mensagens do WhatsApp é necessário usar caracteres especiais para o respectivo estilo que se deseja aplicar ao texto. Por exemplo, escrever uma frase entre asteriscos faz o texto ficar negrito.

Esses estilos são úteis quando se deseja destacar uma frase ou uma sequência de informações na conversa do WhatsApp.

Além do negrito, o mensageiro da Meta permite formatar uma mensagem em itálico, tachado, lista ordenada, lista não ordenada, citação, linha de código ou monoespaçado.

A seguir, saiba como formatar uma mensagem no WhatsApp.

Como colocar negrito no WhatsApp

Escrever em negrito no WhatsApp é uma técnica utilizada para digitar textos realçados com traços mais grossos. O modo mais fácil de usar o recurso é digitar o termo entre astericos (*), mas é possível selecionar o texto e tocar nos três pontos (Android) ou selecionar o texto e tocar em “Formatar” (iOS) antes de escolher o negrito. Exemplo:

*Tecnoblog*

Formatando o texto para negrito no WhatsApp pelo Android e iOS
Formatando o texto para negrito no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como colocar itálico no WhatsApp

Mensagens em itálico no WhatsApp são textos formatados com inclinação leve para a direita. Para usar o recurso, basta digitar o texto entre underlines (_) ou escolher a formatação após selecionar o texto e tocar nos três pontos (Android) ou selecionar o texto e tocar em “Formatar” (iOS). Exemplo:

_Tecnoblog_

Formatando o texto do WhatsApp para itálico no Android e iOS
Deixando o texto em itálico no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como colocar tachado no WhatsApp

Textos tachados trazem um risco que corta toda a mensagem digitada. É possível riscar a palavra no WhatsApp ao escolher “Tachado” após selecionar o texto e tocar nos três pontos (Android) ou selecionar o texto e tocar em “Formatar” (iOS). Outra forma é digitar o texto entre sinais til (~). Exemplo:

~Tecnoblog~

Formatando o texto para tachado no WhatsApp em Android e iOS
Deixando o texto tachado no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como criar uma lista ordenada no WhatsApp

Uma lista ordenada nada mais é que uma lista enumerada — em ordem crescente, decrescente ou aleatória. O recurso pode ser usado no WhatsApp ao digitar um número, seguido de ponto final e espaço, antes de uma mensagem. Exemplo:

1. Tecnoblog

2. Tecnoblog

Criando uma lista enumerada nas mensagens do WhatsApp
Processo para fazer uma lista enumerada no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como fazer uma lista não ordenada no WhatsApp

Já a lista não ordenada, nada mais é que uma lista com marcadores (bullets). Há duas formas para usar o recurso no mensageiro da meta: digitando “-” (sem as aspas e com espaço após o hífen) ou “*” (sem as aspas e com espaço após o asterisco) antes de um texto. Exemplos:

* Tecnoblog

– Tecnoblog

Criando uma lista simples nas mensagens do WhatsApp
Criando uma lista simples nas mensagens do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como criar uma citação no WhatsApp

Textos formatados como citação são destacados e funcionam como menção a uma ideia ou declaração. No WhatsApp, o recurso pode ser utilizado ao digitar o sinal de “maior que” (>), seguido de um espaço, antes do texto. Exemplo:

> Tecnoblog

Como deixar uma mensagem como citação no WhatsApp
Adicionando uma citação à mensagem no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como criar uma linha de código no WhatsApp

Textos como linha de código são espaçados e têm fundo colorido para maior destaque. A formatação pode ser usada no WhatsApp ao digitar um texto entre acentos grave (`). Exemplo:

`Tecnoblog`

Adicionando uma linha de código no WhatsApp
Adicionando uma linha de código à mensagem do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como colocar monoespaçado no WhatsApp

Textos monoespaçados são aqueles cujos caracteres ocupam um mesmo espaço na horizontal. Para usá-los no WhatsApp, digite o texto entre três sinais de grave (`) ou escolha “Monoespaçado” após selecionar o texto e tocar nos três pontos (Android) ou selecionar o texto e tocar em “Formatar” (iOS). Exemplo:

```Monoespaçado```
Criando uma mensagem com monoespaçamento no WhatsApp em Android e iOS
Criando uma mensagem monoespaçada no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Dá para colocar sublinhado no WhatsApp?

Sim. Por mais que não exista código ou forma nativa para deixar o texto grifado no WhatsApp, é possível usar sites como YayText! para criar um texto sublinhado. Posteriormente, basta copiar o termo e colar na conversa do mensageiro.

Passo a passo de como criar um texto sublinhado para o WhatsApp
Criando um texto sublinhado para o WhatsApp com o YayText (Imagem: Reprodução/Yay Text e WhatsApp)

Tem como formatar o texto do WhatsApp com outra cor?

Sim, mas somente com aplicativos de terceiros. Ferramentas como Stylish ou Blue Text permitem mudar a cor ou a fonte da letra de um texto. Feito isso, é só copiar o texto formatado criado e colá-lo (ou compartilhá-lo) nas conversas do WhatsApp.

Criando textos coloridos para o WhatsApp com o Stylish Text
Formatando textos coloridos para o WhatsApp com o Stylish Text (Imagem: Reprodução/Stylish Text e WhatsApp)

Posso remover a formatação de um texto do WhatsApp?

Sim. É possível editar a mensagem do WhatsApp até 15 minutos após o envio. Isso significa que, dentro desse prazo, o usuário consegue entrar na mensagem desejada e apagar caracteres de formatação para deixar o texto sem personalização.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados