Android 15 poderá mostrar saúde do chip da memória de armazenamento

Nova versão de API tem comando para mostrar estimativa de vida útil restante do chip de armazenamento. Desgaste pode levar usuário a perder dados.

Giovanni Santa Rosa
Por
Robô mascote do Android
Android 15 deve ter seção para diagnosticar saúde do aparelho(Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Android 15 pode contar com um recurso para exibir o tempo de vida útil restante para a memória de armazenamento do dispositivo. Uma análise do código da versão Beta 1 do sistema mostra que o Google prepara uma ferramenta para acessar as informações de saúde do componente.

A novidade foi identificada por Mishaal Rahman, editor do site Android Authority e engenheiro de software. A estimativa da vida útil restante da memória deve ficar em um aplicativo específico do Android 15, chamado Device Diagnostics (Diagnósticos do Dispositivo, em tradução livre). Para obter essas informações, o Android vai usar uma nova versão de uma API usada para fazer a manutenção do dispositivo quando ele está inativo.

Pixel 8 Pro
Aparelhos da linha Pixel deverão mostrar estimativa de maneira mais precisa (Imagem: Divulgação/Google)

O sistema poderá solicitar a “vida útil restante do dispositivo de armazenamento interno como uma porcentagem inteira”. Se a resposta for 90, por exemplo, significa que a memória tem pela frente 90% de seu ciclo de vida.

Rahman acredita que apenas alguns aparelhos, como a linha Pixel, poderão detalhar o ciclo de vida restante com granularidade de 1%. Para outros, a informação deve vir em intervalos de 10%, o que torna a informação menos precisa. E alguns poderão nem ter suporte ao recurso, já que os fabricantes não são obrigados a aderir.

Esta mesma API era usada para cortar blocos de memória não utilizados, visando melhorar o desempenho de memórias flash, geralmente usados em cartões. Isso, porém, reduzia a vida útil de chips UFS, usados internamente nos aparelhos. O Android 13 trouxe mudanças neste aspecto para evitar problemas.

As memórias internas de smartphone podem se desgastar com o tempo. Com isso, o usuário corre o risco de perder dados armazenados. Por isso, é sempre importante fazer backup de seus arquivos.

Android 15 também poderá trazer saúde da bateria

A saúde do armazenamento não é a única que pode estar no Device Diagnostics. Desde dezembro, o Google testa uma forma nativa de exibir a saúde da bateria. Até agora, o sistema só é capaz de dizer se ela está em bom estado. Para mais detalhes, é necessário baixar apps de terceiros.

Essas informações chegaram a aparecer em uma versão de testes do Android 14, na página dedicada à bateria nas configurações, mas foram removidas, o que sugere que elas serão, por enquanto, exclusivas da linha Pixel. Mesmo assim, o Android 14 já tem todo o código para mostrar este dado — só falta a interface.

Com informações: Android Authority, TechRadar

Receba mais sobre Android 15 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados