Como liberar espaço em um iPhone com memória cheia
O guia de sobrevivência para um usuário de iPhone com pouca memória. Veja algumas dicas para liberar espaço no celular
Sempre que vou a shows, percebo uma cena comum: diversas pessoas apagando apps para liberar espaço no iPhone e poder tirar fotos, ainda mais se você está com a memória cheia. Não cabe a mim questionar se a pessoa deveria esquecer o celular nesses momentos, mas mesmo em outras situações não é fácil sobreviver com um celular com a memória quase cheia.

Como liberar espaço no iPhone cheio
Alguns truques e mudanças de hábito podem lhe ajudar a conviver melhor com um iPhone que tem pouco espaço de armazenamento. Muitas dessas dicas servem para outras plataformas, por sinal.
1. Use sites móveis em vez de apps

É certo que a App Store está recheada de aplicativos. No entanto, muitos podem ser substituídos pelos respectivos sites móveis. Deixe o menor número de apps instalados no seu iPhone e abuse dos webapps: se você usa pouco o Facebook, por que não usá-lo diretamente pelo navegador? Substituir o aplicativo da rede social pelo site traz uma economia de pelo menos 200 MB. O mesmo serve para aplicativos de sites de notícias, companhias aéreas, lojas virtuais e muitas outras categorias.

Um bom truque para isso é colocar um atalho para o site diretamente na tela de aplicativos. Para isso, basta visitar o site desejado, clicar no ícone de compartilhamento e clicar no botão “Adicionar a Tela de Início”. É bem possível que o ícone seja idêntico ao do aplicativo principal.
2. Use Google Fotos no lugar do Fotos do iCloud

As câmeras dos celulares estão cada vez melhores, mas, ao mesmo tempo, o tamanho de cada foto também aumentou. O Google Fotos deve lhe auxiliar nessa tarefa: as fotos tiradas pela câmera do celular serão automaticamente copiadas para os servidores do serviço e salvas na nuvem quando o smartphone estiver conectado numa rede Wi-Fi.
É claro que você pode usar o serviço de upload de câmera da sua preferência, mas recomendo o Google Fotos por ser uma das melhores opções com planos gratuitos. O aplicativo ainda ajuda a remover da memória do dispositivo tudo o que já foi copiado para a nuvem.
3. Use o método Senhor dos Anéis

Esse é um truque ótimo para quem está com pouco espaço livre e precisa liberar memória rapidamente. Basta abrir a iTunes Store, procurar por um filme maior do que o espaço disponível e tocar para alugar. Isso fará com que o iPhone limpe o cache para tentar disponibilizar o espaço necessário.
Dica: O Senhor dos Anéis: Sociedade do Anel pesa 9,72 GB em HD e deve ser suficiente para esvaziar o seu cache. É bom lembrar que o filme só será alugado caso seja possível liberar todo o espaço necessário, então não é bom ficar brincando se você ainda tem alguns gigabytes disponíveis.
4. Use streaming no Spotify, Netflix e outros

Você gosta de escutar músicas, mas tem pouco espaço disponível no seu smartphone. Há uma solução: é possível desapegar das suas músicas offline e ouvir elas e muitas outras graças aos serviços de streaming.
Spotify, Deezer, Google Play Music, Apple Music. São vários serviços, cada um com seus respectivos diferenciais. Se você quer otimizar ainda mais o uso de espaço, usar o Apple Music ainda deve lhe economizar alguns megabytes por já vir embutido no sistema operacional. É certo que essa tarefa lhe trará uma utilização maior de seu pacote de internet móvel, então é bom colocar na ponta do lápis o aumento do consumo de dados. A TIM oferece tráfego liberado do TIM Music by Deezer em alguns planos.
No momento de aperto, vale usar a criatividade para conseguir liberar ainda mais espaço no seu iPhone. Você tem alguma outra dica?