O que é e como limpar o cache de aplicativos do Android

Saiba como liberar espaço e solucionar problemas fazendo uma limpeza no seu smartphone

Diego Melo
Por
• Atualizado há 10 meses

Se o seu smartphone Android está apresentando problemas de lentidão ou de falta de espaço, é hora de fazer uma pequena manutenção no aparelho celular. Mas, não se preocupe: não será preciso abrir ou remover nada do dispositivo. Existem técnicas e ferramentas que ajudam a solucionar estes problemas, todas via software, e uma das mais úteis é limpar o cache do Android. No caso, dos aplicativos.

O que é e para que serve a memória cache

O cache é, de modo geral, o lugar onde os arquivos temporários do seu smartphone (e dos computadores também) ficam armazenados para que possam ser acessados mais rapidamente quando necessário, agilizando a execução dos programas.

Porém, com o passar do tempo e da utilização dos aplicativos, os dados vão se acumulando, o que aumenta o espaço destinado ao cache. Isso pode fazer com que o sistema fique mais lento, além de limitar o espaço de armazenamento disponível para outros tipos de arquivos.

Quando você deve limpar o cache do Android

Nos sistemas operacionais mais modernos, incluindo o Android, o cache é bem gerenciado e não é necessário limpá-lo diariamente. No entanto, se um aplicativo está travando constantemente ou se você realmente precisa liberar mais espaço ou memória, a limpeza do cache é uma das alternativas mais eficazes.

Como limpar os dados de cache de todos os apps

  1. Abra o app de Configurações;
  2. Selecione Armazenamento e USB;
  3. Escolha a opção Interno;
  4. Aguarde até o espaço disponível seja calculado e exibido;
  5. Encontre na lista a opção Dados em Cache e verifique o espaço utilizado;
  6. Toque em Dados em Cache e depois em Ok para confirmar a limpeza dos dados.

Não é preciso reiniciar o aparelho após a limpeza. Vale lembrar, também, que esta ação apaga os dados em cache de todos os aplicativos do Android. Se você quiser apagar apenas os arquivos de um app específico, basta seguir os passos descritos abaixo.

Como limpar os dados de um aplicativo específico

  1. Abra o app de Configurações;
  2. Selecione Aplicativos (ou Gerenciar Apps);
  3. Filtre por Todos os apps (se a opção não estiver selecionada);
  4. Toque no aplicativo que deseja fazer a limpeza;
  5. Selecione Armazenamento;
  6. Você verá duas opções: Limpar Dados e Limpar Cache. Apesar de serem semelhantes, elas possuem finalidades diferentes:
    • A primeira, Limpar Dados, apaga todos os tipos de arquivos do aplicativo, como músicas, fotos, bancos de dados, configurações, etc. Isso faz com que o app seja “resetado”, ou seja, funcione como se tivesse sido instalado pela primeira vez;
    • Já a opção Limpar Cache executa a mesma operação dos passos anteriores: limpa os dados que auxiliam na inicialização e execução mais ágil do app em questão. Portanto, certifique-se de escolher a opção correta para não perder arquivos ou informações importantes antes de confirmar a ação.

Com esta dica, você pode liberar mais espaço de armazenamento no seu smartphone Android ou, até mesmo, solucionar um problema de funcionamento do seu aplicativo favorito antes de começar a pensar em trocar de celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados