Microsoft PC Manager sugere uso do Bing como dica de reparo do Windows

O PC Manager é um utilitário gratuito para otimização do Windows, mas parece que a Microsoft está usando a ferramenta para promover o Bing

Emerson Alecrim
Por
Microsoft PC Manager sugere uso do Bing como dica de reparo no Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Microsoft PC Manager sugere uso do Bing como dica de reparo no Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O PC Manager é um utilitário que a Microsoft lançou em 2022 para te ajudar com o desempenho dos Windows 10 e 11. A ferramenta é tida como uma alternativa ao famoso CCleaner. Porém, a versão mais recente do aplicativo tem dado uma dica de otimização peculiar: a de que você use o Bing como buscador padrão no Edge.

Uma ferramenta de manutenção, mas…

Com o PC Manager você pode remover arquivos temporários de modo seguro, liberar espaço na memória RAM, ativar ou desativar aplicativos que inicializam junto com o sistema operacional, identificar quais processos ativos estão consumindo mais recursos, entre outras ações.

Mas, quando a ferramenta sugere que você use o Bing como buscador padrão, fica impossível não presumir que essa é mais uma das tentativas da Microsoft de aumentar a base de usuários do serviço.

Esse comportamento foi relatado em veículos como o Neowin e o Windows Latest. Mas eu também fiz esse “flagrante”. Assim que eu abri o PC Manager em um computador com o Windows 10, a ferramenta recomendou “resetar” as configurações do Edge para definir o Bing como padrão.

É possível ignorar essa instrução simplesmente clicando em “Skip” (“Pular”). Mas, se você acessar a aba “Repair tips” (“Dicas de reparação”), a instrução de definir o Bing como padrão no navegador da Microsoft aparece novamente.

Vai um Bing aí? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Vai um Bing aí? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Isso é bug ou estratégia?

Na primeira olhada, podemos desconfiar de bug. Mas, como a recomendação de uso do Bing aparece pelo menos duas vezes, a desconfiança é uma só: essa é uma estratégia sútil para favorecer o buscador da Microsoft.

Não é uma boa prática. Você pode aceitar a mudança sem perceber e, tempos depois, se perguntar sobre o porquê de o Bing começar a abrir como padrão no Edge se você usava outro buscador (presumivelmente, o Google).

Apesar disso, o PC Manager continua sendo uma ferramenta útil. Além de recursos de otimização, a ferramenta oferece atalhos para screenshots, Bloco de Notas, Calculadora e Gravador de Voz, por exemplo.

Você também pode utilizá-lo para acionar o antivírus do Windows, conferir as atualizações do sistema operacional, redefinir aplicativos padrão, entre outras funcionalidades. Só fique atento para não aceitar tudo o que o utilitário recomenda.

PC Manager pode ser baixado via Microsoft Store.

Relacionados