Threads testa interface dividida em colunas, como o antigo TweetDeck

Colunas do Threads poderão acompanhar tags, buscas, contas e mais feeds em tempo real. TweetDeck hoje se chama X Pro e é pago.

Giovanni Santa Rosa
Por
Threads com colunas
Colunas do Threads trazem diferentes feeds, com opção de atualização em tempo real (Imagem: Divulgação / Meta)

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou que a empresa está testando colunas fixas para o Threads na web. Elas podem servir para tags, contas e notificações, entre outras possibilidades. Visualmente, a primeira coisa que vem à cabeça é o X Pro, anteriormente conhecido com TweetDeck.

Segundo a Meta, usuários escolhidos para participar do teste podem escolher entre um feed único ou várias colunas. Assim, é possível fixar buscas, contas, posts salvos, tags ou notificações. Também dá para ligar ou desligar as atualizações automáticas de cada coluna.

Mão segura celular. Nele está a marca do aplicativo Threads.
Threads se inspira em recursos do X (Imagem: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Uma possível vantagem do novo visual seria fixar o feed com publicações mais recentes. Atualmente, ao entrar no Threads pela web, a rede volta para página com recomendações do algoritmo. Uma maneira de contornar é adicionar a URL do feed cronológico aos favoritos do navegador.

Por enquanto, não há data para a interface com colunas ser lançada oficialmente. A Meta diz que a ferramenta está disponível apenas para um pequeno número de pessoas no mundo todo.

Antigo TweetDeck agora se chama X Pro e é pago

Assim como muita coisa do Threads, a nova interface lembra muito um recurso do X (antigo Twitter). A rede social de Elon Musk tem o X Pro, que também permite organizar múltiplos feeds em colunas.

O X Pro se chamava TweetDeck até agosto de 2023. Além da mudança de nome, o recurso deixou de ser gratuito. Agora, apenas assinantes do X Premium têm acesso à ferramenta. O pacote custa a partir de R$ 36,67 mensais e inclui o símbolo de conta verificada, menos anúncios e programa de remuneração para criadores.

Tela do TweetDeck
TweetDeck (atual X Pro) tem estrutura em colunas, para acompanhar diversos feeds (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Ferramentas deste tipo são úteis para quem precisa acompanhar diversos assuntos em tempo real, com agilidade. O X Pro permite até mesmo usar operadores de busca avançados, para encontrar publicações de uma certa localização ou em determinado idioma, por exemplo.

A novidade do Threads pode ser mais uma forma de atrair usuários para a plataforma. Recentemente, a rede social de texto da Meta lançou um programa de monetização e sua versão dos trending topics do X. Resta saber se ela vai realmente decolar para ter o que mostrar em múltiplas colunas.

Com informações: TechCrunch, The Verge

Relacionados