Como saber a vida útil da bateria do Android [Ciclos de Carga]

Veja como saber a vida útil da bateria do Android; além da saúde do componente, é possível verificar a quantidade de ciclos de carga

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)
Celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

A tecnologia evoluiu e hoje quase todos os celulares disponíveis no mercado utilizam baterias de lítio. Apesar delas entregarem diversas vantagens, é natural que com o passar do tempo seus componentes apresentem uma certa degradação, afetando a capacidade de reter energia por muito tempo.

Se você tem um smartphone Android e acha que ele deixou de entregar uma autonomia satisfatória, é possível identificar os ciclos de carga para saber como está a vida útil da bateria e, consequentemente, avaliar se deve (ou não) substituir esse componente.

Como saber a vida útil da bateria do Android

Para realizar esse procedimento, você precisa instalar o aplicativo AccuBattery, disponível gratuitamente na Play Store.

É importante ressaltar que o sistema operacional também permite inserir um código de discagem para verificar algumas informações da bateria, mas infelizmente ele não exibe os ciclos de carga. De qualquer forma, vou te mostrar como fazer ambos os métodos:

Código de discagem

  1. Abra o aplicativo de telefone do celular;
  2. Na área de discagem, digite “*#*#4636#*#*” (sem aspas);
  3. Toque na opção “Informações da bateria”.

A partir deste momento, o Android vai mostrar alguns dados importantes. Se a bateria não estiver com problemas, você verá o status “Boa” na seção “Saúde da Bateria”. Nesse mesmo menu, também é possível monitorar a voltagem e temperatura do componente.

Pelo AccuBattery

Antes de mais nada, devo mencionar que, após a instalação do AccuBattery, será preciso completar alguns ciclos de carregamento, já que o Android não permite que aplicativos tenham acesso ao histórico de bateria. Feito isso, basta abrir o aplicativo e tocar na opção “Saúde” no menu inferior para ter acesso aos dados.

Uma bateria nova costuma ter 95% de integridade, mas qualquer valor acima de 80% já é considerado bom. Se o aplicativo mostrar uma taxa inferior a 70%, aconselho que troque o componente. Quanto aos ciclos de carga, eles também serão exibidos nessa mesma seção.

Dicas para diminuir a degradação da bateria

Toda bateria se degrada com o passar do tempo, isso é inevitável. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para prolongar sua vida útil.

  • Evite carregar até 100% ou descarregar completamente;
  • Tente manter a bateria entre 40% e 80%. Recargas frequentes e pequenas são melhores do que recargas completas;
  • Evite o carregamento rápido se não estiver com pressa — alguns celulares permitem desativar essa tecnologia nas configurações;
  • Mantenha o celular em um ambiente arejado durante o carregamento e não o use enquanto estiver conectado;
  • Use o carregador e cabo original do aparelho ou, pelo menos, um carregador de terceiro certificado.

Pronto, agora você já sabe como verificar a vida útil da bateria do Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados