Android pode passar a mostrar saúde da bateria nas configurações

Google Pixel já tem algumas informações, como ciclos de carga. APIs para obter informações sobre saúde da bateria já estão no código do Android 14.

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android ainda depende de apps independentes para mostrar saúde da bateria (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Android poderá trazer, de modo nativo, informações sobre a saúde da bateria do dispositivo. Análises do código da última atualização dos smartphones Pixel mostram que o Google já colocou os elementos básicos para mostrar este dado.

Os smartphones da linha Pixel recebem novos recursos de maneira independente das grandes atualizações de Android. São as chamadas Pixel Feature Drops. A edição de dezembro de 2023 trouxe uma página nas configurações com informações sobre a bateria. Ela mostra data de fabricação e contagem de ciclos de carga.

Telas do Google Pixel mostrando informações da bateria
Pixel já tem tela de informações da bateria, mas sem saúde (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman)

A saúde da bateria ainda não aparece, mas ao que tudo indica, é só questão de tempo. Ela já aparece no Android 14 QPR2 Beta 2 — QPR é o nome técnico das atualizações intermediárias do sistema, que trazem as Feature Drops do Pixel.

Além disso, o Android 14 já tem as APIs necessárias para obter informações da bateria. Falta apenas o sistema em si ganhar os recursos para exibi-las em uma página de status.

Até agora, o Android não dispõe de um recurso nativo para checar esta informação — tudo que o sistema faz é dizer se ela está boa ou não. No sistema concorrente, isso é mais fácil: o iPhone mostra este dado desde o iOS 11.3, de 2018.

Uma forma de conseguir uma estimativa sobre a saúde da bateria no Android é recorrer a apps independentes, como o AccuBattery.

Saúde da bateria indica hora de trocar

A saúde da bateria é um número que indica quanto da capacidade original está preservada. Se um aparelho tem bateria de 5.000 mAh e ela está com 80% de saúde da bateria, isso significa que, na prática, consegue armazenar apenas 4.000 mAh.

Assim como outros componentes eletrônicos, a bateria se desgasta com o passar do tempo, conforme carrega e descarrega. A saúde também serve para identificar se já está na hora de levar o celular na assistência técnica e trocar a bateria por uma nova. Quando o número é inferior a 70%, a substituição é recomendada.

Com informações: PhoneArena, SamMobile, Android Authority

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados