Google divulga as melhores extensões para Chrome de 2023

Para a surpresa de ninguém, nenhuma extensão de bloqueador de anúncios entrou na lista; ferramentas de IA são as mais populares

Felipe Freitas
Por
Ilustração com a marca do Google Chrome
Google divulga novamente a lista das melhores extensões para o Chrome (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Na onda de retrospectivas, o Google liberou uma lista das extensões que mais se destacaram em 2023. Na publicação, não há um ranking das mais baixadas ou mais avaliadas, é realmente uma curadoria de extensões que a big tech escolheu por diferentes motivos — motivos esses que só podemos supor. Ferramentas de IA são a maioria das escolhidas.

Para não perder a piada, vale destacar que o Google, assim como fez em anos anteriores, não colocou nenhuma extensão de adblock na lista. E não seria diferente no ano em que a empresa começou a punir os usuários dessas ferramentas no YouTube. Mas se você quer dicas de extensões para produtividade, isso tem de sobra.

Extensões de IA enchem lista do Google

Google listou 12 melhores extensões do ano (Imagem: Reprodução/Google)
Google listou 12 melhores extensões do ano (Imagem: Reprodução/Google)

Das 12 extensões listadas pelo Google, quatro envolvem inteligência artificial (um terço da lista). São elas:

  • QuillBot: a extensão utiliza uma inteligência artificial para ajudar os usuários a escreverem texto. Entre suas funções está correção gramatical, resumir textos e sugerir mudanças na produção.
  • Scribe: Essa ferramenta auxilia na criação de tutoriais envolvendo serviços no navegador. Por exemplo, se um funcionário precisa ensinar um colega como fazer uma determinada tarefa no sistema da empresa, ele pode ativar o Scribe e começar a gravar o fluxo da atividade. Ao terminar a gravação, a ferramenta entrega uma série de prints com destaques aos momentos no qual o mouse foi clicado. Depois, só editar cada sequência com título e descrição — a IA cria esses textos automaticamente.
  • Tradutor DeepL: Como indicado no nome, essa extensão é um tradutor de páginas e texto, que permite traduzir o texto até no espaço de digitação. A DeepL utiliza a tecnologia de redes neurais para gerar uma tradução mais atenta ao contexto.
  • Sider: Essa extensão reúne as principais IAs generativas da atualidade (ChatGPT, Bard e Claude) em um barra lateral do navegador. Simples, mas é bem prático para gosta de utilizar essas tecnologias.

Duas ferramentas voltadas para acessibilidade também integram a lista: Speechify e Transkriptos. A primeira permite a leitura de arquivos de texto, enquanto a segunda transforma áudio em texto. Valorizando os anunciantes, o Google também indicou a Coupert, uma ferramenta que informa se há cashback ou cupons na loja que você visita.

As outras extensões listadas foram Boxel 3D (jogo), BTRoblox (modifica a página do Roblox), Teal (auxilia na busca por vagas de trabalho) Equalizador para Chrome e Bonjourr (editor para página inicial do Chrome)

Com informações: ZD Net

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados