Como fazer backup do WhatsApp
WhatsApp oferece restauração de backup pelo Google Drive, iCloud ou arquivos locais do Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O backup do WhatsApp em dispositivos Android pode ser feito por meio do Google Drive da Conta do Google ou pelos arquivos locais salvos no sistema operacional. Ambos os métodos permitem salvar mensagens do WhatsApp.

Já usuários de iPhone só podem fazer o backup do WhatsApp ao salvar as conversas e mídias no iCloud, nas configurações de backup do mensageiro.

A seguir, veja como fazer o backup do WhatsApp pelo Android ou em dispositivos iOS.

Como fazer o backup do WhatsApp no Android pelo Google Drive

1. Acesse as configurações do WhatsApp

Abra o WhatsApp em seu dispositivo e toque no menu de três pontos (localizado no canto superior direito) para acessar as configurações do WhatsApp.

Acessando as configurações do WhatsApp pelo Android
Acessando as configurações do WhatsApp pelo Android (Imagem: Reprodução/Android e WhatsApp)

2. Vá até as configurações de conversas do WhatsApp

Vá até a seção “Conversas” para avançar.

Acessando as configurações de conversas do WhatsApp pelo Android
Acessando as configurações de conversas do WhatsApp pelo Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Entre na seção “Backup de conversas” do mensageiro

Toque na opção “Backup de conversas” para ativar o backup do WhatsApp.

Entrando na seção de backups do WhatsApp pelo Android
Entrando na seção de backups do WhatsApp pelo Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Faça o backup de conversas do WhatsApp

Toque no botão “Fazer backup” para salvar mensagens do WhatsApp. Por fim, verifique o horário em “Último backup” para saber se o backup do WhatsApp foi feito em seu dispositivo Android.

Fazendo um backup de conversas do WhatsApp no Android
Fazendo um backup de conversas do WhatsApp no Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como fazer o backup do WhatsApp no iPhone pelo iCloud

1. Entre nas configurações do WhatsApp

Abra o WhatsApp em seu iPhone e toque no ícone de “Configurações” (localizado no canto inferior direito) na tela seguinte.

Acessando as configurações do WhatsApp pelo iPhone
Acessando as configurações do WhatsApp pelo iPhone (Imagem: Reprodução/iOS e WhatsApp)

2. Abra a seção “Conversas” nas configurações do app

Entre na seção “Conversas” dentro das configurações do WhatsApp.

Entrando nas configurações de conversas do WhatsApp pelo iPhone
Entrando nas configurações de conversas do WhatsApp pelo iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Acesse as configurações de backup do WhatsApp

Toque em “Backup de conversas” para configurar backup do WhatsApp.

Entrando na seção de backups do WhatsApp pelo iPhone
Entrando na seção de backups do WhatsApp pelo iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Salve o backup do WhatsApp no iCloud

Escolha “Fazer backup agora” para não perder as conversas do WhatsApp. Confira o horário em “último backup” para certificar-se de ter salvado as mensagens no iCloud.

Fazendo um backup do WhatsApp pelo iPhone
Fazendo um backup do WhatsApp pelo iPhone (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

É possível fazer backup do WhatsApp pelo WhatsApp Web no PC?

Não. O mensageiro da Meta não habilita o backup pelo WhatsApp Web no PC, pois a ferramenta é apenas uma extensão do celular. Só é possível fazer o backup do WhatsApp nos aplicativos para Android e iOS.

Por que não consigo fazer o backup das conversas do WhatsApp?

O usuário que não conseguir fazer o backup do WhatsApp deve verificar os seguintes pontos:

  • Armazenamento insuficiente: é preciso verificar se há espaço suficiente no Google Drive ou no iCloud para armazenar o backup do mensageiro;
  • Configurações de rede: confira as permissões para backup usando dados móveis, caso não esteja com acesso a uma rede Wi-Fi;
  • Acesso à internet: certifique-se de estar conectado à internet durante o processo de restauração do backup ao reconfigurar a conta do WhatsApp;
  • Vínculo de contas na nuvem: confirme se o login da conta Google Drive ou iCloud usada para o backup está salvo em seu dispositivo.

Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive?

O backup do WhatsApp no Google Drive fica salvo em nuvem no armazenamento compartilhado da conta Google. O usuário pode acessar o backup na seção “Backups” no aplicativo do Google Drive ou pelo link https://drive.google.com/drive/u/0/backups da plataforma para navegadores.

Tem como fazer o backup de apenas uma conversa do WhatsApp?

Não há como fazer backup de apenas uma conversa específica, já que o backup automaticamente salva as mensagens e mídias de todas as conversas ativas do mensageiro. A única opção seria excluir todas as outras conversas, deixar apenas o bate-papo desejado, e fazer o backup.

A melhor alternativa neste caso seria salvar histórico de uma conversa do WhatsApp. Dessa forma, o usuário salva todas as mensagens enviadas naquele bate-papo até o momento da exportação como um arquivo txt, que pode ser aberto pelo bloco de notas ou ferramentas de texto.

Dá para fazer o backup do WhatsApp no iCloud pelo Android?

Não, o backup do WhatsApp no iCloud está restrito a dispositivos iOS. Aparelhos Android podem fazer o backup do mensageiro somente pelo Google Drive ou pelos arquivos locais salvos no sistema operacional.

Posso fazer backup local do WhatsApp no Android?

Sim. O backup local é feito de forma automática nos aparelhos Android, mas o usuário também pode fazer o processo manualmente ao desligar o Wi-Fi e rede móvel, e tocar em “Fazer backup agora” nas configurações de backup do mensageiro.

O backup local também permite recuperar mensagens apagadas no WhatsApp. O processo envolve mover o arquivo .crypt14 da pasta “Databases” nos arquivos locais para uma nova pasta, excluir o backup do Google Drive, reinstalar o WhatsApp, enviar o arquivo .crypt14 movido para a nova pasta “Databases” e reconfigurar o WhatsApp.

Onde fica o backup local do WhatsApp no Android?

O backup local do WhatsApp é um arquivo .cryp14 que fica salvo no armazenamento interno do dispositivo. Para acessá-lo é preciso entrar no gerenciador de arquivos e fazer o seguinte caminho: Android/media/com.whatsapp/WhatsApp/Databases.

Qual a diferença entre backup local e backup pelo Google Drive no Android?

O backup local é um backup feito automaticamente pelo WhatsApp nos arquivos locais do armazenamento interno de dispositivos Android. O backup é guardado como um arquivo .crypt14, e seu processo de restauração de conversas do WhatsApp requer mais passos.

Já o backup pelo Google Drive salva as mensagens do WhatsApp no armazenamento em nuvem da conta Google do usuário. O backup pelo Drive tem prioridade de reconhecimento pelo sistema do mensageiro e pode ser restaurado de maneira simplificada pelo usuário.

É possível fazer o backup do WhatsApp no iPhone pelo Google Drive?

Não, uma vez que o backup pelo Google Drive é restrito a aparelhos Android. Donos de iPhones só podem fazer o backup do WhatsApp pelo iCloud.

Posso excluir um backup do WhatsApp?

Sim, é possível apagar um backup do WhatsApp salvo no Google Drive, iCloud ou nos arquivos locais do Android. E o método muda para cada um desses casos.

  • Apagando backup no Google Drive: acesse o aplicativo do Google Drive, vá até a seção “Backups” e exclua os arquivos salvos;
  • Apagando um backup no iCloud: vá em “Ajustes” do dispositivo, toque no nome da conta Apple, acesse “iCloud”, entre em “Backup do iCloud”, selecione o backup desejado, marque somente a chave do WhatsApp e toque em “Desativar e Apagar do iCloud”;
  • Apagando um backup local: abra o gerenciador de arquivos de seu aparelho Android, faça o caminho Android/media/com.whatsapp/WhatsApp/Databases e exclua os arquivos .crypt14 da pasta.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Canal Exclusivo

Relacionados