Comprou um chip novo e veio com o WhatsApp de outra pessoa? Saiba o que fazer

Comprar um chip novo com o WhatsApp de outra pessoa é uma situação que pode ocorrer quando a operadora recicla o número de telefone de uma linha

Igor Shimabukuro Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 semanas
Veja como proceder ao adquirir um número telefônico já cadastrado no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Veja como proceder ao adquirir um número telefônico já cadastrado no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O usuário que comprou um chip que já está cadastrado no WhatsApp pode alterar as informações configuradas no mensageiro para mostrar que a conta mudou de dono. Outra opção é solicitar a troca de número para a operadora e torcer para que não seja um chip reciclado com número ainda ativo no WhatsApp.

Vale frisar que a pessoa a quem o número de telefone pertencia não terá acesso à sua conta do WhatsApp, ou seja, você será o novo dono e a única pessoa a ter acesso à gestão da conta.

É recomendável sair de todos os grupos que a outra pessoa participava e bloquear contatos antigos das conversas ativas. Isso vai evitar que você seja confundido, além de preservar a privacidade de mensagens do ex-titular.

A seguir, veja o que fazer caso tenha comprado um novo chip que veio com WhatsApp de outra pessoa.

O que fazer caso o número do seu chip tenha o WhatsApp de outra pessoa?

Se um novo número já tem uma conta no WhatsApp, significa que o chip telefônico foi reciclado. Isso significa que o número já pertenceu a um dono e já foi usado anteriormente no mensageiro antes da linha ser desativada e repassada a um novo titular.

A situação é bem comum no Brasil, tendo em vista o modus operandi das operadoras telefônicas do país. Contudo, o WhatsApp recomenda fazer algumas ações para evitar confusões e assegurar a privacidade do dono antigo da conta.

1. Edite o perfil com suas informações de conta do WhatsApp

Ao configurar um número no WhatsApp que já estava cadastrado no app, é preciso editar o perfil para mostrar que a conta mudou de dono. Para isso, será necessário entrar nas configurações do mensageiro, tocar no nome cadastrado, trocar a foto do perfil do WhatsApp, além de mudar o nome e o recado.

Alterando as informações de perfil no WhatsApp
Alterando as informações de perfil no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Saia dos grupos do WhatsApp que a outra pessoa participava

O WhatsApp recomenda sair dos grupos do WhatsApp que o antigo dono participava, já que os grupos são carregados automaticamente. A prática vai garantir a privacidade das conversas do ex-titular da conta e evitar que você seja confundido com outra pessoa.

3. Bloqueie contatos antigos do WhatsApp da outra pessoa

Outra prática recomendada pelo WhatsApp é bloquear contatos no WhatsApp das conversas ativas, já que você pode ser contatado por conta de cobranças, pedidos ou ameaças referentes ao antigo proprietário do número.

O que fazer se a conta do WhatsApp da outra pessoa tiver um PIN?

Se o novo número cadastrado no WhatsApp tem PIN do antigo dono, será preciso aguardar até que a conta atinja o prazo de 45 dias de inatividade. Depois desse período, o WhatsApp entende que a conta deixou de ser usada e permite a reutilização do número de telefone.

Isso acontece porque o chip reciclado adquirido já foi usado anteriormente no mensageiro por um dono que ativou a verificação em duas etapas. E como esse PIN de seis dígitos foi criado pelo antigo dono para reforçar a segurança, é preciso esperar pelo prazo de inatividade da conta do WhatsApp para que o PIN seja redefinido.

Por que o seu chip novo tem o WhatsApp de outra pessoa?

Um número novo já cadastrado no WhatsApp refere-se a um chip reciclado pela operadora, ou seja, que já foi usado anteriormente, desativado e repassado a um novo dono. A reciclagem de linha é comum no Brasil e acontece devido à baixa disponibilidade de combinações de números telefônicos disponíveis no mercado.

É possível evitar comprar um chip reciclado?

Não. O usuário que adquirir um novo chip de telefone receberá opções de números desocupados, que podem ou não ser de chips reciclados. E como as operadoras costumam reciclar linhas por conta da baixa disponibilidade de números telefônicos no mercado, é possível que a única opção disponível seja a de um chip reciclado.

Dá para devolver o chip que comprado com o número que foi de outra pessoa?

Não, porém o usuário que adquirir um chip reciclado pode entrar em contato com a operadora e solicitar a troca por um novo número de telefone. A operadora pode enviar algumas opções de número se acatar o pedido, mas é possível que as novas linhas fornecidas também sejam de chips reciclados.

Consigo saber se meu número novo já tem uma conta do WhatsApp?

Sim. Antes de configurar uma conta do WhatsApp com o novo número, entre no mensageiro com a conta antiga, toque no ícone de nova conversa e digite o número completo da nova linha na busca. A exibição de um usuário significa que o número já está cadastrado no WhatsApp. Caso contrário, a linha está “livre” para uso.

Conferindo se o número já está cadastrado no WhatsApp
Conferindo se o número já está cadastrado no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados