Como fazer formatação de texto no Trello

Markdown modificada; saiba como fazer formatação de texto no Trello e onde cada tipo de código funciona no aplicativo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como fazer formatação de texto no Trello (Imagem: Trello/Divulgação)
Como fazer formatação de texto no Trello (Imagem: Trello/Divulgação)

Em qualquer texto utilizamos a formatação para destacar, diferenciar ou identificar determinados trechos. Nos gerenciadores de tarefas não é impossível. Veja abaixo, como fazer formatação de texto no Trello. Faça destaques em negrito, itálico, sublinhado, separação por linhas e muito mais utilizando uma modificação da linguagem Markdown que é compreendida pelo Trello em suas funções.

Como fazer formatação de texto no Trello

O Trello usa uma versão modificada da sintaxe do Markdown. Ele permite que o usuário adicione facilmente negrito, itálico, links, listas, parágrafos, cabeçalhos, imagens e blocos de código no texto. 

Além disso, pode-se adicionar códigos de markdown nos cartões, na descrição, em checklists e em comentários, assim como no perfil do Trello. O Markdown não funciona nos títulos dos cartões e nem toda a sintaxe será exibida ao usar o aplicativo móvel Trello.

Descrições de cartão, comentários, itens de checklist e perfil

  • Negrito: escreva o texto entre dois asteriscos, **desse modo**, para colocá-lo em negrito;
  • Itálico: escreva o texto entre asteriscos simples, *desse modo*, para colocá-lo em itálico. Colocar o texto entre underlines funciona, por exemplo: _desse modo_;
  • Riscado: coloque-o entre dois tiles de cada lado, ~~desse modo~~;
  • Código embutido – Inclua o código formatado em linha entre crases simples (`) no início e no final do código;
  • Links – Crie um link colocando o texto nominal entre colchetes e o URL entre parênteses, [desse modo] ().

     

Preparando formatação (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Preparando formatação (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Apenas descrições e comentários

  • Linha horizontal: uma linha com pelo menos três hifens criará uma linha horizontal ao longo de toda a descrição ou comentário;
  • Bloco de código: inclua o código formatado entre três acentos graves ou crases (“`) no início e no final do bloco. Os acentos graves triplos devem estar em uma linha separada e também precisa ter uma linha em branco antes e depois do bloco de código. Iniciar uma linha com quatro espaços, funcionam da mesma forma;
  • Texto recuado ou citação em bloco: recue o texto incluindo um “>” na frente de cada linha do texto que gostaria de recuar ou citar;
  • Listas e listas numeradas: escreva uma série de linhas com “hífens” ou números para criar uma lista. As listas só serão formatadas se ao iniciar um novo parágrafo deixar uma linha em branco entre ele e a lista. Adicionando um espaço antes do item da lista criará marcadores aninhados. 
  • Evitar sintaxe: para escapar do Markdown, deve-se usar uma barra invertida ‘\’ antes dos símbolos, por exemplo: \**Negrito**\.

     

Resultado da formatação (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Resultado da formatação (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Seguindo os códigos da linguagem modificada de Markdown já é possível saber como fazer formatação de texto no Trello. Boa sorte.

Com informação: Trello.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Trello na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados