Microsoft muda Word para evitar que texto colado fique bagunçado

Microsoft Word vai ajustar automaticamente texto usando a formatação já existente do documento quando o conteúdo for colado

Emerson Alecrim
Por
Como agrupar no Word (Imagem: Sara Tordo/Pixabay)
Como agrupar no Word (imagem: Sara Tordo/Pixabay)

O Microsoft Word é o editor de texto profissional mais popular do mundo, por isso, toda melhoria nele é bem-vinda. A mais recente resolve um problema muito frequente e irritante: a bagunça na formatação de um texto que acabou de ser copiado e colado no documento.

Isso é ruim porque você pode perder um tempo precioso ajustando a formatação do trecho colado para deixá-lo alinhado com o restante do documento. Muitas vezes, a bagunça resultante é tão grande que vale mais a pena colar o texto sem formatação e aplicar os ajustes visuais manualmente. Só que isso também requer tempo.

Solução: a opção Mesclar Formatação

Para resolver esse problema, a Microsoft implementou a função Mesclar Formatação. Essa opção combina os aspectos visuais existentes previamente no documento com algumas características de formatação do texto colado.

Se a formatação de um texto colado tiver palavras em negrito, uma lista numerada ou um sublinhado, por exemplo, todas essas características serão mantidas. Contudo, o texto assumirá os padrões de fontes, alinhamento e cores já existentes no documento.

Opção Mesclar Formatação, mas não como padrão (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Opção Mesclar Formatação, mas não como padrão (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Mesclar Formatação como padrão

A função Mesclar Formatação existe há algum tempo, mas é necessário selecioná-la manualmente. O que a Microsoft está fazendo agora é torná-la padrão. Isso significa que, quando você colar um texto usando o botão de colar ou o atalho de teclado para Word Ctrl + V, o modo Mesclar Formatação será aplicado automaticamente.

De acordo com a Microsoft, a decisão de colocar a função Mesclar Formatação como padrão foi tomada depois que a empresa percebeu que a opção Manter Formatação Original desagrada a muitos usuários.

Não surpreende. A opção Manter Formatação Original era padrão até então. Ela preserva os efeitos visuais do conteúdo original, e é justamente isso que causa problemas de formatação após uma colagem.

Na imagem abaixo, eu mostro rapidamente a diferença entre as opções Mesclar Formatação e Manter Formatação Original:

Funções Mesclar Formatação e Manter Formatação Original no Word (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Funções Mesclar Formatação e Manter Formatação Original no Word (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para quando?

A Microsoft informa que essa mudança será aplicada a partir da versão 2405 (Build 17624.20000) do Word para Windows, não havendo previsão de mudanças para as versões web e para Mac do editor de texto.

Para saber a versão atual do seu Word, abra o software, vá em Arquivo / Conta / Sobre o Word.

Se você não quiser que a opção Mesclar Formatação seja padrão, vá em Arquivo / Opções / Avançado e escolha a função preferida na área “Recortar, copiar e colar”.

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados