Como fazer um sumário ABNT no Word ou Google Docs

Saiba como fazer um sumário ABNT no Microsoft Word ou Google Docs e descubra como alterar fonte e tamanho de uma vez

Jean Prado Amanda Machado
Por e

Para textos longos, é importante criar um sumário no Word que indique todas as seções e divisões do seu trabalho, ainda mais quando estamos falando em textos formatados nas normas ABNT, como monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Saiba como fazer um sumário ABNT no Microsoft Word, no Word Online e no Google Docs.

Microsoft Word
Como fazer um sumário ABNT no Word ou Google Docs (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como fazer um sumário no Word

O principal a se considerar ao criar um índice que seja mais fácil de atualizar, é aplicar estilos de título ao texto (Título 1, Título 2) que deseja incluir no sumário. Depois disso, o Microsoft Word vai compilá-lo automaticamente a partir desses títulos.

screenshot estilos word

Tempo necessário: 5 minutos.

Após definir os estilos de título, siga os passos abaixo para inserir um sumário automático no Word (no Mac o caminho é o mesmo):

  1. Entre em “Referências”

    Na página onde você quer que o sumário inicie, clique em “Referências” na parte superior;screenshot word

  2. Clique em “Sumário”

    No canto superior esquerdo, clique na opção “Sumário”;screenshot sumário word

  3. Escolha uma opção de “Sumário Automático”

    No menu suspenso que aparece, escolha uma das opções de “Sumário Automático”.screenshot opções sumário word

Prontinho. A opção escolhida já aparecerá na tela com os títulos definidos. Vale reforçar que existem duas opções de sumário: uma para sumário automático e outra para sumário manual. Como o nome indica, o sumário manual não será atualizado automaticamente.

Como fazer a formatação do sumário no Word

Os títulos dentro do seu documento, que vão estabelecer a introdução, referencial teórico, metodologia, justificativa, entre outros elementos, precisam ser formatados nas normas ABNT. Por padrão, eles estarão na fonte do Word.

Para fazer isso, entre na aba Página inicial e, em Estilos, siga esses passos:

  1. Clique com o botão direito em ”Título 1” e selecione ”Modificar”;
  2. Deixe as configurações segundo a imagem abaixo
    Aqui, você também pode alterar a fonte para Arial, mas é importante que as outras configurações sejam iguais a da imagem, com o texto em caixa alta. Depois, clique em “OK”.
    screenshot formatar título word

Para alterar o subtítulo o caminho é o mesmo:

  1. Clique com o botão direito em “Título 2” e selecione “Modificar”
    Se você tiver outros títulos no subtítulo, é só configurar como Título 3 e acompanhar a sequência
  2. Aplique a mesma configuração do “Título 1”
    As configurações devem ser as mesma. Lembrando que, segundo as normas ABNT, o subtítulo também deve estar em negrito, mas não mais em caixa alta (somente a primeira letra). Na sequência, clique em “OK”.
    screenshot formatar subtítulo word

Agora, volte ao sumário para atualizá-lo automaticamente conforme as mudanças que você fez nos títulos do seu documento. Clique em “Atualizar sumário” > “Atualizar o índice inteiro” > “OK”.

screenshot atualizar sumário word

No chamado texto “Normal” do seu documento, ou seja, o que não é título e se configura como parágrafo, o processo para a formatação é o mesmo.

Como fazer um sumário no Word Online

O sumário automático no Word Online segue a mesma a lógica dos estilos de títulos. Para inserir um estilo: selecione o conteúdo > vá para a aba “Início” > clique no ícone que possui a letra “A” com um pincel > clique no título que deseja (1, 2, 3 ou 4).

estilos de títulos word online

Agora, para inserir o índice, o caminho é o mesmo do Word instalado no computador. Acesse a aba “Referências” > clique em “Sumário” > depois clique em “Inserir sumário”.

como inserir sumário no word online

Como formatar um sumário no Word Online

A formatação do sumário no Word Online é bem tranquila. Primeiro, vá até o título que deve aparece no sumário e insira a formatação desejada. Depois, selecione o conteúdo e:

  1. Clique no ícone que possui a letra “A” com um pincel na aba “Início”;
  2. Clique com o botão direito do mouse no título que está alterando (Título 1, Título 2…);
  3. Toque em “Atualizar (nome do título) para corresponder à seleção”.
formatar sumário word online

Depois, para atualizar o sumário, passe com o mouse em cima dele e clique no botão “Update” que aparece na parte superior esquerda.

atualizar sumário word online

Como fazer sumário no Google Docs

No Google Docs, o processo é muito parecido. Existe uma caixa de edição que permite usar “texto normal” para parágrafos e Título 1, Título 2, etc. como maneiras simples de criar um sumário usando o editor de texto do Google Drive.

screenshot estilos google docs

Para adicionar um sumário automático ao seu trabalho, faça o seguinte:

  1. Clique em “Inserir”
    Nas opções que ficam na parte superior esquerda da tela, clique em “Inserir”;
  2. Posicione o mouse em “Sumário”
    A opção “Sumário” é a última do menu suspenso que aparece na tela; depois selecione uma das opções.

Como formatar um sumário no Google Docs

Para formatar o sumário no Google Docs de uma única vez, basta ir até o conteúdo que deve aparecer no sumário e aplicar nele a formatação desejada. Na sequência, selecione esse conteúdo e faça o seguinte:

  1. Clique em “Formatar”;
  2. Coloque o mouse em “Estilos de parágrafos”;
  3. Vá com o mouse para o estilo do título que selecionou (Título 1, Título 2…);
  4. Clique em “Usar essa formatação em (nome do título)”.

Pronto, todos os conteúdos do seu documento com aquele estilo receberá a nova formatação. Depois, para atualizar o sumário, clique nele e, na sequência, clique no ícone de atualização.

atualizar sumário google docs

O trecho do meu texto não aparece no sumário, e agora?

Quando um conteúdo não aparece no sumário, pode ser que ele não esteja configurado como título. Por isso:

  1. Escolha o texto que você quer que apareça no sumário;
  2. Em seguida, na guia Página Inicial, clique em um “Estilo” e selecione o título, como Título 1, Título 2 etc. dependendo do lugar em que ele deve aparecer;
  3. Atualize o sumário e você verá que esse trecho já aparecerá.

Faça isso para todo o texto que você deseja exibir no sumário. Se você estiver escrevendo um livro com capítulos, será possível aplicar o estilo Título 1 a cada um dos nomes de capítulo. Você pode aplicar o Título 2 a cada uma de suas seções dentro desses capítulos e acompanhar a criação do seu índice sem esforço manual.

Como deve ser o sumário nas normas ABNT

O sumário deve ser a último elemento pré-textual a ser incluído no texto. Além disso, se o seu material tiver mais de um volume, é preciso incluir o sumário de todos os volumes.

Em relação à formatação, o sumário, seguindo as normas da ABNT, deve ter fonte Times New Roman ou Arial, no tamanho 12. A palavra “SUMÁRIO” precisa estar centralizada, escrita em caixa alta e marcada em negrito.

Lembrando também que o título deve estar em negrito e caixa alta, e o subtítulo em negrito, mas apenas com a primeira letra maiúscula.

Com informações: Microsoft.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Amanda Machado

Analista de Conteúdo

Amanda Machado é jornalista formada pela Universidade Norte do Paraná. Trabalhou por três anos como produtora de conteúdo online nas áreas de marketing digital, mercado online e lojas virtuais. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia, produção de conteúdo e estratégias digitais. Entrou para o Tecnoblog em 2021, como analista de conteúdo.

Relacionados

Relacionados