Como fazer referência bibliográfica de site nas normas ABNT

Veja exemplo de como fazer referência de site ou citar homepages de internet nas referências bibliográficas dentro das normas ABNT

Jean Prado
Por
• Atualizado há 9 meses

Aprenda a fazer referência bibliográfica de site nas normas ABNT em seu trabalho acadêmico ou artigo científico com alguns exemplos práticos abaixo. Se você tem um site, seja homepage, matéria de jornal ou revista em meio eletrônico e não sabe como referenciar, não é difícil formatá-los dentro das categorias pré-estabelecidas.

Essa padronização segue a norma ABNT NBR 6023, lançada em agosto de 2002, que estabelece os elementos a serem incluídos nas referências de sites da internet.

Essa norma os separa entre artigos e/ou matérias de jornal, site ou homepage, além de listar os elementos obrigatórios e opcionais para incluir na referência.

As normas ABNT para referenciar sites da internet

Existem três diferentes formas de referenciar um site na ABNT, dependendo de como o site é feito. Veja as diferentes categorias:

  • artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico: matérias da Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, entre outros;
  • artigo e/ou matéria de site: matérias do G1, Tecnoblog e outros veículos que só existem na internet;
  • homepage: quando um site não se encaixa nas duas categorias acima. Não precisa ser necessariamente a página inicial: uma seção de sobre também entra na categoria de homepage.

As referências devem ter os elementos obrigatórios:

  • autor ou nome da organização;
  • título da página ou matéria;
  • local de publicação (se houver);
  • dia, mês e ano de publicação (se houver);
  • endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  • data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.

Qualquer data nas referências deve ser no formato dia (dois números), mês (três letras, abreviado) e ano (quatro números). Por exemplo, 15 de set. de 2018. Somente o mês de maio é escrito por extenso.

Se você não encontrar a data de publicação, pode usar o ano de copyright do site depois de um “c”. Por exemplo, c2018. Se não houver data, use [s.d.].

Como fazer referência de site na ABNT (com exemplos)

Agora que você já aprendeu o básico das informações que devem ter nas referências, veja como elas devem ser formatadas:

Referência de artigo e/ou matéria de jornal em ABNT

  • com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
  • sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo com autor:

CARAZZAI, Estelita Hass. Trump agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Exemplo sem autor:

TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT

  • com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
  • sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo com autor:

SILVA, Victor Hugo. Golpe no WhatsApp usa clonagem de celular para atingir políticos. Tecnoblog, 2018. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247801/golpe-whatsapp-clonagem-celular-politicos/>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Exemplo sem autor:

GOLPE no WhatsApp usa clonagem de celular para atingir políticos. Tecnoblog, 2018. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247801/golpe-whatsapp-clonagem-celular-politicos/>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Referência de homepage nas normas ABNT

  • modelo: AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

TECNOBLOG. Tecnoblog: tecnologia que interessa, c2018. Página inicial. Disponível em: <https://tecnoblog.net/>. Acesso em: 05 de jun. de 2021.

Com informações: Guia ABNT USC (pdf).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados