Qual a diferença entre ABNT e ABNT 2?

Uma atualização; saiba qual a diferença entre ABNT e ABNT 2 e solucionar alguns problemas de correspondência entre eles

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
O ABNT 2 é o padrão atual de teclados em português (Imagem: Christian Wiediger)
O ABNT 2 é o padrão atual de teclados em português (Imagem: Christian Wiediger)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão que traça diretrizes para padronização no Brasil — quanto maior a padronização, mais fácil a utilização. Entenda, abaixo, qual a diferença entre ABNT e ABNT 2 e como esses padrões influenciam nas experiências dos usuários de teclados de computador e os problemas de configuração.

Qual a diferença entre ABNT e ABNT 2?

O padrão de teclado ABNT 2 foi uma atualização feita pela obrigatoriedade de determinados símbolos e pontuações mais usadas no idioma Português-BR.

O padrão antigo da era o (POR ABNT), idioma português com teclado verificado pela ABNT no padrão QWERTY. A segunda versão veio para atender melhor aos brasileiros, com símbolos populares, porém com atalhos mais simples de alcançar com as mãos. 

No teclado ABNT 2, temos a tecla “Ç” e uma tecla chamada “Alt Gr” que pressionada junto com outra tecla correspondente, digita o terceiro símbolo daquela tecla.

Por exemplo:

(¹²³£¢¬/?/₢ºª§) ficam muito mais fáceis pressionando somente 2 teclas.

Por que não é tudo ABNT 2?

Simples, modelos de teclado mais antigos ainda podem vir com o padrão anterior, principalmente em notebooks com longo uso. Os novos produtos já estão vindo com o padrão ABNT 2 de fábrica, e o idioma continua sendo o (POR) Português. Caso esteja tendo dificuldades para configurar seu teclado no Windows, podemos ajudá-lo.

Problemas de configuração ABNT 2 no Windows 10

Em alguns fóruns, reparamos uma quantidade relativamente alta de pessoas com problemas na configuração de seus teclados ABNT 2 dentro do Windows 10.

É uma situação incomum que pode ter vários motivos, incluindo conflitos com a build do Windows. Existem algumas dicas para tentar solucionar o problema.

  1. Pressione as combinações de teclas Windows+R e digite OSK, clique em Ok. Com o teclado virtual, teste as teclas que não funcionam adequadamente;
  2. Desinstale o driver do teclado: clique no Menu Iniciar, digite e clique em Gerenciador de Dispositivos; vá na seta que aponta para Teclados; clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo instalado e clique em desinstalar; reinicie o sistema.
  3. Pressione a teclas Windows+Q e digite CMD; Clique com o botão direito do Mouse sobre CMD e selecione a opção Executar como Administrador; Cole os comandos abaixo e pressione Enter:

REG DELETE "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout" /V "ScanCode map" /F [Pressione Enter]

REG DELETE "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer" /v "NoWinKeys" /F [Pressione Enter]

4. Por último, reinicie o sistema.

Agora, você já sabe a diferença entre ABNT e ABNT 2.

Em caso de dificuldades, mesmo executando as dicas, busque mais informações no fórum da Microsoft.

Boa sorte!

Com informações: Microsoft

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados