WhatsApp tem novos meios de formatar textos nas conversas; saiba usar

Aplicativo de mensagens liberou quatro novas formas de formatar os textos. Recursos aumentam usabilidade do WhatsApp como meio de comunicação

Felipe Freitas
Por
WhatsApp tem quatro novas opções de formatação de texto (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp tem quatro novas opções de formatação de texto (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp liberou nessa quarta-feira (21) quatro novas formatações de textos. Agora, os usuários podem criar listas (numeradas ou não), blocos de citação e códigos — este último recurso é voltado para programadores. Com essas novidades, o aplicativo da Meta está cada vez mais interessante para o uso profissional.

Antes dessas ferramentas, o WhatsApp já contava com as formatações em negrito, itálico, tachado e monoespaçado. Esses modos de editar os textos permite que os usuários se comuniquem de forma mais eficaz, além de ajudar profissionais, especialmente lojistas, com mensagens personalizadas. As formatações destacam trechos relevantes do texto e facilitam a leitura pelo receptor da mensagem.

Como usar as novas formatações do WhatsApp

(Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Exemplo de formatação da lista do WhatsApp mostra que um título deixa a lista mais visível (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Confira abaixo as instruções para usar os novos tipos de formatação no WhatsApp.

  • Para usar a formatação de lista não-numerada, o usuário precisa digitar – seguido de um espaço. Essa opção pode ser usada para passar etapas de um processo, tarefas a cumprir ou, por exemplo, ingredientes de receita.
  • Para criar uma lista numerada, é necessário digitar o número 1 ou 2 seguido de um ponto final e um espaço. Exemplo: 1. Texto um; 2. Texto dois. Importante notar que a lista fica visível após ser enviada e se houver um título, como mostrado na imagem abaixo.
  • Já para usar a formatação de bloco de citação, o usuário precisa abrir um novo parágrafo e digitar o símbolo > seguido de um espaço. Para fechar o bloco de citação, é necessário dar um ponto final no texto. Caso o usuário deseje escrever mais, é preciso abrir um novo parágrafo.
  • Para os códigos embutidos, o usuário precisa digitar o acento grave (popular chamado de “acento da crase”) antes e depois do conteúdo que será enviado — parecido com o funcionamento das formatações de negrito, itálico e tachado.

Esses recursos já estavam liberados para algumas contas. Agora, o que o WhatsApp fez foi liberar a atualização para toda a base de usuários e versões do aplicativo — Android, iPhone/iOS, Windows e Mac.

(Imagem: Divulgação/WhatsApp
Atalhos para usar novas formatações no WhatsApp são fáceis de usar, mas bloco de citação é um pouco confuso (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp quer tomar o espaço do Slack e Discord

Esses novos recursos do WhatsApp mostram o objetivo da Meta de ampliar a atuação do app. Fazendo um A+B das atualizações do aplicativo, fica claro que Mark Zuckerberg quer que o WhatsApp concorra com o Slack e Discord no campo de ferramentas de comunicação profissional.

Algumas novidades que reforçam essa ideia são o agendamento de chamadas em grupos, canal de conversa em voz igual ao Discord, fixar mensagens por até 30 dias (é útil para recados gerais em empresas) e compartilhar arquivos com quem está próximo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados