Auracast chegará a celulares Samsung mais antigos; veja lista

One UI 6.1 vai habilitar Auracast em aparelhos de topo de linha da Samsung. Tecnologia permite transmissões de áudio para vários dispositivos simultaneamente.

Giovanni Santa Rosa
Por
Galaxy S23 e Galaxy S23 Plus (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S23 terá Auracast com a One UI 6.1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung anunciou que alguns de seus aparelhos lançados em 2023 poderão transmitir áudio via Auracast. Isso será possível quando eles receberem a One UI 6.1, atualização baseada no Android 14. O recurso usa Bluetooth para criar uma espécie de “estação de rádio”, permitindo a reprodução em múltiplos dispositivos.

O Auracast fez sua estreia nos smartphones da Samsung com o Galaxy S24. Antes dele, as TVs Neo QLED 8K e Micro LED de 2023 vieram com este recurso, e os fones Galaxy Buds 2 Pro também ganharam suporte, graças a uma atualização de software.

Smartphone Samsung Galaxy Z Flip 5 sobre apoio de madeira
Galaxy Z Flip 5 também poderá fazer transmissões usando Bluetooth LE Audio (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Samsung vai colocar Auracast em modelos de topo de linha

Segundo a Samsung, estes aparelhos estarão habilitados para transmissão via Auracast, quando receberem a One UI 6.1:

  • Galaxy S23
  • Galaxy Z Fold 5
  • Galaxy Z Flip 5
  • Galaxy Tab S9

A reprodução Auracast já está disponível para os seguintes aparelhos, desde que eles estejam com a One UI 5.1.1 ou superior. Isso significa que eles podem atuar como intermediários, fazendo o “meio de campo” entre o transmissor e dispositivos sem compatibilidade, como caixas e fones mais antigos.

  • Galaxy S24/S23
  • Galaxy Z Fold 5/4
  • Galaxy Z Flip 5/4
  • Galaxy A54 5G
  • Galaxy M54 5G
  • Galaxy Tab 9 (incluindo modelos FE)
  • Galaxy Tab Active 5 5G

O que é Auracast?

O Auracast é uma tecnologia para compartilhar áudio com múltiplos dispositivos via Bluetooth — mais especificamente, o Bluetooth LE Audio. Assim, um smartphone, por exemplo, pode tocar uma música para vários fones de ouvido e alto-falantes simultaneamente.

Este padrão tem capacidade para transmitir áudio em até 2.800 metros quadrados, dependendo da potência do aparelho. Ele pode ser útil para tradução em tempo real e acessibilidade, por exemplo. Por outro lado, como é um padrão relativamente novo, lançado em 2022, nem todos os aparelhos são capazes de receber as transmissões.

Com informações: Samsung, Android Authority

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados