Samsung lança linha de TVs para 2023 com nova QLED 8K e estreia de OLED
Portfólio da para mercado brasileiro também tem Neo QLED 8K de 85 polegadas por R$ 85 mil e TV gamer com 144 Hz de taxa de atualização
Portfólio da para mercado brasileiro também tem Neo QLED 8K de 85 polegadas por R$ 85 mil e TV gamer com 144 Hz de taxa de atualização
A Samsung apresentou nesta terça-feira (6) sua linha de TVs para 2023 no Brasil. O grande destaque fica por conta do modelo S90C, o primeiro com painel OLED da marca no país. Além disso, há novidades nas já tradicionais famílias Neo QLED 8K, Neo QLED, QLED e Crystal.
Em linhas gerais, os modelos de 2023 são identificados pela letra C, que entra no lugar do B dos modelos 2022.
No segmento premium, a Samsung oferece as linhas Neo QLED 8K, Neo QLED e OLED, uma novidade no portfólio da marca no Brasil.
E também há as TVs para todos, como a Samsung chama, com as linhas QLED 4K e Crystal UHD 4K — que, mesmo sendo básicas, oferecem diferenciais, como o Gaming Hub.
Vamos começar pelo que há de novo no portfólio da Samsung: a S90C tem painel 4K, com 8 milhões de pixels OLED e uma camada dos chamados pontos quânticos.
Para quem não conhece a fundo a tecnologia, os pontos OLED acendem e apagam de maneira independente. Assim, a cor preta é, na verdade, exibida por pontos desligados, muito escuros, garantindo um nível mais elevado de contraste.
Além da resolução 4K, a S90C traz taxa de atualização de 144 Hz e AMD FreeSync Premium Pro, recursos que a tornam uma boa opção para jogos.
Em processamento, o Neural Quantum 4K usa 20 redes neurais para garantir upscaling de imagem, expandindo a resolução de conteúdos mais antigos. Além disso, o chip recorre a uma inteligência artificial para escanear imagens e potencializar brilho.
A S90C chega ao Brasil em dois tamanhos: 55 e 65 polegadas.
Enquanto a S90C OLED é uma novidade, as TVs Neo QLED 8K da Samsung já estão no Brasil há algum tempo, como as mais avançadas da linha premium da marca.
Para 2023, o modelo QN900C, de 85 polegadas, traz a tecnologia de mini LEDs. Ela tem design ultrafino, com menos de 1,5 cm de espessura.
Ele tem o processador Neural Quantum 8K, que usa 64 redes neurais para fazer o upscaling — até porque há poucos conteúdos com essa resolução atualmente. Por falar nisso, uma parceria com o YouTube traz um app exclusivo para a TV, que mostra sugestões de vídeos 8K.
A QN900C também apresenta como novidade a conversão de conteúdo SDR para HDR, usando deep learning.
Além deste modelo, a Samsung também trouxe a QN800C nas versões de 65, 75 e 85 polegadas. A QN700B de 55 polegadas, de 2022, continua no portfólio.
Na linha Neo QLED com resolução 4K, o principal destaque é a TV gamer QN90C, com painel de mini LEDs e 144 Hz de taxa de atualização de tela nas versões de 43 e 50 polegadas.
Ela tem recursos exclusivos, como mira virtual e possibilidade de deslocar mapas de jogos para outro espaço da tela, ou até mesmo para outro dispositivo.
Ela oferece ainda suporte a FreeSync Premium Pro e quatro portas HDMI 2.1.
Já a QN85C é voltada para quem quer uma tela grande, com opções em 55, 65, 75 e 85 polegadas. Ela tem um gabinete de 2,5 cm e áudio Dolby Atmos.
A linha Smart TV QLED 4K marca o início do que a Samsung chama de “telas para todos”. Ela equilibra preço mais acessível e recursos avançados.
O destaque é a Q80C de 55 polegadas. Ela oferece Dolby Atmos, Som em Movimento, tela com taxa de atualização de 120 Hz e Motion Xcelerator Turbo.
O modelo ainda conta com certificação Pantone para 1 bilhão de tons e tecnologia Direct Full Array, que ajusta o brilho a cada cena.
Completam a família os modelos Q70C (com taxa de atualização de 120 Hz), Q65 e Q60C.
Completando o portfólio, a Samsung traz a família Crystal UHD 4K, com preço mais baixo. Apesar disso, a empresa destaca alguns recursos.
Um deles é o Gaming Hub, que traz streaming de games diretamente para a tela. Assim, dá para jogar títulos do Xbox sem ter o console, por exemplo.
O modelo CU8000 tem tamanhos entre 43 e 85 polegadas. Já a CU7700 vai de 43 a 75 polegadas.
Com informações: Samsung
Leia | LED, OLED, LCD, QLED e mais: veja as diferenças entre as tecnologias de tela