Samsung lança TVs Neo QLED com pretos mais profundos por até R$ 90.999
TVs Neo QLED da Samsung têm nova iluminação em Mini LED; modelos QLED tradicionais ainda serão vendidos
TVs Neo QLED da Samsung têm nova iluminação em Mini LED; modelos QLED tradicionais ainda serão vendidos
A Samsung lançou nesta quinta-feira (6) sua nova linha de TVs premium com tecnologia QLED. O destaque está no Neo QLED, que combina o painel de pontos quânticos da empresa com um backlight mais preciso em Mini LED, que tende a oferecer contraste maior e pretos mais profundos que a geração anterior. As QLED comuns também receberam atualizações e virão com um novo controle remoto solar.
As TVs Neo QLED são a principal novidade da Samsung em 2021. São quatro modelos, sendo dois 8K (QN900A e QN800A) e dois quatro 4K (QN90A e QN85A). O painel continua sendo o tradicional LCD com um filtro de pontos quânticos para melhorar a precisão das cores, mas o backlight é totalmente novo: trata-se do Mini LED, que utiliza milhares (em vez de centenas) de LEDs para controlar o brilho e o contraste da imagem.
Como já explicamos, os pixels de uma tela LCD não emitem luz própria; eles precisam de uma fonte de iluminação traseira para reproduzir imagens coloridas. Até então, as TVs LCD mais caras, como as QLEDs, dividiam a iluminação em centenas de zonas: isso permitia exibir pontos brilhantes e escuros em diferentes regiões da imagem, melhorando o contraste. O Mini LED, por utilizar LEDs bem menores, aumenta em 40 vezes a precisão desse recurso de escurecimento local.
A tendência é que as imagens das TVs Neo QLED tenham um preto mais parecido com o das TVs OLED, que são a aposta da concorrente LG. O evento de lançamento da Samsung, inclusive, foi recheado de indiretas envolvendo o burn-in, problema de retenção de imagem permanente que pode afetar telas OLED e é praticamente impossível de acontecer no LCD.
A Neo QLED mais cara, a QN900A com resolução 8K, traz um recurso chamado Som em Movimento Pro: ela possui alto-falantes de 6.2.2 canais espalhados pela tela que acompanham o movimento da imagem para aumentar a imersão sonora. Você também pode conectar uma soundbar compatível da Samsung e utilizá-la em conjunto com o som integrado, para manter a imersão e sentir os graves.
A 8K imediatamente abaixo, a QN800A, continua com recursos como HDR10+ adaptativo (e nada de Dolby Vision ainda), taxa de atualização de 120 Hz e o One Connect, que centraliza as conexões em uma caixa externa e elimina a bagunça de cabos atrás da TV. As diferenças ficam por conta do número de zonas de iluminação e do design, que ainda tem moldura bem fina, mas não “tela infinita” como na QN900A.
Já as TVs Neo QLED 4K, QN90A e QN85A, trazem o backlight em Mini LED para uma resolução menor e um tamanho mais compacto, começando em 55 polegadas. Não há One Connect (poxa!), mas todas têm o novo controle remoto SolarCell, que substitui as velhas pilhas AAA por uma bateria recarregável por energia solar ou cabo USB-C.
E, como você poderia esperar, as primeiras TVs da Samsung com tecnologia Mini LED serão vendidas por preços bem altos:
Apesar de ter lançado as Neo QLED, a Samsung também atualizou suas TVs QLED sem backlight em Mini LED. São três modelos (Q60A, Q70A e Q80A), que prometem brilho, contraste e volume de cores superiores aos da Crystal UHD AU8000 e AU7700, reveladas no Brasil nesta quinta-feira (6). Especialmente na Q70A e Q80A, que têm taxa de atualização de 120 Hz, a Samsung foca no público gamer (e manda outra indireta para o OLED ao oferecer 10 anos de garantia contra burn-in).
A Q80A tem full-array local dimming (FALD) para controlar a iluminação com mais precisão e melhorar o contraste e a precisão do preto. Os alto-falantes integrados têm 2.2.2 canais e suportam o Som em Movimento, além de trabalharem em conjunto com uma soundbar compatível com o Sincronia Sonora. Ela será vendida em versões de 55 e 65 polegadas no Brasil.
Já a Q70A estará disponível em uma variedade maior de tamanhos, de 55 a 85 polegadas. A principal baixa aqui é a falta do full-array local dimming, repetindo a limitação da antecessora Q70T. Mas ela ainda traz o Motion Xcelerator Turbo+, nome bonito que a Samsung deu para o suporte a 4K em 120 Hz na porta HDMI 2.1, que pode ser interessante para gamers que querem aproveitar o potencial do PlayStation 5, Xbox Series X ou um PC potente.
Por fim, a Q60A é a QLED mais básica. Espere algo mais próximo das TVs de entrada da Samsung, com tela de 60 Hz, alto-falantes básicos (2.0 canais e 20 watts) e HDR10+ básico, mas com adicionais como controle remoto solar, SmartThings para gerenciar os dispositivos inteligentes da casa e volume de cores maior graças aos pontos quânticos.
As novas TVs QLED da Samsung estão disponíveis a partir desta quinta-feira (6) com os seguintes preços: