Samsung aumenta linha de TVs OLED e traz novos recursos de software

Um ano após estreia, linha de TVs OLED da Samsung terá três opções de tamanho em 2023; linha Neo QLED ganha chat e videochamadas

Giovanni Santa Rosa
Por
TV Samsung (Imagem: Divulgação / Samsung)
TV Samsung (Imagem: Divulgação / Samsung)

Direto de Las Vegas — A Samsung apresentou nesta terça-feira (4) sua nova linha de TVs e equipamentos de vídeo. Entre os televisores, o destaque fica para os novos modelos OLED, agora em três diferentes tamanhos. Nos demais produtos, recursos de imagem e software são as principais novidades, e a segunda geração do projetor The Freestyle agora pode ser usada em “dupla”, formando uma imagem mais larga ou mais alta.

TVs com tela OLED ainda são uma novidade no portfólio da Samsung. A empresa coreana lançou seu primeiro modelo com a tecnologia QD-OLED em 2022, após meses de rumores. Para 2023, serão três versões: 55, 65 e 77 polegadas.

Até então, a marca trabalhava com o padrão QLED e seu sucessor Neo QLED, sucessores das telas LED tradicionais.

Segundo Guilherme Campos, gerente de produto de TVs da Samsung Brasil, a ideia é que a empresa esteja posicionada em diversos segmentos de produtos — a Neo QLED tende a agradar mais quem procura brilho, enquanto a OLED tem um contraste maior.

O executivo diz que, nas pesquisas da companhia, o brilho fica acima do contraste na lista do que o consumidor entende como uma boa imagem. Por isso, a Neo QLED já atendia bem o mercado.

Outro público-alvo da linha OLED são os gamers. A empresa destaca que os três modelos têm taxa de atualização de 144 Hz, certificação FreeSync Premium Pro da AMD e o Gaming Hub, que dá acesso a serviços de streaming de jogos como o Xbox Cloud Gaming e o Nvidia Geforce Now.

Samsung aposta em novidades de software

Nas linhas Neo QLED e Micro LED, poucas novidades. As Neo QLED continuam chegando a 98 polegadas de diagonal, mas ganharam a capacidade de transformar conteúdos SDR em HDR via software, o que promete aumentar a qualidade de imagem. Ainda não há suporte a Dolby Vision, por outro lado.

Já a linha Micro LED continua com opções até 140 polegadas, sem bordas, com possibilidade de uso modular. Uma novidade á a Micro LED CX, de 76 polegadas, que não exige instalação profissional.

TV Neo QLED 2023 de 98 polegadas
TV Neo QLED 2023 de 98 polegadas (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

Por outro lado, no software, há muitas novidades. As TVs da Samsung virão com um recurso de chat embutido, para que você possa conversar com outras pessoas (amigos ou desconhecidos) sobre o que vocês estão vendo. É bem parecido com o recurso de chat da Twitch ou das lives do YouTube, mas em uma plataforma exclusiva das TVs da marca.

Os televisores também serão compatíveis com webcams e farão videochamadas. Na demonstração feita no evento, as ligações eram feitas por comando de voz, e dava até mesmo interromper a chamada na TV e continuar em um smartphone. Novamente, é um serviço proprietário da Samsung, então não espere sair ligando para qualquer um.

The Freestyle funciona em dupla

A linha de vídeo da Samsung vai além das TVs: a marca tem projetores compactos, que prometem boa qualidade de imagem e pouca dificuldade na hora de configurar.

A segunda geração do projetor The Freestyle vai dar uma possibilidade extra de uso: colocar dois aparelhos lado a lado para formar uma imagem mais larga ou mais alta. Segundo a empresa, o alinhamento será automático, sem precisar de ajustes ou configurações manuais.

No primeiro caso, isso é interessante para filmes que usam o formato 21:9, mais alongado que os 16:9 da maioria das TVs e monitores. Assim, o projetor fica com mais cara de cinema mesmo.

Giovanni Santa Rosa viajou para Las Vegas a convite da Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados