Philips revela novas TVs miniLED, OLED e OLED+ com brilho de até 2.100 nits
Novas TVs Philips têm resolução 4K, chip P5 de sétima geração e Google TV; modelo OLED+ 908 é destaque com tecnologia de microlentes
Novas TVs Philips têm resolução 4K, chip P5 de sétima geração e Google TV; modelo OLED+ 908 é destaque com tecnologia de microlentes
Esta terça-feira (7) é um dia de anúncios da Philips. Há novas TVs Ambilight com tecnologias OLED, OLED+, miniLED e LCD chegando. Todas são 4K e trazem processador de vídeo P5 de sétima geração, que promete mais desempenho com inteligência ambiental. O destaque vai para a TV OLED+ 908, cujo brilho alcança 2.100 nits.
Comecemos, então, pela Philips OLED+ 908. O modelo tem três opções de tamanho: 55, 65 e 77 polegadas. O principal atrativo dela é o painel OLED Meta. De acordo com a TPV, empresa que fabrica as TVs Philips no Brasil, o componente conta com uma camada de Micro Lens Array (MLA) que contribui para o brilho intenso.
As MLAs consistem em lentes no tamanho dos micrômetros. Um único pixel pode abrigar milhares delas. Elas trabalham em conjunto com um software que as orientam de modo a direcionar a luz que é refletida dentro do painel para fora.
O efeito disso é uma tela com muito mais brilho, sem haver aumento expressivo do consumo de energia. É por isso que eficiência enérgica e ângulo de visão mais amplo também são características que a Philips destaca para a OLED+ 908.
Não foi um erro de digitação. O tal chip P5 de sétima geração promete uma experiência melhor com inteligência ambiental (e não artificial). A ideia é permitir ajuste automático de parâmetros como brilho e gama de cores de acordo com as condições atuais do ambiente.
Para tanto, a tecnologia conta com um sensor de luminosidade que, agora, pode medir a temperatura da cor da luz. Isso serve “para que o ponto branco da imagem do display corresponda exatamente à tonalidade em tempo real da iluminação ambiente”, explica a TPV.
O novo chip P5 também permite que a TV trabalhe com Dolby Vision em 4K e 120 Hz. O chip antecessor suporta 4K e até 60 Hz.
Assim como a série OLED+ 908, as TVs Philips OLED 808 trazem tecnologia Ambilight, que oferecerem uma iluminação LED atrás da TV cujas cores condizem com o que é mostrado na tela.
Com painel OLED, como o nome deixa claro, a nova série traz ainda cinco opções de tamanho: 42, 48, 55, 65 e 77 polegadas. O primeiro tamanho é uma novidade entre os modelos Ambilight OLED.
Aqui, o brilho pode chegar a 1.000 nits (modelos de 55 polegadas ou mais). Suporte a padrões como Dolby Vision e VRR (para 4K de 40 a 120 Hz) também faz parte do pacote.
A TPV destaca também o áudio. As TVs OLED 808 são equipadas com um sistema de som integrado de 70 W 2.1, com exceção para o modelo de 42 polegadas, que é de 50 W.
A nova série Philips The Xtra é representada pelo modelo 9308 MiniLED TV nos tamanhos de 55 e 65 polegadas. A TPV explica que essa linha é posicionada abaixo dos modelos Ambilight OLED. Apesar disso, a promessa é de boa qualidade de imagem aqui.
A fabricante fala em brilho de 1.000 nits, taxa de 120 Hz e 98% de cores do padrão DCI-P3 WCG.
Além da série 9308, a Philips promete lançar as TVs Xtra MiniLED 9008, com tamanhos de 55, 65 e 75 polegadas. Todas as opções trarão o chip P5 de sétima geração.
Os anúncios da Philips também incluem modelos com LCD. Todos fazem parte da família The One. A renovação dela traz as séries 8808 e 8508 nos seguintes tamanhos:
As TVs da série 8808 trabalham com 120 Hz, enquanto os modelos 8508 contam com 60 Hz.
É preciso ter um pouco de paciência. As TVs OLED+ 908 e OLED 808 são esperadas para o segundo semestre de 2023. A série The Xtra está prevista para o terceiro trimestre do ano; a nova linha The One, para o segundo trimestre.
Note, porém, que essas previsões dizem respeito aos lançamentos globais. Ainda não há informação sobre datas exatas para o Brasil, tampouco sobre quais modelos serão, de fato, trazidos para cá.
Vale destacar que, além de contarem com o chip P5 de sétima geração, todas as TVs são baseadas no sistema Google TV.