WhatsApp prepara ferramenta para compartilhar arquivos com quem está perto

Para enviar ou receber arquivos, não é necessário dar seu número de telefone. Recurso ainda está em desenvolvimento e não pode ser testado.

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
WhatsApp está ficando mais versátil (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um recurso para enviar arquivos a pessoas próximas está presente na versão beta do WhatsApp para Android. Por enquanto, a ferramenta está em desenvolvimento e não aparece para os participantes do programa de testes. Ainda não foi possível ver o compartilhamento funcionando, mas as telas encontradas dão uma ideia de como ele deve funcionar.

A novidade foi encontrada pelo pessoal do WABetaInfo, site especializado no mensageiro. A seção do app se chama “People nearby” (“Pessoas próximas”, em tradução livre). Tanto a pessoa que quer enviar o arquivo quanto a que vai receber precisam acessar essa página. É uma forma de evitar que você receba itens indesejados, como pode acontecer com outros padrões.

Telas do recurso Pessoas Próximas, do WhatsApp
Telas mostram que usuários precisão sacudir aparelho para transferir arquivos (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Uma parte curiosa é que, segundo a página encontrada, é preciso chacoalhar o celular para criar ou visualizar um pedido de compartilhamento. A intenção pode ser evitar que pedidos sejam aceitos acidentalmente, tocando sem querer no botão, ou que pessoas enviem arquivos de modo “discreto”, sem que ninguém saiba que elas estão enviando.

O compartilhamento de arquivos conta com criptografia de ponta a ponta, assim como as mensagens do WhatsApp. A página também traz a informação de que o número dos usuários fica oculto durante a troca. Portanto, é possível enviar ou receber um arquivo sem se preocupar com contatos indesejados depois.

WhatsApp tenta agregar recursos e privacidade

Essa nova forma de compartilhar arquivos reúne duas tendências recentes do WhatsApp, presentes em várias ferramentas lançadas ou em desenvolvimento.

A primeira é agregar ferramentas dos mais diversos tipos, que antes estavam disponíveis apenas em concorrentes. Alguns exemplos são os Canais, que já existiam no Telegram; as Conversas por Voz, que lembram muito os canais de voz do Discord; e o compartilhamento de tela, que já existia em soluções profissionais de videochamadas, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom.

A segunda é esconder o número de telefone em algumas situações. O maior exemplo disso, ainda não lançado, é o suporte a nomes de usuário. Com eles, será possível conversar sem dar o número de telefone. Isso pode evitar contatos indesejados por outros meios, como ligações e SMS, por exemplo.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados