WhatsApp dá mais um passo para lançar nomes de usuário

WhatsApp já trabalha em campo para cadastrar ou editar nomes de usuário nas versões web e Android. Recurso promete mais privacidade.

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está trabalhando em uma opção para criar e editar nomes de usuário pelo web app. O recurso ainda está em desenvolvimento e não foi liberado para testes, mas marca um avanço importante para tornar o mensageiro menos dependente dos números de telefone.

A ferramenta foi encontrada pelo site especializado WABetaInfo no código do aplicativo. Segundo o site, o novo campo permite criar um nome de usuário ou editar um, caso ele já tenha sido criado. O texto que acompanha a área do username diz que as “pessoas poderão encontrar você e entrar em contato sem precisar de seu número de telefone”.

Tela das configurações do WhatsApp Web com campo para nome de usuário
Campo para nome de usuário não foi liberado, mas já está no código do WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Além disso, como observa a publicação, ao passar seu nome de usuário para alguém, essa pessoa não tem acesso ao seu número de telefone pelo app, mesmo após trocar mensagens. Isso é um avanço importante em termos de privacidade: sem seu número, fica mais difícil entrar por outros meios de contato fora do WhatsApp, como SMS e ligações.

WhatsApp está correndo atrás de concorrentes

Os nomes de usuário para WhatsApp apareceram pela primeira vez em maio de 2023. Eles estão na versão beta do app para Android, mas ainda em fase de desenvolvimento, sem estarem liberados para testes. Agora, já são duas plataformas diferentes sendo preparadas para receber a novidade.

A função não é inédita entre mensageiros. O Telegram, um dos principais concorrentes do WhatsApp, oferece nomes de usuário há anos. Por lá, o usuário pode escolher entre mostrar o número de telefone para todo mundo, só para contatos salvos ou ninguém.

Em 2023, o WhatsApp agregou ao seu app recursos dos mais variados rivais. Ele agora conta com conversas por voz, que funcionam de modo parecido com as salas do Discord. Para quem tem demandas mais profissionais, a plataforma oferece chamadas de vídeo com compartilhamento de tela, como Google Meet e Zoom já faziam.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados