Como fazer reels com tela verde no Instagram para usar uma foto ou vídeo de fundo

Tutorial ensina a usar o filtro de tela verde (ou green screen) do Instagram para gravar Reels com um plano de fundo diferente

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 3 meses
Uma mão em celular que exibe o ícone do Instagram Reels em um fundo verde
Veja o passo a passo para fazer vídeos de Reels com tela verde (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A tela verde do Reels é um filtro do Instagram que simula a técnica usada em produções audiovisuais para remover facilmente o fundo da captura. Também conhecido como green screen, o efeito disponível na rede social permite usar outras imagens ou vídeos como plano de fundo em um Reels.

Para usar a tela verde no Reels é preciso fazer a gravação pelo próprio Instagram, aplicando o filtro e escolhendo o background antes de começar a gravar. 

A seguir, veja o tutorial completo de como fazer um Reels com o filtro de tela verde.

1. Abra o Instagram e toque em Reels

Abra o app do Instagram no celular e toque no ícone do Reels, no canto inferior direito da tela (ao lado da sua foto de perfil).

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a área de Reels usando uma seta vermelha

2. Toque no ícone de câmera

Toque no ícone de câmera no canto superior direito da tela do Instagram.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como iniciar a criação de um Reels usando uma seta vermelha

3. Selecione a opção “Tela Verde

Toque na opção “Tela Verde” do Reels do Instagram, na barra lateral, para adicionar o efeito que recorta o cenário em volta da pessoa.

Use o movimento de pinça com os dedos na tela do telefone para ajustar o posicionamento da sua própria imagem durante a gravação.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como aplicar o filtro Tela Verde em um Reels usando uma seta vermelha

4. Altere o plano de fundo do seu reel

Toque em “Alterar plano de fundo”, na parte inferior da tela, para escolher uma foto ou vídeo de fundo. Você pode escolher um dos cenários sugeridos pelo Instagram ou usar imagens da sua própria galeria.

Alterne entre as imagens para visualizar o efeito. Ao escolher o fundo, basta tocar sobre a prévia, na parte superior da tela.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como alterar a imagem de fundo do filtro Tela Verde em um Reels

5. Grave o reel com tela verde

Toque no botão no centro da parte inferior do app do Instagram para gravar o reel com o fundo escolhido. Depois, pressione novamente o botão para encerrar a gravação.

O Instagram permite gravar diferentes sequências alterando os cenários usando o filtro de tela verde.

Após concluir o vídeo – ou a sequência de vídeos –, toque no botão branco “Avançar”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como gravar um Reels com o filtro Tela Verde

6. Use as ferramentas de edição do Reels

Clique no botão “Editar vídeo”, no canto inferior esquerdo da tela, para editar o reel.

O app do Instagram permite recortar o clipe, adicionar áudio, inserir GIFs/Figurinhas e alterar diversos outros detalhes. Toque no botão azul “Avançar” após concluir a edição.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como editar um Reels com o filtro Tela Verde
(Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

7. Compartilhe o reel no Instagram

Com o vídeo pronto, você pode escolher uma capa, adicionar uma legenda, marcar pessoas, selecionar o público, inserir hashtags e adicionar outros detalhes sobre o conteúdo.

Clique no botão azul “Compartilhar” para concluir.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como compartilhar um Reels com o filtro Tela Verde
(Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Posso usar mais de um fundo com a tela verde do Reels?

É possível utilizar mais de um fundo em um mesmo reel por meio do efeito de tela verde. Basta gravar o vídeo em partes separadas, trocando o background a cada nova seção da gravação.

Posso usar um vídeo pronto para fazer o Reels com tela verde?

Você pode usar vídeos prontos como background ao criar um Reels no Instagram com o filtro de tela verde. Muitos criadores utilizam a green screen para comentar um assunto, exibindo vários vídeos prontos como referência.

No entanto, é preciso criar o vídeo final com a ferramenta nativa do Reels. O Instagram não remove o fundo de vídeos prontos para que você possa escolher uma nova imagem de background.

Posso usar outros filtros de tela verde no Instagram?

Sim. Além do filtro nativo de tela verde do Instagram, é possível explorar a galeria de efeitos criados por usuários da rede social e escolher diferentes filtros green screen para alterar o fundo da gravação.

Qual a duração máxima de um vídeo de Reels com tela verde?

Um reel com efeito de tela verde pode ter duração de até 90 segundos, já segue as mesmas configurações de qualquer vídeo criado com a ferramenta nativa do Instagram Reels. Você pode definir o tempo máximo do reel ao clicar na opção “Duração” (Ícone com o número 15, 30, 60 ou 90) antes de iniciar a gravação do material.

Posso gravar com o filtro de tela verde no Story do Instagram?

Sim. O Instagram também possui um filtro com fundo verde para stories. Igualmente ao Reels, você pode criar um story no Instagram, adicionar o efeito green screen e usar imagens da sua galeria como cenário para vídeos ou fotos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados