Como baixar reels do Instagram pelo próprio app da rede social
Instagram permite fazer o download de conteúdos do Reels diretamente do aplicativo para Android e iPhone; vídeo precisa ser postado por conta pública
Instagram permite fazer o download de conteúdos do Reels diretamente do aplicativo para Android e iPhone; vídeo precisa ser postado por conta pública
A opção de baixar Reels no Instagram permite fazer o download do vídeo da rede social para a galeria do celular sem recorrer a serviços de terceiros, a partir do menu de compartilhamento do app.
Apesar da praticidade, esse processo adiciona uma marca d’água com o nome do perfil do qual o vídeo foi baixado, para dar os créditos ao autor do reel.
Além disso, alguns vídeos do Reels podem estar indisponíveis para download. É o caso de um reel publicado por conta privada, por exemplo.
A seguir, o Tecnoblog explica como baixar um reel pelo app do Instagram e traz mais detalhes sobre as restrições do download nativo de vídeos na plataforma.
Abra o app do Instagram e encontre o reel que deseja baixar. Você pode escolher um reel no Feed, na aba Reels ou ir direto ao perfil que publicou o vídeo, como mostra a imagem abaixo.
Com o reel aberto no celular, toque no botão de compartilhamento do Instagram (ícone de avião de papel), no canto direito da tela. Espere abrir o menu de compartilhamento do aplicativo.
Toque na opção “Baixar” (ícone com uma seta para baixo e um risco na horizontal), na parte inferior da tela, para baixar vídeo do Reels. A mensagem “Baixando” será exibida na parte inferior da tela confirmando o download do conteúdo.
Após o download, o reel ficará salvo na galeria do seu smartphone.
Para baixar um reel do Instagram na galeria do celular basta abrir o vídeo, clicar no botão de compartilhamento e “Baixar”. Caso algum vídeo não tenha a opção, é possível salvar o conteúdo na pasta Salvos dentro do aplicativo.
Você não pode baixar qualquer vídeo do Reels pelo app do Instagram. Isso depende das configurações de privacidade de cada perfil:
Importante: contas públicas de pessoas com menos de 18 anos terão a configuração para download de conteúdos do Reels desativada por padrão. Entretanto, o usuário pode alterar essa configuração a qualquer momento.
O Instagram explicou ao Tecnoblog que nem todos os reels vão estar disponíveis para baixar. A princípio, o reel deve ser postado por uma conta pública e estar autorizado pelo criador para ter a opção “Baixar”. O recurso de download não estará disponível para publicações feitas por contas privadas no Instagram.
Caso um reel não estiver disponível para baixar, a sugestão do Instagram é tocar nos três pontos, na parte inferior direita da tela, e salvar o conteúdo para assistir em outro momento. Você pode rever o vídeo ao acessar a opção “Salvos” nas configurações do aplicativo.
O download de um reel virá sem som se ele usar um áudio licenciado, como músicas. Materiais protegidos por direitos autorais são licenciados para o uso apenas na rede social. Por isso, o vídeo do Reels será baixado sem som.
Isso não ocorre quando um reel usa áudio original. Ou seja, um áudio criado por uma pessoa ou o som captado durante a gravação de um vídeo original. Lembrando que os áudios originais poderão ser usados por outros usuários após a publicação.
A marca d’água no reel é um meio de atribuir crédito ao criador do vídeo. Ela ajuda a identificar o autor e a plataforma de origem mesmo que o conteúdo seja postado por outras pessoas e/ou em outras redes sociais.
O TikTok e o YouTube Shorts também aplicam uma marca d’água com o arroba do criador em vídeos baixados pelos apps das redes sociais.
É possível baixar vídeos do Instagram sem a marca d’água usando serviços e aplicativos de terceiros.
Sim. Para evitar que outras pessoas façam o download de reels publicados por você, abra seu perfil do Instagram, toque no menu principal (ícone com três riscos na horizontal) e vá em “Configurações e privacidade”. Por fim, entre em “Compartilhamento e remixes” e desative a opção “Permitir que baixem seus reels”.
Você também pode desabilitar o botão “Baixar” para posts individuais, ao criar um novo reel no Instagram.