Como baixar reels do Instagram pelo próprio app da rede social

Instagram permite fazer o download de conteúdos do Reels diretamente do aplicativo para Android e iPhone; vídeo precisa ser postado por conta pública

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Reels do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Reels do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A opção de baixar Reels no Instagram permite fazer o download do vídeo da rede social para a galeria do celular sem recorrer a serviços de terceiros, a partir do menu de compartilhamento do app.

Apesar da praticidade, esse processo adiciona uma marca d’água com o nome do perfil do qual o vídeo foi baixado, para dar os créditos ao autor do reel.

Além disso, alguns vídeos do Reels podem estar indisponíveis para download. É o caso de um reel publicado por conta privada, por exemplo.

A seguir, o Tecnoblog explica como baixar um reel pelo app do Instagram e traz mais detalhes sobre as restrições do download nativo de vídeos na plataforma.

1. Acesse o Reels que deseja baixar pelo Instagram

Abra o app do Instagram e encontre o reel que deseja baixar. Você pode escolher um reel no Feed, na aba Reels ou ir direto ao perfil que publicou o vídeo, como mostra a imagem abaixo.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar a área de Reels em um perfil

2. Toque no botão de compartilhamento no app do Instagram

Com o reel aberto no celular, toque no botão de compartilhamento do Instagram (ícone de avião de papel), no canto direito da tela. Espere abrir o menu de compartilhamento do aplicativo.

Print do aplicativo Instagram explicando como usar o menu de compartilhamento do Reels

3. Selecione “Baixar” para fazer o download do Reels

Toque na opção “Baixar” (ícone com uma seta para baixo e um risco na horizontal), na parte inferior da tela, para baixar vídeo do Reels. A mensagem “Baixando” será exibida na parte inferior da tela confirmando o download do conteúdo.

Print do aplicativo Instagram explicando como usar o menu de compartilhamento do Reels para baixar um reel

Após o download, o reel ficará salvo na galeria do seu smartphone.

Posso baixar qualquer reel pelo app do Instagram?

Você não pode baixar qualquer vídeo do Reels pelo app do Instagram. Isso depende das configurações de privacidade de cada perfil:

  • Contas públicas: qualquer pessoa pode fazer download de vídeos do Reels. Contudo, o usuário pode alterar as configurações para impedir de baixar um conteúdo específico ou todos os vídeos publicados;
  • Contas privadas: não é possível baixar os vídeos do Reels. A opção de download fica disponível somente se a pessoa alterar as configurações de privacidade do Instagram para uma conta pública.

Importante: contas públicas de pessoas com menos de 18 anos terão a configuração para download de conteúdos do Reels desativada por padrão. Entretanto, o usuário pode alterar essa configuração a qualquer momento.

Por que o reel não está disponível para baixar?

O Instagram explicou ao Tecnoblog que nem todos os reels vão estar disponíveis para baixar. A princípio, o reel deve ser postado por uma conta pública e estar autorizado pelo criador para ter a opção “Baixar”. O recurso de download não estará disponível para publicações feitas por contas privadas no Instagram.

Caso um reel não estiver disponível para baixar, a sugestão do Instagram é tocar nos três pontos, na parte inferior direita da tela, e salvar o conteúdo para assistir em outro momento. Você pode rever o vídeo ao acessar a opção “Salvos” nas configurações do aplicativo.

Por que o Reel que eu baixei veio sem áudio?

O download de um reel virá sem som se ele usar um áudio licenciado, como músicas. Materiais protegidos por direitos autorais são licenciados para o uso apenas na rede social. Por isso, o vídeo do Reels será baixado sem som.

Isso não ocorre quando um reel usa áudio original. Ou seja, um áudio criado por uma pessoa ou o som captado durante a gravação de um vídeo original. Lembrando que os áudios originais poderão ser usados por outros usuários após a publicação.

Por que o Reel baixado tem marca d’água?

A marca d’água no reel é um meio de atribuir crédito ao criador do vídeo. Ela ajuda a identificar o autor e a plataforma de origem mesmo que o conteúdo seja postado por outras pessoas e/ou em outras redes sociais.

O TikTok e o YouTube Shorts também aplicam uma marca d’água com o arroba do criador em vídeos baixados pelos apps das redes sociais.

Posso baixar vídeo do Reels do Instagram sem marca d’água?

É possível baixar vídeos do Instagram sem a marca d’água usando serviços e aplicativos de terceiros.

Posso desativar o download dos meus vídeos do Reels no Instagram?

Sim. Para evitar que outras pessoas façam o download de reels publicados por você, abra seu perfil do Instagram, toque no menu principal (ícone com três riscos na horizontal) e vá em “Configurações e privacidade”. Por fim, entre em “Compartilhamento e remixes” e desative a opção “Permitir que baixem seus reels”.

Print do aplicativo Instagram explicando como bloquear o download de Reels

Você também pode desabilitar o botão “Baixar” para posts individuais, ao criar um novo reel no Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados