Como desbloquear alguém no Instagram? Saiba o que acontece ao tirar o bloqueio

Tutorial ensina como desbloquear usuários no Instagram, permitindo que eles possam solicitar para seguir você novamente e interagir na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Desbloquear alguém no Instagram é uma ação que remove as restrições de interações entre duas contas. O processo de desbloqueio pode ser feito no aplicativo de celular ou por um navegador no PC.

Ao desbloquear uma pessoa no Instagram, ela pode voltar a ver seu perfil, publicações, Stories e enviar mensagens diretas (DMs). Contudo, ela não volta a te seguir automaticamente. Quando alguém é bloqueado, ambas as pessoas param de seguir uma a outra, e os comentários e curtidas são removidos.

Se você tiver um perfil privado, a pessoa desbloqueada ainda não poderá ver suas publicações ou interagir com você. Ela precisará enviar uma nova solicitação para seguir.

Veja a seguir como desbloquear alguém no Instagram pelo celular ou pelo PC.

Como desbloquear uma pessoa pelo aplicativo do Instagram

Você pode usar o aplicativo para celular Android ou iPhone para acessar a lista de contas bloqueadas no Instagram. Confira o passo a passo para desbloquear uma pessoa na rede social de fotos e vídeos da Meta.

1. Abra seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no celular e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar o seu perfil.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar o perfil a partir da tela principal

2.Toque no menu para abrir as configurações do Instagram

Toque no menu do Instagram (ícone com três riscos na horizontal no canto superior direito) para acessar as configurações do aplicativo. Depois, selecione a opção “Configurações e privacidade” para continuar.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar as configurações da rede social

3. Toque em “Bloqueados” para ver a lista de pessoas bloqueadas

Desça a tela de configurações até encontrar a seção “Quem pode ver seu conteúdo”. Toque na opção “Bloqueado” para ver pessoas bloqueadas no Instagram.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar a opção Bloqueados nas configurações da rede social

4. Toque “Desbloquear” ao lado do nome do usuário

A área “Bloqueado” mostra a lista de todos os perfis bloqueados por você. Toque no botão “Desbloquear” ao lado do nome da conta que será desbloqueada e, no pop-up que surgir na tela, selecione a opção “Desbloquear” para concluir.

Print do aplicativo Instagram explicando como desbloquear um perfil

Como desbloquear alguém no Instagram pelo PC

Para desbloquear uma pessoa no Instagram usando o computador, acesse o site do Instagram Web pelo seu navegador. Veja o passo a passo completo abaixo.

1. Acesse sua conta no site do Instagram

Abra o navegador no computador e acesse Instagram.com. Insira seu nome de usuário e senha para acessar a sua conta na rede social.

Print de um navegador com a página inicial do Instagram

2. Clique em “Pesquisa” para encontrar a pessoa que deseja desbloquear

Clique em “Pesquisa”, no canto esquerdo da tela, para abrir a caixa de busca do Instagram e digite o nome da pessoa que você quer desbloquear no Instagram.

Print de um navegador indicando com setas como usar a ferramenta de pesquisa do Instagram

3. Acesse o perfil do usuário bloqueado no Instagram

Clique na foto da pessoa bloqueada para acessar o perfil dela na rede social.

Print de um navegador indicando com setas como usar a ferramenta de pesquisa do Instagram

4. Clique em “Desbloquear” para tirar a pessoa do bloqueio

Clique no botão azul “Desbloquear”, na parte superior direita da tela ao lado do nome do perfil, para desbloquear a pessoa no Instagram. Confirme a ação clicando na opção “Desbloquear” no menu pop-up.

Print de um navegador indicando com setas como desbloquear uma pessoa no Instagram

O que acontece ao desbloquear alguém no Instagram?

Quando você desbloqueia alguém no Instagram, todas as formas de interações entre as duas contas são restabelecidas. A pessoa desbloqueada poderá ver seu perfil nas buscas na rede social e a opção de seguir ficará disponível para ambos.

O usuário desbloqueado consegue interagir com as suas publicações no feed, Stories, Reels e enviar DMs. Entretanto, se você tiver um perfil privado, ela precisará enviar uma solicitação para seguir a conta e ver seus conteúdos.

Quando eu desbloqueio alguém no Instagram, a pessoa volta a me seguir?

Não. Os dois perfis param de se seguir quando você decide bloquear alguém no Instagram e todas as interações são apagadas (curtidas e comentários). Apenas as mensagens diretas (DMs) são restauradas após o desbloqueio.

Consigo ver a lista de pessoas bloqueadas no Instagram pelo PC?

Não é possível acessar a lista de bloqueados no Instagram pelo computador. A opção de ver todos os perfis bloqueados no Instagram é exclusiva do app para celulares Android e iPhone.

O Instagram avisa quando desbloqueio uma pessoa?

O Instagram não envia notificações ao desbloquear uma conta. No entanto, é possível que a pessoa note o fim do bloqueio ao conseguir visualizar novamente o seu perfil na rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados