Como deixar o Instagram privado para esconder seus posts e seguidores

Saiba como deixar o Instagram privado e selecionar quem pode seguir a sua conta e ver os posts que você publicar na rede social

O padrão do Instagram é uma conta pública, em que qualquer pessoa pode ver seu perfil e seus posts. Se quer que apenas os seguidores aprovados por você visualizem o que compartilha, continue comigo e veja como deixar o seu Instagram privado.

Logotipo do Instagram
Deixe sua conta privada no Instagram. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tempo necessário: 3 minutos.

Após ter uma conta privada, somente os seguidores aprovados verão suas fotos ou vídeos em páginas de localização (Locais) ou de hashtag (Assuntos). Note que perfis comerciais (lojas, pessoas públicas, entre outros) não podem ser privados. Caso queira ter uma conta “comercial privada”, primeiro volte para a pessoal.

  1. Acesse o seu perfil

    Abra o Instagram e clique na sua foto, no canto inferior direito;Como acessar o perfil no Instagram para deixar a conta privada

  2. Vá em “Configurações”

    Clique no menu de opções, ícone de linhas horizontais no canto superior direito, e selecione “Configurações”;Como acessar "Configurações" no Instagram

  3. Acesse a área de “Privacidade”

    Ainda em “Configurações”, toque em “Privacidade”;Como acessar "Privacidade" para deixar o Instagram privado

  4. Mude para “Conta privada”

    Clique no botão ao lado de “Conta privada” para ativar a configuração e, em seguida, em “Mudar para privada”.como deixar o instagram privado

Características de contas privadas no Instagram

Como disse, ao deixar seu perfil privado, as pessoas precisam enviar uma solicitação para te seguir — esse pedido aparecerá na aba “Atividade”, lá você pode aprová-las ou ignorá-las. Só após aprovação, será possível visualizar suas publicações, lista de seguidores ou quem você segue. No entanto, se o perfil já te seguia antes de ativar a configuração, é necessário remover ou bloqueá-lo para que ele não veja mais seus posts.

Outro ponto importante é que as pessoas ainda poderão enviar uma foto ou um vídeo diretamente para você no Instagram Direct, mesmo se não forem seus seguidores. Além disso, os posts compartilhados automaticamente em outras redes sociais — como o Facebook ou o Twitter — podem ficar públicos dependendo das suas configurações de privacidade que você usa para nessas contas.

De olho nos pontos acima e com as configurações de privacidade ativadas, será possível ter mais controle da sua vida na rede social.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados

Relacionados