Como silenciar ou tirar alguém do silêncio no Instagram

Entenda como silenciar alguém no Instagram para deixar de ver publicações, Stories e outros conteúdos sem ter que deixar de seguir a conta na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Arte de um ícone do Instragam junto ao ícone de audio silenciado
Instagram permite silenciar publicações e notificações de mensagens diretas (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A função Silenciar no Instagram permite que você pare de ver atualizações de fotos, vídeos e texto de outras pessoas sem precisar deixar de seguir ou bloquear tais contas.

É possível silenciar alguém no Instagram completamente, ocultando Stories, publicações e notas desse perfil, ou escolher um formato de conteúdo específico que deseja parar de ver.

O procedimento pode ser revertido a qualquer momento, caso você deseje voltar a receber as atualizações de conteúdo da conta silenciada.

O Instagram também deixa silenciar mensagens diretas e ligações para não receber notificações sobre conversas no app. Essa função pode ser ativada ou desativada na área de DMs do aplicativo.

Veja a seguir como ativar ou tirar o silenciar no Instagram.

Como silenciar ou tirar o silêncio de Stories, publicações e notas no Instagram

Essa alternativa permite gerenciar melhor quais formatos de conteúdo do Instagram serão silenciados. Siga o passo a passo abaixo para silenciar ou tirar alguém do silêncio no Instagram.

1. Abra a guia “Explorar” no aplicativo do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular e toque no ícone de lupa, no canto inferior esquerdo da tela, para acessar a guia “Explorar”.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar a guia pesquisar na tela principal

2. Toque na busca e pesquise pelo perfil do usuário a silenciar/tirar do silêncio

Toque no campo “Pesquisar”, no topo da tela do app, e busque a conta da qual você deseja alterar o status de silêncio.

Print do aplicativo Instagram mostra como pesquisar um perfil

3. Acesse o perfil da conta que será silenciada ou tirada do silêncio

Toque em cima do perfil que você pretende alterar o status de silêncio para continuar.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar um perfil na tela pesquisar

4. Toque no botão “Seguindo” para ver as opções da função Silenciar do Instagram

Toque no botão “Seguindo”, abaixo da descrição do perfil, para abrir a janela com as opções de interações.

Print do aplicativo Instagram usa uma seta para indicar o botão "Seguindo" e abrir as opções de interações

5. Toque em “Silenciar” e ative ou desative o silêncio

Toque na opção “Silenciar” e, então, use as chaves seletoras para ativar ou desativar de forma individual a visualização de Publicações, Stories ou Notas do perfil:

  • Ative a chave seletora para ocultar a exibição de um formato de conteúdo. Quando isso ocorre, a chave seletora fica azul;
  • Desative a chave seletora para voltar a ver uma das categorias de conteúdo. Quando isso ocorre, a chave seletora fica na cor cinza.
Print do aplicativo Instagram mostra como silenciar um perfil

Como silenciar alguém pelos Stories do Instagram

Você pode silenciar o conteúdo de um perfil a partir da barra de Stories do Instagram, na tela principal do aplicativo. Trata-se de uma alternativa mais prática para silenciar um story sem precisar acessar o perfil em questão.

1. Abra a tela inicial do Instagram e dê um toque prolongado no ícone de story

Toque e segure o ícone de Story com a imagem de perfil da pessoa que você deseja silenciar no Instagram. Espere abrir um submenu, na parte inferior da tela.

Print do aplicativo Instagram apresenta como acessar e silenciar um perfil pela barra de Stories

2. Toque em “Silenciar” para ver as opções de silenciamento do Instagram

Print do aplicativo Instagram apresenta como acessar e silenciar um perfil pela barra de Stories

3. Escolha se deseja silenciar o story ou story e publicações

Escolha entre as opções “Silenciar story” ou “Silenciar story e publicações” do perfil no menu pop-up que aparece na tela do app para não ver o story de alguém no Instagram.

Print do aplicativo Instagram apresenta como acessar e silenciar um perfil pela barra de Stories

Como silenciar as mensagens e ligações de alguém no Instagram

A função Silenciar para mensagens diretas e ligações é diferente de silenciar Stories e posts no Feed. Basicamente, você silencia as notificações push no celular quando a pessoa silenciada enviar DMs ou tentar ligar pelo app da rede social.

O perfil silenciado continuará enviando mensagens, enquanto você pode ver e responder à conversa. A conta silenciada é sinalizada com o ícone de sino riscado. Essa função não interfere na exibição dos outros conteúdos (Stories, publicações e notas).

1. Abra as mensagens diretas no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular e toque no ícone de mensagens diretas (DMs), no canto superior direito da tela.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar as mensagens diretas

2. Acesse um bate-papo para gerenciar o status de silêncio do Instagram

Busque por uma conversa no Instagram Direct e toque sobre ela para abrir o bate-papo.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar as mensagens diretas

3. Toque no nome da pessoa, na parte superior da tela

Toque no nome da pessoa, na parte superior da tela, para acessar o menu de opções de mensagens diretas.

Print do aplicativo Instagram mostra como acessar as opções de mensagens diretas

4. Toque em “Silenciar” para configurar a duração do recurso

Nas opções da mensagem, toque na opção “Silenciar”, representada pelo ícone de sino, para continuar.

Print do aplicativo Instagram mostra como silenciar as notificações de um perfil nas opções de mensagens diretas

5. Ative ou desative o Silenciar do Instagram para mensagens e ligações

Use as chaves seletoras para ativar ou desativar as notificações de mensagens e de ligações. Escolha silenciar as notificações do perfil por 1 hora, 8 horas, 24 horas ou “Até eu alterar”.

Print do aplicativo Instagram mostra como silenciar as notificações de um perfil nas opções de mensagens diretas

O que acontece ao silenciar alguém no Instagram?

Quando você silencia alguém no Instagram, a rede social para de mostrar novos Stories, publicações do Feed e/ou notas. Contudo, dá para pesquisar e visitar o perfil silenciado a qualquer momento para ver os conteúdos postados.

A pessoa silenciada continua interagindo com o seu perfil. Por exemplo, ela consegue enviar mensagens diretas e comentar em posts no seu feed ou nos Stories. Também não há restrições e todos podem ver as interações do perfil silenciado com você.

A função Silenciar é recomendada para quem deseja parar de ver as publicações de alguém temporariamente, mas não quer deixar de seguir ou bloquear a pessoa. O recurso pode ser desativado a qualquer momento.

A pessoa silenciada pode ver meus Stories e publicações no Instagram?

Sim. A pessoa silenciada pode ver as suas publicações no feed e seus Stories normalmente. Para impedir que ela acompanhe seus conteúdos, a sugestão é usar a função do Instagram para ocultar os Stories de alguém.

Posso silenciar alguém no Instagram por um tempo predeterminado?

O Instagram não permite que você predetermine um período de tempo para tirar o Silenciar de publicações. Os posts no feed, no Stories ou Notas apenas voltarão a ser exibidas quando você desativar o recurso no perfil do usuário silenciado.

Somente as notificações de mensagens de um perfil podem ser silenciadas por um tempo predeterminado. Dá para escolher não receber alertas de uma pessoa específica por 1 hora, 8 horas, 24 horas ou indefinidamente (“Até eu alterar”).

Posso ver quem eu silenciei no Instagram?

Sim. Para ver todas as pessoas que foram silenciadas no Instagram, abra o seu perfil, acesse o menu principal da rede social (ícone de três traços na horizontal), entre em “Configurações e privacidade” e toque em “Contas silenciadas”.

Print do aplicativo Instagram mostra como ver a lista de contas silenciadas

Qual a diferença entre silenciar e bloquear no Instagram?

Ao bloquear uma pessoa no Instagram, seu perfil ficará oculto para o usuário bloqueado. Ele não poderá pesquisar sua conta, acessar seus conteúdos ou enviar mensagens diretas.

Ao silenciar uma pessoa no Instagram, você opta por não ver as atualizações de conteúdo dela, mas sem deixar de ser um seguidor. A pessoa silenciada ainda pode ver suas publicações e interagir com o seu perfil.

Qual a diferença entre silenciar e deixar de seguir no Instagram?

Você deixa de receber as atualizações de conteúdos publicados tanto ao silenciar quanto ao parar de seguir uma pessoa no Instagram. Entretanto, a função Silenciar é encarada como uma forma mais branda de evitar os posts de uma pessoa, enquanto o Deixar de Seguir pode gerar desconforto, especialmente quando é algum amigo ou conhecido mais próximo.

Além disso, caso você pare de seguir uma conta privada no Instagram, não poderá mais ver as publicações do usuário ao acessar seu perfil. Ao apenas silenciar uma conta privada, você ainda tem acesso às postagens diretamente pelo perfil da pessoa.

Tem como saber se fui silenciado no Instagram?

Não há formas concretas de saber se você foi silenciado no Instagram. A rede social também não envia uma notificação para informar quando essa ação é feita por outra pessoa.

Contudo, é possível perceber alguns sinais que indicam um um possível silenciamento no Instagram:

  • O usuário deixou de engajar com seus posts: o primeiro sinal para checar se você pode ter sido silenciado no Instagram é notar se a pessoa deixou de curtir e/ou comentar nas suas publicações, mas continua engajando em fotos e stories de outras pessoas.
  • Parou de ver seus stories no Instagram: a pessoa não aparece mais na lista de visualizações do seu story. Pergunte a um amigo se esse alguém ainda vê os dele.

Em ambos os casos, a pessoa pode apenas estar em um momento de pausa ou mais afastada das redes sociais. Esses sinais podem levar à conclusão de que você foi silenciado no Instagram, mas não são meios definitivos para isso, como ao descobrir se você foi bloqueado ou se foi restringido na plataforma.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados