O restringir no Instagram é um recurso que limita as interações entre duas pessoas, sem que deixem de se seguir. Dá para saber se alguém restringiu você no Instagram a partir de alguns testes feitos entre os dois perfis.

Quando alguém é restringido no Instagram, mensagens deixam de chegar na DM principal e comentários em publicações ficam ocultos por padrão. A partir dessas limitações, dá para concluir se alguém restringiu você ou não na rede social em três passos.

A seguir, veja quais testes você pode fazer para saber se uma pessoa restringiu você no Instagram:

1. Verifique se a pessoa aparece online no Instagram

Quando uma pessoa restringe seu perfil no Instagram, você não consegue ver o status de atividade dela. Não é possível saber se a pessoa está online ao acessar as mensagens diretas (DMs) ou pelo recurso Notas.

Uma pista de uma possível restrição é ver que a pessoa fez uma publicação nos Stories ou no Feed há poucos minutos, mas o status de atividade aparece offline. Provavelmente, o outro usuário pode ter desativado o status de atividade ou deve estar limitando o contato com você.

2. Envie uma mensagem para quem pode ter restringido você

A pessoa com o perfil restrito por outro usuário no Instagram não consegue visualizar o recibo de leitura da mensagem direta. Além disso, as DMs são enviadas para a caixa de “Solicitações de Contato”.

Um teste para saber se você foi restringido é enviar uma mensagem. Caso o Instagram não exiba o aviso “Visto agora há pouco” ou “Visto há 2h”, por exemplo, há duas hipóteses: a pessoa desabilitou o recibo de leitura ou pode ter limitado suas interações com ela.

3. Pergunte a um amigo se ele vê seu comentário na publicação da pessoa

Os comentários de um perfil restrito são ocultados por padrão. A pessoa que restringiu só pode visualizar os comentários do usuário restrito ao acessar “Ver comentários” em uma publicação. Ela pode aprovar o comentário para ser exibido para os seguidores, excluir ou simplesmente ignorar.

Um meio de saber se suas interações foram limitadas é pedir para um amigo procurar seu comentário no post da pessoa que supostamente te restringiu. Se ele não conseguir ver seus comentários, há chances de você ter tido o perfil restringido.

A pessoa que me restringiu recebe notificações das minhas interações no Instagram?

A pessoa que restringiu o seu perfil não recebe notificações de curtidas ou comentários feitos por você. Já as mensagens diretas são enviadas para a caixa de “Solicitações de Contato” e, por isso, ela não será notificada quando você enviar uma DM.

Consigo restringir quem me restringiu no Instagram?

Sim. Você pode restringir no Instagram alguém que restringiu o seu perfil anteriormente. Diferente do que ocorre ao bloquear uma pessoa, você pode acessar o perfil do outro usuário e vice-versa.

Posso saber se fui bloqueado por uma pessoa no Instagram?

Sim. Você consegue saber se foi bloqueado no Instagram realizando alguns testes. Por exemplo, acessar o perfil da pessoa usando uma guia anônima ou usando a conta de outro usuário.

Dá para saber se eu fui silenciado por alguém no Instagram?

Sim. Há alguns meios de saber se foi silenciado no Instagram. Entretanto, como essa é uma forma mais branda de “bloqueio” ou “restrição”, nem todas as pistas podem realmente confirmar se a pessoa decidiu ocultar seus conteúdos.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.