WhatsApp está liberando autenticação via email na versão beta

Desenvolvimento do recurso começou no mês de setembro; usuários da versão beta do estão recebendo a nova forma de autenticação

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp libera autenticação via email na sua versão beta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp começou a liberar a autenticação de login via email para a versão beta do aplicativo. Com esse recurso, os usuários podem validar o seu acesso sem usar o SMS. Agora que chegou no WhatsApp beta para Android, o lançamento oficial da ferramenta pode estar mais próximo.

O recurso de autenticação via email no WhatsApp teve seu desenvolvimento revelado em setembro. Na época, o site WABetaInfo encontrou a funcionalidade escondida no beta do aplicativo. Porém, por estar ainda na fase inicial de criação, ela não estava liberada para testes.

Autenticação via email no WhatsApp

Autenticação via email no WhatsApp permite que os usuários entrem em suas contas sem depender do código via SMS (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Autenticação via email no WhatsApp permite que os usuários entrem em suas contas sem depender do código via SMS (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Os integrantes do WhatsApp beta podem ativar a autenticação via email acessando o menu Conta, que fica disponível nas configurações do aplicativo (acessado pelo botão de três pontinhos no canto superior direito da tela). Este tipo de autenticação será opcional, deixando que a validação do login por SMS continue como o padrão.

Quando o usuário optar por ativar a autenticação via email, o WhatsApp fará a autenticação automática do email se for o mesmo usado para o backup de conversas no Google Drive. No entanto, tudo indica que para entrar em outro dispositivo será necessário incluir o código enviado ao email — nada de login apenas com esse dado.

De certeza, o email usado pelo usuário não será mostrado para os outros contatos. O WhatsApp continuará não permitindo a busca de contatos pelo email. Isso evitará ainda que spammers encontrem o seu número de telefone.

Ao optar pela nova forma de validação de login no WhatsApp, o usuário pode ter mais agilidade para usar a sua conta em outro dispositivo. Afinal, é muito provável que você já tenha passado pela situação de não receber o código de autenticação via SMS.

Lançamento pode estar próximo

O lançamento oficial dessa nova funcionalidade pode estar muito próximo. Geralmente, quando um recurso chega no beta do WhatsApp, ele não demora mais que algumas semanas para ser enviado para todos os usuários. A próxima etapa será liberar a autenticação via email para o beta no iOS.

Com informações: SamMobile e WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados