WhatsApp está desenvolvendo ferramenta de autenticação via email

Recurso está na fase inicial de desenvolvimento e ainda não está liberado para a versão beta; com autenticação por email, usuários têm nova forma de entrar no app

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 7 meses
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp está criando função de autenticar a conta via email (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está desenvolvendo a função de autenticar a conta no app via email. Com esta ferramenta, o usuário ganhará uma nova maneira de entrar no seu “perfil”. O recurso foi encontrado na versão beta do aplicativo para Android, mas ainda não está liberado para testes.

Explicando o que foi dito na última oração, o site WABetaInfo encontrou a autenticação via email “escondido” no beta do WhatsApp. Isso indica que o recurso ainda está nas primeiras fases de desenvolvimento e a Meta, dona do app, provavelmente está realizando testes internos.

Entretanto, não deve demorar muito para a autenticação por email dar as caras no WhatsApp beta. A funcionalidade promete mais praticidade para o usuário, que terá um novo meio de acessar a sua conta — além de ser uma outra etapa de segurança. Apesar de ser encontrada no beta para Android, o recurso não ficará de fora do iPhone.

Autenticação por email no WhatsApp será alternativa ao SMS

Ferramenta de autenticar a conta do WhatsApp no email (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Ferramenta de autenticar a conta do WhatsApp no email (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A autenticação da conta via email permitirá que os usuários do WhatsApp tenham uma nova alternativa na hora de entrar no app. Se você já passou por alguma dificuldade na hora de usar a autenticação via SMS para receber o código de seis dígitos, o email poderá resolver esse problema.

A funcionalidade será opcional e verificará a sua conta automaticamente se o email inserido for o mesmo do Google Drive usado para o backup das conversas.

E, mais importante, o email não será mostrado para os seus contatos. Para proteger a privacidade do usuário, ele será “ocultado”. Assim, nada de buscar os contatos com base no email e nada de você ser encontrado por algum contato de spam.

Para não perder a tradição, vamos falar do Telegram: o app rival do WhatsApp não possui a função de autenticar a conta pelo email. Porém, no Telegram, você pode usar o email para recuperação de senha.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados