Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram

O que você precisa saber é que a autenticação de dois fatores é um recurso de segurança e impede que seu Instagram seja roubado

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 4 meses

O Instagram prometeu e liberou a verificação de login em duas etapas sem usar SMS. A medida torna a autenticação em dois fatores ainda mais segura, dado que o uso de mensagem de texto para essa finalidade tem as suas ressalvas. Entretanto, você ainda pode escolher entre receber os códigos de login por torpedos ou por meio de aplicativos de terceiros como Google Authenticator. Veja como ativar o recurso das duas maneiras.

Saiba como ativar a verificação em duas etapas do Instagram (Imagem: Azamat E/Unsplash)

Como ativar a verificação em duas etapas por SMS

Tempo necessário: 5 minutos.

Ao optar por usar a verificação em duas etapas no Instagram por SMS, você receberá uma mensagem de texto com um código de segurança de seis dígitos sempre que alguém (ou você) tentar entrar em sua conta do Instagram usando um dispositivo novo.

Você deve ter um número de telefone confirmado em sua conta do Instagram para usar a autenticação de dois fatores por SMS. Quando você insere um número de telefone para ativar o recurso, ele passa a ser o seu número confirmado. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Acesse o menu de configurações

    Primeiramente, acesse seu perfil e toque no menu de três barras posicionado no canto superior direito. Em seguida, abra o menu de configurações;Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram

  2. Vá até “Autenticação de dois fatores”

    Acesse o menu “Segurança” e, na sequência, toque em “Autenticação de dois fatores”;Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram

  3. Ative o recurso

    Inicie o processo ao tocar em “Começar” e escolha a opção “SMS”;

  4. Confirme pelo SMS

    Você receberá uma mensagem de confirmação via SMS. Digite o código no app para finalizar o processo.

Como ativar a verificação em duas etapas por aplicativos

Você pode usar um aplicativo de autenticação de terceiros como seu método de segurança principal e dispensar o SMS.

Um aplicativo de autenticação como Duo Mobile ou Google Authenticator (vamos fazer com esse) pode ser usado para gerar códigos de login que ajudam o app a confirmar sua entrada no novo dispositivo pela primeira vez.

Observação: se você já usa a autenticação por SMS, desative na chave seletora azul.

  1. Acesse seu perfil e toque no menu (três barras);
  2. Toque em “Configurações”
  3. Role a tela para baixo e toque em “Autenticação de dois fatores”;
  4. Se você ainda não ativou a autenticação de dois fatores, toque em “Iniciar”;
  5. Toque em ao lado do “Aplicativo de autenticação” e siga as instruções;
  6. Você deverá copiar uma “chave” para o Google Authenticator;
  7. Depois, insira o código de confirmação do aplicativo no Instagram.

Os aplicativos de autenticação geram códigos de login iguais aos enviados por SMS de forma rápida e segura, e são úteis quando, por algum motivo você não conseguir receber os torpedos no seu celular.

O Instagram recomenda o Google Authenticator, mas você pode usar outro aplicativo como Duo Mobile, 1password, Authy e outros.

Por que usar a verificação em duas etapas?

Tudo o que você precisa saber é que a autenticação de dois fatores é um recurso de segurança.

Se você ativá-la, será solicitado a inserir um código ao fazer login ou confirmar a tentativa de acesso todas as vezes que alguém tentar acessar o Instagram de um dispositivo novo (celular), que nunca foi usado pela sua conta.

Por que preciso reforçar meu login?

Você já deve ter ouvido falar em contas do Instagram que vêm sendo invadidas e roubadas por meio de golpes de phishing.

Um caso emblemático é o do “vírus do Ray-Ban”, outro caso que troca os e-mails de cadastro por endereços russos. É possível recuperar, mas dá trabalho. A recomendação é prevenir, em vez de remediar.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados

Relacionados