Descubra como adicionar uma camada extra de segurança a sua conta do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Para ativar a autenticação de dois fatores no Instagram é necessário acessar a Central de Contas da Meta nas configurações de sua conta. Esse procedimento pode ser realizado em celulares Android, no iPhone e no PC.

Também é recomendado usar um app de token de terceiros, como o Google Authenticator. O recurso exige que você sempre insira um código exclusivo quando fizer login na plataforma.

A seguir, veja como ativar a autenticação de dois fatores no celular e no PC e aumentar a segurança da sua conta no Instagram.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram no celular

1. Abra o menu principal do Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou iPhone e toque na sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu perfil. Em seguida, toque no ícone de três riscos, no canto superior direito, para abrir o menu principal da rede social.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar o menu principal da rede social
Na sua página de perfil, toque no ícone de três riscos para abrir o menu principal do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Acesse a Central de Contas da Meta

Toque na opção “Central de Contas” para acessar a Central de Contas da Meta. O espaço permite gerenciar diferentes perfis de plataformas da Meta, como Instagram, Facebook e Meta Horizon.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar a Central de Contas da Meta
A Central de Contas apresenta as configurações de diversas perfis de plataformas da Meta (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

3. Toque em “Autenticação de dois fatores” do Instagram

Desça a tela do app até encontrar a seção “Configurações de conta” e toque em “Senha e segurança”. Na próxima tela, na seção “Login e recuperação”, selecione “Autenticação de dois fatores” para continuar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar a opção "Autenticação de dois fatores"
A seção “Senha e Segurança” oferece a opção de Autenticação de dois fatores para o Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

4. Selecione o perfil do Instagram para ativar a verificação em duas etapas

Escolha o perfil do Instagram que você deseja proteger com a verificação em duas etapas e toque para avançar.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como selecionar o perfil para ativar a autenticação de dois fatores
Você pode escolher quais perfis do Instagram terão autenticação em duas etapas (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

5. Escolha o método de segurança do Instagram

Há três métodos de segurança para receber o código de confirmação e fazer a verificação em duas etapas do Instagram:

  • App de autenticação: use um aplicativo, como o Google Authenticator, para obter o código de confirmação;
  • Mensagem de texto: receba o código via SMS em um telefone de confiança;
  • WhatsApp: receba o código no WhatsApp cadastrado na sua conta da Meta.

Marque a opção que seja mais adequada para você e toque no botão azul “Avançar”, na parte inferior da tela. Então, siga as instruções finais do Instagram para ativar a verificação de dois fatores.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como ativar a autenticação de dois fatores
Escolha entre as três opções de autenticação de dois fatores do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram no PC

1. Acesse a versão web do Instagram pelo navegador do PC

Acesse instagram.com pelo navegador e, se necessário, faça login na conta que você deseja adicionar o método de segurança para fazer verificação em duas etapas.

Captura de tela do site Instagram mostra a tela de login da rede social
Tela de login do Instagram no navegador (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

2. Abra o menu “Configurações” do Instagram no PC

Clique no Menu “Mais”, ícone com três traços no canto inferior esquerdo da tela, e selecione a opção “Configurações” para ver mais recursos do Instagram.

Capturas de tela do site Instagram mostram como abrir o menu de configurações
Acesse as Configurações do Instagram para ver mais recursos da rede social (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

3. Acesse a “Central de Contas” da Meta para mais detalhes

No submenu “Configurações”, no canto esquerdo da página, clique na opção “Central de Contas”. Aqui você pode gerenciar vários detalhes das contas de plataforma da Meta. Entre eles, Instagram, Facebook e Meta Horizon.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar a Central de Contas da Meta
O submenu “Configurações” traz um link direto para a Central de Contas da Meta (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

4. Clique em “Senha e segurança” para mais configurações

Na seção “Configurações da conta”, no canto esquerdo da tela, selecione a opção “Senha e segurança” para ver mais opções de como proteger sua conta do Instagram.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar a seção "Senha e segurança"
A área “Senha e segurança” apresenta as configurações de segurança do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

5. Clique em “Autenticação de dois fatores” do Instagram

Na seção “Login e segurança”, clique na opção “Autenticação de dois fatores” para continuar.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar a seção "Autenticação de dois fatores"
A autenticação de dois fatores é uma das opções disponíveis na área “Senha e Segurança” da Central da Meta (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

6. Escolha um perfil para adicionar a verificação em duas etapas

Ao abrir uma janela pop up, selecione o perfil do Instagram que você deseja configurar a verificação em duas etapas.

Captura de tela do site Instagram mostra como selecionar o perfil da rede social para ativar a autenticação de dois fatores
Escolha qual perfil do Instagram você deseja adicionar a autenticação de dois fatores (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

7. Escolha o método de segurança para sua conta do Instagram

A Meta oferece dois métodos de segurança para proteger o Instagram com a autenticação em duas etapas:

  • App de autenticação: use o código de verificação de login gerado por um app de autenticação, como o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator;
  • Mensagem de texto: receba o código de verificação de login via SMS em um telefone de confiança.

Escolha a opção que mais combina com as suas necessidades e clique no botão azul “Avançar”. Em seguida, siga as instruções do Instagram para concluir o registro da verificação em duas etapas.

Captura de tela do site Instagram mostra como ativar a autenticação de dois fatores
No PC, é possível escolher entre duas opções de verificação em duas etapas do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Para que serve a autenticação de dois fatores no Instagram?

A autenticação de dois fatores é um método de segurança para proteger a conta do Instagram. Ela exige que você forneça duas formas de identificação ao fazer login: sua senha e um código especial enviado para o telefone ou gerado pelo app de autenticação.

Esse reforço de segurança ajuda a defender a conta de ações de invasores e golpistas. Por exemplo, o código será exigido sempre que a rede social identificar a tentativa de acesso à conta em um dispositivo não reconhecido.

Quais tipos de autenticação de dois fatores posso usar no Instagram?

Por padrão, o Instagram oferece a opção de três métodos de autenticação de dois fatores aos usuários:

  • App de autenticação: método mais recomendado, você deve usar o Google Authenticator ou outro aplicativo de token para obter o código de login;
  • Mensagem de texto: o Instagram envia o código de verificação via SMS para o telefone cadastrado pelo usuário na Central de Contas da Meta;
  • WhatsApp: a rede social envia o código de login para o número do WhatsApp cadastrado na Central da Meta. O método só é habilitado após ativar a autenticação usando mensagem de texto.

Também é possível usar o recurso de solicitação de login no Instagram. A rede social envia uma mensagem sobre o acesso em um novo dispositivo e, então, a pessoa conectada a conta em outro telefone verifica os dados antes de aprovar ou não o login.

É possível ativar a verificação em duas etapas do Instagram pelo Facebook?

Sim, é possível ativar a autenticação em dois fatores ao vincular as contas do Instagram e do Facebook na Central de Contas da Meta.

Assim, você também pode ativar a autenticação em dois fatores no Facebook acessando a Central de Contas pelo Instagram. Contudo, se você realizar o acesso a partir de outra rede social, será necessário informar sua senha para confirmar a identidade

É seguro usar a autenticação de dois fatores no Instagram?

A autenticação de dois fatores é uma das principais ações que você deve realizar para evitar ter o Instagram hackeado. O método adiciona uma camada extra de segurança que dificulta o acesso de invasores a sua conta na rede social.

Mesmo que o criminoso saiba o nome de usuário e senha, será necessário usar o código exclusivo do aplicativo de autenticação ou enviado para o seu telefone. Além disso, os códigos expiram após um período.

Entretanto, especialistas em segurança digital não recomendam usar SMS como autenticação em duas etapas. Diferente dos apps de token, as mensagens de textos podem ser interceptadas por ferramentas de hackers.

Tem como burlar a autenticação de dois fatores do Instagram?

Não é possível burlar a verificação de duas etapas do Instagram. A plataforma sempre exigirá o código de login quando alguém tentar realizar o acesso em dispositivos desconhecidos.

Contudo, é recomendado que a pessoa tenha cuidado para não cair em armadilhas de criminosos e ter o dispositivo ou chip SIM clonado. Desta forma, eles podem receber o código de verificação via SMS ou WhatsApp e, assim, invadir a conta do Instagram.

Então, evite clicar em links suspeitos e sempre veja as permissões concedidas aos apps instalados no seu telefone. Também não é recomendado se conectar e compartilhar dados pessoais em redes Wi-Fi e computadores públicos (bibliotecas, escritórios).

É possível desativar a verificação em duas etapas do Instagram?

Você pode desativar a verificação em duas etapas do Instagram na Central de Contas da Meta. Na seção “Autenticação de dois fatores”, escolha o perfil que deseja desativar o método de segurança e, depois, informe a senha e o código de verificação.

Vale dizer que sua conta do Instagram estará mais vulnerável a tentativas de invasão ao desativar a verificação de dois fatores. Qualquer pessoa com a senha poderá fazer login no seu perfil, ter acesso a dados pessoais e até se conectar às contas vinculadas à Central da Meta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados