iPhone: emulador de consoles da Nintendo chega na App Store

Emulador Delta é liberado para a App Store e permite rodar jogos de diferentes consoles descontinuados da Nintendo, como o clássico Nintendinho e o Nintendo DS

Felipe Freitas
Por
Ícone da App Store
App Store liberou Delta Game Emulator, que suporta jogos de consoles clássicos da Nintendo (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Usuários de iPhone já podem baixar o emulador Delta em seus dispositivos. O emulador roda jogos dos consoles antigos da Nintendo. O Delta Game Emulator suporta jogos do Nintendinho, Super Nintendo, Nintendo 64, Game Boy (original, Color e Advance) e Nintendo DS.

O emulador e o seu criador, Riley Testut, foram notícia aqui no Tecnoblog na segunda-feira (15). O Delta é uma evolução do GB4iOS, que teve seu código copiado por Mattia La Spina para ser publicado na App Store como o iGBA. O Delta está disponível no Brasil e já aparece como o 5º app mais baixado na categoria entretenimento — ele lidera nos Estados Unidos.

O lançamento do Delta na App Store já era esperado desde que a Apple liberou esses programas em sua loja. Testut também informou que levaria o emulador para o iPhone. Demorou mais de uma década, mas agora os usuários de iPhone podem jogar jogos de consoles clássicos em seus dispositivos — que são capazes de rodar até jogos mais pesados, como o Resident Evil 4 Remastered.

Super Mario Bros rodando no Delta para iOS; Delta suporta orientação horizontal para os jogos (Imagem: Reprodução)
Super Mario Bros rodando no Delta para iOS; Delta suporta orientação horizontal para os jogos (Imagem: Reprodução)

Testut espera ampliar o suporte do Delta para outros consoles clássicos. No GitHub do emulador, o dev, que criou a base do programa ainda na escola, explica que já há um suporte beta para o Mega Drive, da Sega. O Delta permite jogar com controles do PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e Switch.

Falando em Nintendo, vale lembrar que é pouco provável que o Delta seja removido por algum processo da japonesa. Nos Estados Unidos a emulação não é ilegal (o caso do Yuzu é diferente), mas rodar o jogo sem ter o original é pirataria. Todavia, não é como se a Nintendo ainda estivesse vendendo os consoles e jogos suportados pelo emulador.

Apple e emuladores, amores de outros tempos

Pode parecer normal, visto toda a política restritiva da Apple, que ela tenha proibido emuladores na App Store por tanto tempo. Porém, em 1999, Steve Jobs estava bem empolgado no palco do evento Macworld anunciando o Connectix Virtual Game Station para Macs.

Como Jobs explica no vídeo acima, o Virtual Game Station emulava jogos do PlayStation 1, principal console da época. O emulador foi contestado judicialmente pela Sony, que saiu perdedora. Contudo, a Sony lembrou que se você não pode vencê-los, você pode comprá-los e acabar com o produto.

Ela adquiriu o emulador e descontinuou o produto. O criador do Virtual Game Station defender que a tecnologia é usada pela Sony para rodar títulos antigos na PlayStation Network.

Com informações: 9to5Mac

Receba mais sobre Nintendo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados