Como fazer o emulador Nesbox funcionar no Xbox One e Series

É possível rodar jogos clássicos de Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy com o emulador

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Xbox Series X + Series S
Xbox Series X e Series S (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O emulador Nesbox é capaz de rodar jogos antigos de diversos consoles, incluindo o Super Nintendo, diretamente via browser do Xbox. Veja detalhes.

Tempo necessário: 5 minutos

O Nesbox é um emulador que roda diretamente do navegador, e pode ser acessado por qualquer PC. Porém, como o Xbox também oferece suporte a navegadores, é possível rodá-lo também pelo console, em qualquer uma de suas versões lançadas no mercado. Veja como abaixo.

  1. Coloque a ROM no One Drive

    É preciso primeiro conseguir as ROMs dos jogos que você deseja rodar; você irá armazená-las descompactadas em uma pasta em sua conta do OneDrive, que será acessada pelo site do emulador.

    Esta é a única forma de rodar os jogos, pois ele não possui uma biblioteca própria de títulos, o que seria ilegal. Para encontrar as ROMs de seus jogos favoritos, faça buscas no Google;

  2. Ajuste as configurações do Xbox

    Acesse as Configurações de Vídeo do seu Xbox e ative a opção abaixo;

  3. Baixe o navegador

    Na sequência, acesse a Microsoft Store e faça o download do navegador Internet Browser — em meus testes, não foi possível rodar o emulador no Microsoft Edge;

  4. Faça login no OneDrive

    Abra o navegador, acesse o site do OneDrive e faça login;

  5. Acesse o site do emulador

    Por fim, feche o navegador, abra novamente e acesse o emulador pelo endereço nesbox.com/embed.

Pronto! Agora, basta acessar o jogo que deseja executar direto pelo emulador.

Uma vez que você carregar uma ROM para o Nesbox, ela ficará salva e será exibida na lista de jogos da próxima vez que você entrar no site, dispensando repetir o processo toda vez; para trocar de jogo, feche a página do Nesbox e abra-a novamente.

Qual videogame posso jogar com o Nesbox?

O Nesbox é capaz de rodar jogos dos seguintes consoles: Nintendinho, Super Nintendo, Mega Drive e três versões do Game Boy — Original, Colocar e Advance).

Qual a diferença entre Xbox One, Xbox One S e Xbox One X?

Os três consoles fazem parte da terceira geração de videogames lançados pela Microsoft. A principal diferença entre Xbox One, One S e One X é a potência de processamento, além do design remodelado e recursos extras.

Como jogar jogos do Xbox no PC?

É possível jogar Xbox no PC pelo aplicativo disponível para download na Microsoft Store. É necessário ter um controle compatível, além do Windows 10 ou 11 como sistema operacional.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados