Como jogar Pokémon GO no PC [Emulador Android]

Aprenda a como jogar Pokémon GO no PC usando emuladores Android e saiba se há risco de perder sua conta de treinador no jogo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Pokémon GO (Imagem: Divulgação/Niantic/The Pokémon Company)
Pokémon GO (Imagem: Divulgação/Niantic/The Pokémon Company)

Pokémon GO é um dos jogos de celular mais populares dos últimos anos, mas muita gente gostaria de curti-lo também no computador, o que é possível usando emuladores de Android, que permitem instalar apps e jogos do sistema em desktops e laptops. Aprenda como jogar Pokémon GO no PC e saiba se usar um emulador Android pode fazer sua conta no jogo ser banida.

Jogos de Android no seu computador

Um emulador é um programa que imita (no caso emula, daí o nome) o funcionamento de outro equipamento em um sistema originalmente não compatível com o software. Neste caso, um emulador Android se passa por um celular ou tablet que roda o sistema operacional móvel do Google em computadores.

Um emulador Android é capaz de realizar uma série de funções igual a um celular de verdade, incluindo rodar diversos aplicativos, como navegadores, mensageiro instantâneos, redes sociais e claro, jogos.

Existem vários deles, cada um com seus prós e contras. Dentre os mais populares, apenas o BlueStacks possui uma versão para macOS (recentemente atualizada), enquanto os demais só rodam no Windows.

Como jogar Pokémon GO no PC

O procedimento para instalar Pokémon GO no PC é bem simples, e começa com a instalação do emulador.

Neste exemplo usaremos o MEmu Play, compatível com Windows.

Página do emulador MEmu Play (Imagem: Reprodução/Microvirt)
Página do emulador MEmu Play (Imagem: Reprodução/Microvirt)
  1. Acesse memuplay.com, clique no botão “Download” e baixe o instalador;
  2. Acesse a pasta “Downloads” e execute o arquivo;
  3. Siga as instruções de instalação até o fim;
  4. Abra o MEmu Play e pronto.

A partir daqui, o procedimento é o mesmo para qualquer emulador, ou outro app/jogo que deseje instalar, já que a interface é a mesma de um celular Android.

Página de Pokémon GO na Google Play Store, rodando no emulador (Imagem: Reprodução/Microvirt/Google/Niantic/The Pokémon Company)
Página de Pokémon GO na Google Play Store, rodando no emulador (Imagem: Reprodução/Microvirt/Google/Niantic/The Pokémon Company)
  1. Clique no app da Google Play Store e faça login em sua conta do Google;
  2. Use a ferramenta de busca da loja e procure por “Pokémon GO“;
  3. Instale o jogo normalmente.

O ícone de Pokémon GO aparecerá na tela inicial do emulador, e basta clicar nele para rodá-lo. Os comandos de toque do jogo são executados através do mouse.

Há risco de perder a conta de jogador?

Sim, é possível perder a conta ao usar emuladores de Android com Pokémon GO, e vamos explicar por quê.

Primeiro, Pokémon GO é um jogo que depende do GPS, ou seja, da posição em tempo real do jogador para funcionar. Em situações normais, jogar via emulador limita bastante a experiência, já que um PC é uma máquina mais difícil de levar por aí.

No entanto, os mesmos apps que modificam a posição do jogador no celular, também funcionam nos emuladores Android. Eles permitem inclusive imitar o deslocamento normal, como se o jogador estivesse andando com o Android virtual na mão, caçando os monstrinhos.

Na verdade, o PC não sai do lugar.

Vai dizer que não sabia disso, Pikachu? (Imagem: Reprodução/OLM/The Pokémon Company/TV Tokyo/Netflix)
Vai dizer que não sabia disso, Pikachu? (Imagem: Reprodução/OLM/The Pokémon Company/TV Tokyo/Netflix)

O treinador que usa apps de Fake GPS pode ser pego pela Niantic, a desenvolvedora de Pokémon GO, que possui meios de rastrear e detectar os espertinhos. No passado, a empresa distribuía soft bans, ou banimentos temporários, para quem usava os aplicativos no celular para aparecer em lugares onde não deveria estar.

Segundo dados coletados do jogo na época, 12 soft bans resultam em banimento permanente de Pokémon GO, com a perda de todo o progresso na conta.

Já quem fazia uso de artimanhas para deslocar o treinador pelo mapa sem sair de casa, um recurso mais visado por quem usa os emuladores de Android no PC, ou por quem não quer andar por aí, pode ser banido de forma sumária, sem passar pelo soft ban.

Já no caso dos emuladores, nem o app de Fake GPS é necessário, porque o próprio programa é considerado uma infração.

"Parece que a Equipe Rocket foi banida de novo!!" (Imagem: Reprodução/OLM/The Pokémon Company/TV Tokyo/Netflix)
“Parece que a Equipe Rocket foi banida de novo!!” (Imagem: Reprodução/OLM/The Pokémon Company/TV Tokyo/Netflix)

A Niantic é expressamente contra o uso de emuladores com Pokémon GO, que é considerado pela desenvolvedora uma ferramenta que viola os Termos de Serviço do jogo. Além disso, é possível identificar quem joga no PC e separá-los dos que usam celulares e tablets, através do código IMEI que todo celular possui.

Acontece que para funcionar, um emulador Android precisa também criar uma identificação de aparelho minimamente reconhecível, o que inclui modelo do gadget, operadora de telefonia (ambos modificáveis nas configurações) e o código IMEI, que é falso, claro.

A recomendação da Niantic aos jogadores é de que sigam as regras, curtam Pokémon GO no celular e com amigos no mundo aberto, e evitem os emuladores. Assim, quem faz uso dos programas no PC fica por sua própria conta e risco.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados