Como jogar Pokémon GO no PC [Emulador Android]
Aprenda a como jogar Pokémon GO no PC usando emuladores Android e saiba se há risco de perder sua conta de treinador no jogo
Aprenda a como jogar Pokémon GO no PC usando emuladores Android e saiba se há risco de perder sua conta de treinador no jogo
Pokémon GO é um dos jogos de celular mais populares dos últimos anos, mas muita gente gostaria de curti-lo também no computador, o que é possível usando emuladores de Android, que permitem instalar apps e jogos do sistema em desktops e laptops. Aprenda como jogar Pokémon GO no PC e saiba se usar um emulador Android pode fazer sua conta no jogo ser banida.
Um emulador é um programa que imita (no caso emula, daí o nome) o funcionamento de outro equipamento em um sistema originalmente não compatível com o software. Neste caso, um emulador Android se passa por um celular ou tablet que roda o sistema operacional móvel do Google em computadores.
Um emulador Android é capaz de realizar uma série de funções igual a um celular de verdade, incluindo rodar diversos aplicativos, como navegadores, mensageiro instantâneos, redes sociais e claro, jogos.
Existem vários deles, cada um com seus prós e contras. Dentre os mais populares, apenas o BlueStacks possui uma versão para macOS (recentemente atualizada), enquanto os demais só rodam no Windows.
O procedimento para instalar Pokémon GO no PC é bem simples, e começa com a instalação do emulador.
Neste exemplo usaremos o MEmu Play, compatível com Windows.
A partir daqui, o procedimento é o mesmo para qualquer emulador, ou outro app/jogo que deseje instalar, já que a interface é a mesma de um celular Android.
O ícone de Pokémon GO aparecerá na tela inicial do emulador, e basta clicar nele para rodá-lo. Os comandos de toque do jogo são executados através do mouse.
Sim, é possível perder a conta ao usar emuladores de Android com Pokémon GO, e vamos explicar por quê.
Primeiro, Pokémon GO é um jogo que depende do GPS, ou seja, da posição em tempo real do jogador para funcionar. Em situações normais, jogar via emulador limita bastante a experiência, já que um PC é uma máquina mais difícil de levar por aí.
No entanto, os mesmos apps que modificam a posição do jogador no celular, também funcionam nos emuladores Android. Eles permitem inclusive imitar o deslocamento normal, como se o jogador estivesse andando com o Android virtual na mão, caçando os monstrinhos.
Na verdade, o PC não sai do lugar.
O treinador que usa apps de Fake GPS pode ser pego pela Niantic, a desenvolvedora de Pokémon GO, que possui meios de rastrear e detectar os espertinhos. No passado, a empresa distribuía soft bans, ou banimentos temporários, para quem usava os aplicativos no celular para aparecer em lugares onde não deveria estar.
Segundo dados coletados do jogo na época, 12 soft bans resultam em banimento permanente de Pokémon GO, com a perda de todo o progresso na conta.
Já quem fazia uso de artimanhas para deslocar o treinador pelo mapa sem sair de casa, um recurso mais visado por quem usa os emuladores de Android no PC, ou por quem não quer andar por aí, pode ser banido de forma sumária, sem passar pelo soft ban.
Já no caso dos emuladores, nem o app de Fake GPS é necessário, porque o próprio programa é considerado uma infração.
A Niantic é expressamente contra o uso de emuladores com Pokémon GO, que é considerado pela desenvolvedora uma ferramenta que viola os Termos de Serviço do jogo. Além disso, é possível identificar quem joga no PC e separá-los dos que usam celulares e tablets, através do código IMEI que todo celular possui.
Acontece que para funcionar, um emulador Android precisa também criar uma identificação de aparelho minimamente reconhecível, o que inclui modelo do gadget, operadora de telefonia (ambos modificáveis nas configurações) e o código IMEI, que é falso, claro.
A recomendação da Niantic aos jogadores é de que sigam as regras, curtam Pokémon GO no celular e com amigos no mundo aberto, e evitem os emuladores. Assim, quem faz uso dos programas no PC fica por sua própria conta e risco.