Pokémon Let’s Go: como capturar Pokémon shiny

Veja como aumentar as chances de encontrar um Pokémon shiny nas versões de Pokémon Let's Go: Eevee ou Pokémon Let's Go: Pikachu

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
shiny starmie em pokémon let's go

Ficou claro que em Pokémon Let’s Go: Eevee ou Pokémon Let’s Go: Pikachu a Nintendo deu mais atenção aos amantes das versões shiny dos Pokémon, implementando ferramentas para aumentar a chance dessas criaturas aparecerem no cenário. Se você quer capturar um shiny em Pokémon Let’s Go, role essa tela e ligue seu Switch, a aventura vai começar.

Primeiro: um Pokémon shiny é mais forte?

Não!

Pokémon shinies são raros, isso é fato, mas não são mais fortes que os Pokémon comuns. Eles trazem uma coloração diferente que os tornam especiais.

A busca pelo shiny está mais ligada ao fato de o jogador querer ter um Pokémon especial e de certa forma exclusivo no time, o que dá a ele um destaque em relação a todos os outros encontrados no mapa.

O que torna um Pokémon mais forte que outro é são os Valores Individuais (IVs: Individual Values), que são atribuídos quando um Pokémon nasce de um ovo ou é encontrado e capturado.

Esses atributos definem de 0 a 31 os níveis de ataque, ataque especial, defesa, defesa especial, vida e velocidade. Fazem mais diferença em níveis maiores e em modos competitivos. Para a normalidade da série, pouco importa.

Uma boa notícia é que em Pokémon Let’s Go você pode treinar um pokémon para que ele fique com os IVs no máximo, mas isso só quando ele alcançar o nível 100. Então, se quiser, depois de pegar seu shiny, pode deixá-lo o mais forte possível.

Agora, vamos à busca pelo seu Pokémon favorito.

O shiny em Pokémon Let’s Go

O processo para encontrar esses monstrinhos com coloração diferente torna-se mais fácil depois que você completa a Pokédex e ganha o item Shiny Charm de um NPC. Eu arrisquei a sorte antes de ter todos os Pokémon registrados e consegui pegar um deles. Mas, já aviso, é preciso muita paciência.

Aqui tem a lista de todos os 151 Pokémon shinies dos jogos Pokémon Let’s Go: Eevee e Pokémon Let’s Go: Pikachu (por Rankedboost):

lista de pokémon shiny em pokémon let's go

Como encontrar um Pokémon shiny em Pokémon Let’s Go

A chance de um shiny aparecer é de 1 em 4096. É um processo tão aleatório que pode ser que ele apareça logo no começo da sua busca (ou mesmo se você não estiver procurando por um) ou pode demorar muito mesmo. Em Pokémon Let’s Go há alguns métodos para aumentar essa janela de oportunidade.

  • Fazer os combos de captura;
  • Usar Lure;
  • Ter o item Shiny Charm.

Os combos de captura são as sequências de captura de um mesmo Pokémon. Quanto mais vezes o mesmo Pokémon é capturado, mais as chances de encontrar um shiny aumentam.

Você pode verificar o número do combo após capturar o Pokémon. Esse método também serve para encontrar Pokémon com até quatro IVs no máximo, os outros dois restantes só serão possíveis aumentar via NPC, no nível 100 do Pokémon.

Combos de captura pokémon let's go
Os combos de captura em Pokémon Let’s Go. No exemplo, eu peguei 100 Staryu em seguida

Importante lembrar que o combo de captura pode ser quebrado se:

  • O Pokémon fugir;
  • Você capturar outra espécie de Pokémon;
  • Você sair do jogo.

Lures foram introduzidos no mobile Pokémon Go, que faz com que mais criaturas apareçam em menos tempo. Há o Lure, Super Lure e Max Lure em Pokémon Let’s Go, que variam na quantidade de passos do personagem no cenário. Use com sabedoria, eles custam caro.

Já o Shiny Charm é um item obtido após completar a Pokédex com os 150 Pokémon — não precisa ter o Mew, já que este só vem com a Poké Ball Plus. Basta ir até a cidade de Celadon, entrar no prédio que tem um treinador com seu Poliwrath na frente (como na imagem que abre o post) e falar com este NPC:

Pegando item Shiny Charm

Ok, mas e o shiny?

Após ter em mente que esses três recursos aumentam a chance de achar um shiny, basta ir até o respawn do Pokémon que você quer encontrar na versão diferente e ficar capturando ele sem parar.

Dica: se você não sabe onde ficam os respawns do Pokémon, vá até a Pokédex, selecione o Pokémon e acesse a opção “Check habitat”. O mapa será exibido com as localizações do Pokémon.

Aqui tem uma tabela, feita pelo site Serebii, para entender suas chances de capturar um shiny:

Combo de capturaChance de aparecer shinyChance de aparecer shiny com LureChance de aparecer shiny com Shiny CharmChance de aparecer shiny com Shiny Charm e Lure
0 – 101 em 40961 em 20481 em 1365,31 em 1024
11 – 201 em 10241 em 819,21 em 682,61 em 585,14
21 – 301 em 5121 em 455,11 em 409,61 em 372,36
31+1 em 341,31 em 315,081 em 292,571 em 273,36

Após alcançar a marca de 31 combos de captura, já não é necessário ficar gastando itens para continuar pegandos os Pokémon, já que as chances não aumentarão a partir deste número.

Minha dica é:

  1. Capturar até o combo 31, se possível usando Pokébolas comuns;
  2. Depois ativar o Lure e deixar os Pokémon spawnar naturalmente, esquivando deles até que o shiny apareça.

É um processo de sorte, pode demorar ou não. Eu fui atrás de uma Staryu (é um dos mais bonitos shinies para mim) e peguei a maioria dos que apareceram na minha frente para manter a contagem. Resultado é que o Pokémon foi aparecer no combo 137!

Shiny Staryu apareceu em Pokémon Let's Go
shiny staryu capturada em Pokémon Let's Go

Em outro momento, um shiny Graveler apareceu sem nem mesmo eu ter um combo dele, totalmente aleatório.

Shiny Graveler em pokémon let's go

Mas e os lendários?

Há Pokémon, como o trio lendário (Zapdos, Moltres e Articuno), Mew, Mewtwo e os fósseis que não têm respawn. O método que os jogadores usam para pegar essa versão shiny é salvar o jogo antes de entrar na batalha ou receber eles (no caso dos fósseis) e reiniciar o jogo naquele ponto até o sistema entregar um shiny.

Entretanto, esse método é bem mais trabalhoso que o dos Pokémon comuns, pois as chances permanecem entre 1 e 4096. Os fósseis podem seguir essa mesma estratégia, mas são itens que podem ser encontrados pelo mapa, bastando juntar algumas dezenas com o tempo.

Nesse exemplo abaixo, o youtuber precisou reiniciar o jogo 1410 vezes até o sistema entregar para ele um shiny Mewtwo.

Boa sorte!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pokémon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados