Como fazer trocas em Pokémon Go

Complete a Pokédex, recebe Pokémon mais fortes ou ajude seu amigo; seja qual for o motivo, saiba fazer trocas em Pokémon Go

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
trocas em pokemon go

Demorou para que Pokémon Go implementasse um sistema de trocas entre os treinadores. Em outros jogos, a função é essencial para evolução de alguns Pokémon, já no jogo para celular se trata mais de um recurso para compartilhar experiências ou tentar obter um Pokémon Sortudo, os quais custam menos para fortalecer.

Trocas em Pokémon Go

Para que as trocas aconteçam em Pokémon Go, é preciso que duas pessoas, de nível 10 ou superior, sejam amigos no jogo e estejam próximas (não vai funcionar se cada um estiver na sua casa).

No processo, é gasto uma quantia de Poeira Estelar, que varia de acordo com o Pokémon. A Niantic diz que, quanto mais cobiçado for o Pokémon para a troca, maior é a quantidade do elemento usada (mais sobre isso abaixo).

Para trocar em Pokémon Go:

  1. Toque no avatar do seu personagem para abrir a página de perfil;
  2. Acesse a guia de amigos;
  3. Toque no amigo com quem quer trocar (é necessário que ele esteja dentro de 100 metros de você);
  4. Toque em “Trocar”;
  5. Assim que seu amigo entrar na sala de troca, será preciso escolher o Pokémon que deseja enviar para ele. Ao selecionar, dependendo do nível do seu amigo, o Pokémon poderá sofrer algum nerf ou um buff (ficar mais fraco ou mais forte).
    No exemplo, o Metapod que enviei estava com CP de 119, o qual poderia ser reduzido até 92 ao ser transferido para o outro jogador;
  6. Toque em “Próximo” para confirmar o Pokémon;
  7. Toque em “Confirmar” para iniciar a troca.
Fazer trocas em Pokémon Go

É nessa última tela que as informações de Poeira Estelar e características do Pokémon são descritas para ambos os jogadores. Pokémon lendários ou shinies (brilhantes) custam mais para trocar.

Pronto!

Tem limite para trocar?

Depende.

Trocas especiais — aquelas de Pokémon lendários, shinies ou espécies que você ainda não tem registrado na Pokédex — podem ser feitas uma vez por dia.

Pokémon míticos, como o Mew e outros que já foram trocados anteriormente não podem participar das trocas.

Os custos das trocas no Pokémon Go

Quanto mais raro o Pokémon, maior é o custo de Poeira Estelar. Entretanto, esses valores podem ter uma redução, tudo depende do nível de amizade entre você e seu amigo.

Trocas/AmizadeBela Amizade (1 dia)Grande Amizade (7 dias)Ultra Amizade (30 dias)Amizade sem igual (90 dias)
Pokémon Comum1008084
Pokémon especiais pegos20.00016.0001.600800
Pokémon especiais não pegos1.000.000800.00080.00040.000

Conforme jogam juntos, até um máximo de 90 dias, o nível de amizade entre vocês aumenta. Além de reduzir os custos para trocas, o relacionamento pode evoluir para uma Amizade Sortuda e com isso transformar o Pokémon trocado num Pokémon Sortudo.

Pokémon Sortudo

Ao trocar com um amigo, há chances de o Pokémon recebido ser transformado em um Pokémon Sortudo. A vantagem é que ele consome menos Poeira Estelar ao ser fortalecido.

As chances de se obter um Pokémon Sortudo são maiores conforme o tempo que você passa com o Pokémon. Quando maior o tempo de captura dele, maior a chance.

Ao trocar com meu amigo, o Diglett dele foi transformado em Sortudo comigo, isso porque ele fora capturado em 2016.

pokemon sortudo em Pokémon Go

Um Pokémon Sortudo também pode ser proveniente de uma Amizade Sortuda, que é obtida quando vocês completam os corações na página de Amigos, jogando juntos por 90 dias. Ao obter o título de “Amizade sem igual” o próximo Pokémon a ser trocado tem 100% de chance de se tornar Sortudo.

Com informações: Suporte Niantic, GamesRadar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados