Primeiro emulador para iPhone já foi removido da App Store

Uma semana após liberar emuladores na App Store, Apple teve que remover o primeiro emulador de GBA publicado no iOS após violações de diretrizes

Felipe Freitas
Por
App Store no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App Store está permitindo emuladores, mas o primeiro emulador de GBA já foi apagado (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Apple removeu o primeiro emulador de GameBoy Advance da App Store uma semana após seu lançamento. Liberado praticamente no mesmo dia em que a big tech autorizou emuladores na loja, o iGBA foi retirado por um conjunto de violações de políticas da Apple. Uma delas é que o iGBA aparenta ser uma cópia do GBA4iOS, outro emulador para o antigo console de mão da Nintendo.

Apesar do GBA4iOS, criado pelo desenvolvedor Riley Testut, ser um projeto open-source, o iGBA não divulga em nenhum espaço a licença GNU GPLv2 (General Public License). De qualquer modo, com ou sem referência à licença, o iGBA só poderia ser disponibilizado com GPLv2 — licenças desse tipo exigem que qualquer produto derivado mantenha o nível de autorização.

Apple remove emulador de GBA por diferentes violações

Em nota divulgada para o Macrumors, a Apple explicou que removeu o emulador iGBA por violar os itens 4.3 e 5.2 das diretrizes da App Store. O primeiro trata sobre spams, enquanto o segundo está ligado a violação de propriedade intelectual.

No Reddit, alguns usuários reclamaram que o iGBA pediu autorização para rastrear a localização do iPhone. O emulador exibe anúncios, o que levantou a suspeita para alguns usuários que Mattia La Spina, “criador” do iGBA, apenas copiou o GBA4iOS para lucrar com os anúncios.

Riley Testut, autor do GBA4iOS, disse em sua conta no Threads que está mais irritado com a Apple do que com La Spina. Testut afirma que está trabalhando em uma parceria com a Apple para lançar a AltStore, uma loja de aplicativos para iOS.

“Eu estou desapontado que eles aprovaram uma cópia do app flagship da AltStore, o Delta, nesse tempo”, disse Testut. O Delta é um emulador para consoles clássicos, que utiliza o sistema do GBA4iOS para rodar jogos do Game Boy Advance. O emulador é focado em vídeo games antigos da Nintendo, mas tem suporte para o Mega Drive — ainda em beta.

­Com informações: The Verge e Macrumors

Receba mais sobre App Store na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados