Como remover seguidores do Instagram

Instagram permite remover seguidores indesejados como uma das medidas de segurança e bem-estar na plataforma; seguidor não é notificado sobre a exclusão

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como remover seguidores do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como remover seguidores do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

É possível remover seguidores do Instagram para evitar que usuários indesejados acompanhem seu perfil. A exclusão de pessoas na rede social deve ser feita de forma individual. Até o momento, o Instagram não permite remover todos os seguidores de uma vez.

O seguidor não saberá que foi removido, mas poderá seguir o seu perfil de novo, caso deseje. Contudo, há formas de impedir que alguém volte a te seguir, como deixar a conta privada ou bloquear o usuário em questão.

A seguir, veja o passo a passo de como remover seguidores do Instagram pelo aplicativo para Android ou iPhone.

1. Acesse o seu perfil do Instagram

Abra o Instagram em seu celular Android ou iPhone e toque no ícone no canto direito inferior para acessar o seu perfil.

Acesse o seu próprio perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque no número de seguidores do seu perfil

Na parte superior da tela do seu perfil, ao lado da sua foto, toque no número de seguidores.

Acesse sua lista de seguidores no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Pesquise pelo seguidor que deseja remover

Em Seguidores, role a tela até encontrar o seguidor que deseja excluir do Instagram. Se houver muitos, digite o nome do seguidor a ser removido no campo Pesquisar.

Botão de remover seguidor no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Toque em “Remover” ao lado do nome do seguidor

Toque no botão “Remover”, ao lado do da conta da pessoa, para apagar o seguidor do seu Instagram. No aviso que surgir, toque novamente em “Remover” para confirmar o procedimento.

Toque novamente em Remover para confirmar a remoção do seguidor (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que acontece se eu remover um seguidor do Instagram?

Ao remover uma pessoa da sua lista de seguidores, ela deixará de acompanhar as suas postagens e stories. Contudo, ela ainda poderá visitar o seu perfil para acessar as suas publicações, bem como interagir com você via comentários, a não ser que você a bloqueie ou torne a sua própria conta privada.

O seguidor é notificado ao ser removido do meu Instagram?

A pessoa não fica sabendo se você remover ela dos seguidores, pois o Instagram não envia notificações ou avisos sobre remoção. Porém, ela verá o botão “Seguir” se acessar o seu perfil e, com isso, poderá perceber que foi excluída da sua lista de seguidores.

Posso recuperar um seguidor removido do meu Instagram?

Não há nenhum recurso que permita recuperar seguidores removidos do Instagram. Você só pode pedir que a pessoa removida volte a te seguir, pois a decisão de fazê-lo ou não cabe somente a ela.

O seguidor removido pode me seguir de novo no Instagram?

Um seguidor removido pode visitar o seu perfil e tocar no botão “Seguir” para voltar a te acompanhar. Se não quiser que isso aconteça, você pode deixar a conta do Instagram privada para aprovar quem deve ou não te seguir. Você também pode bloquear alguém no Instagram para evitar que essa pessoa encontre o seu perfil.

Posso remover todos os seguidores de uma vez?

O Instagram não tem nenhum recurso para remover todos ou uma grande quantidade de seguidores de uma só vez. Você pode encontrar ferramentas de terceiros que prometem fazer remoção em massa de seguidores, mas o Instagram não recomenda o seu uso por questões de segurança. Se o fizer, você pode até ser banido.

Abrir uma nova conta do Instagram é a solução mais fácil e segura para quem quer zerar o seu número de seguidores.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados