Como saber se fui bloqueado no WhatsApp

Saber se foi bloqueado no WhatsApp é a forma de verificar se alguém bloqueou você em sua lista de contatos do WhatsApp, impedindo que você envie mensagens

Gustavo de Lima Inacio Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 6 dias
Existem alguns sinais que permite saber se você foi bloqueado ou não no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para saber se você foi bloqueado por alguém no WhatsApp é possível checar se a foto de perfil ainda aparece, assim como informações de “Visto por último” e até a possibilidade de fazer ligações.

Vale lembrar que o mensageiro não informa oficialmente se você foi bloqueado ou não por um contato.

Veja, a seguir, algumas dicas de como saber se você foi bloqueado no WhatsApp.

1. O WhatsApp não exibe a foto de perfil do contato

O WhatsApp deixa de mostrar a foto de perfil ao ser bloqueado por um contato, visto que o bloqueio também serve para restringir o acesso a informações pessoas do usuário. Dessa forma, a imagem é substituída por outra de fundo cinza com um boneco branco.

A foto não ser exibida no WhatsApp também não é garantia de bloqueio, uma vez que o usuário pode ter optado por não mostrar sua foto ou simplesmente a removeu. Vale lembrar que o WhatsApp permite ocultar completamente a foto de perfil, além de deixá-la visível para todos ou somente os que fazem parte da sua lista de contatos.

Captura de tela mostra página de conversa do WhatsApp com contato sem imagem de perfil e "Visto por último"
WhatsApp não mostra a imagem de perfil, nem informações de “visto por último” e “online” do contato que te bloqueou (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Informações de “Visto por último” ou “Online” não aparecem no WhatsApp

O WhatsApp não permite saber se o usuário está online no WhatsApp, ou então ver a informação de “Visto por último” daquele contato, se você tiver sido bloqueado.

Essas informações também podem ser ocultas pelas pessoas do mesmo modo que a imagem de perfil, com o objetivo de aumentar a privacidade da conta. Assim, também dá para optar que ninguém veja o “Visto por último” e “Online”, ou escolha entre apenas os contatos ou todos da rede social. Dessa maneira, não ver essas informações não significa que você foi bloqueado no WhatsApp por aquele contato.

3. O contato não recebe suas mensagens no WhatsApp

Um indicativo de que você está bloqueado no WhatsApp é quando o usuário não recebe as mensagens enviadas. Se as mensagens enviadas possuem apenas um “tique cinza” no seu canto inferior direito, significa que a mensagem foi enviada, mas não recebida pelo destinatário. Um segundo tique cinza indica mensagem recebida e a cor alterada para o azul é a confirmação de leitura do WhatsApp.

É preciso ter em mente que a confirmação de leitura pode ser removida nas configurações de privacidade. Porém, quando a pessoa não recebe a mensagem — que tem apenas um “tique cinza” —, somado aos pontos anteriormente citados, são grandes as chances de ter sido bloqueado.

Captura de tela mostra página de conversa do WhatsApp com contato sem imagem e mensagem enviada que não foi recebida pelo destinatário
Contato que te bloqueou não recebe mensagens enviadas por você no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Não é possível fazer ligações via WhatsApp para o contato

Outro indício de que foi bloqueado no WhatsApp é a impossibilidade de realizar ligações para o usuário, já que você verá a tela de ligação por tempo indefinido. Ao bloquear um contato no WhatsApp, você não recebe ligações realizadas por meio do aplicativo. Por outro lado, o usuário ainda pode fazer chamadas diretamente para o número da pessoa, via operadora.

Captura de tela mostra página de chamada de voz no WhatsApp para contato sem foto de perfil
Outra maneira fácil de ver se foi bloqueado no WhatsApp é tentar realizar uma ligação para o contato, que ficará chamando por tempo indefinido sem concluir (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. O WhatsApp não exibe atualizações de status da outra pessoa

Não será possível ver os status de quem te bloqueou no WhatsApp. O ícone da pessoa sequer surge na área dos status, não sendo possível ver de forma alguma as imagens e vídeos compartilhados.

O WhatsApp permite controlar quem pode ver o status, oferecendo a possibilidade de controlar a privacidade da sua conta. Por padrão, o status é compartilhado com todos os seus contatos, mas é possível ajustar para exibir apenas para pessoas selecionadas.

6. Não é possível adicionar o contato em grupos criados por você no WhatsApp

Um grande indicador de ter sido bloqueado no WhatsApp é a incapacidade de adicionar o usuário em grupos criados ou administrados por você. Caso tente adicioná-lo a um grupo, o WhatsApp informará que não foi possível adicionar o contato. Trata-se de uma medida para garantir que ambas as partes estejam interessadas em entrar em contato entre si.

Captura de tela do WhatsApp em página de gestão de grupo informando que não foi possível adicionar um contao
Uma das formas mais fáceis de ver se foi bloqueado no WhatsApp é tentando adicionar o contato em um grupo administrado por você (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Aparece alguma mensagem quando alguém te bloqueia no WhatsApp?

Não. O aplicativo não pode informar se foi bloqueado por alguém no mensageiro. Ao bloquear alguém no WhatsApp, o usuário notará apenas a remoção da imagem de perfil, assim como a sumiço das informações de status, por exemplo, já que esse bloqueio acontece de forma silenciosa.

Posso usar algum aplicativo para saber quem me bloqueou no WhatsApp?

Sim. Existem alguns aplicativos que prometem listar os usuários que te bloquearam no WhatsApp, com o custo de colocar em risco sua privacidade e segurança, visto que podem ter malwares que roubam dados ou até danificar seu telefone. Dessa forma, existe a chance de sua conta ser banida no app, já que usar aplicativos de terceiros em sua conta do WhatsApp vai contra os termos de uso do mensageiro.

Os termos do WhatsApp especificam que a utilização de aplicativos não oficiais são uma violação, com a empresa sendo incapaz de validar a segurança dessas ferramentas. Assim, é recomendado evitar o uso de aplicativos não oficiais.

O contato que me bloqueou no WhatsApp pode me ver online?

Não. Quem bloqueou não pode ver o status de online do WhatsApp da pessoa bloqueada, visto que o recurso funciona para ambas as pessoas. Então, foto de perfil, informações de status e chamadas não vão ser exibidas para quem bloqueou da mesma forma que não aparecerá para quem foi bloqueado.

Captura de tela mostra página de conversa do WhatsApp de contato bloqueado que não mostra se a pessoa está online
Quando se bloqueia um contato no WhatsApp, não é mais possível ver status de “visto por último” e “online” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Consigo me desbloquear se eu fui bloqueado por alguém no WhatsApp?

Não. O WhatsApp não oferece ferramentas para forçar o seu desbloqueio. Ou seja, a única maneira de ser desbloqueado é com o arrependimento do outro usuário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gustavo de Lima Inacio

Gustavo de Lima Inacio

Especializado em tecnologia, Gustavo de Lima Inacio produz conteúdo sobre tecnologia desde 2015. Fanático por games, smartphones e PCs, tem passagens por TudoCelular e Canaltech, e é roteirista do canal Matheus Kise no YouTube.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados