Meta coloca IA no WhatsApp, Instagram e todos os outros apps

Chatbot de Mark Zuckerberg deve concorrer diretamente com o ChatGPT, da OpenAI. Plataforma Luzia também é bastante popular entre os brasileiros.

Thássius Veloso
Por
Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Meta ainda não revelou quando sua IA chegará ao Brasil (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O império digital Meta, de Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (dia 18/04) que o chatbot Meta AI marcará presença em todos os aplicativos e plataformas. A decisão impacta o WhatsApp e o Instagram – para tristeza da OpenAI, que até agora tem sido o principal nome em tecnologia de IA via chatbot.

O software está em testes desde o ano passado. A partir de agora, irá aparecer nas caixas de pesquisa das plataformas. Também estará no feed do Facebook. A decisão vale inicialmente para os Estados Unidos e outros 13 países: Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda , Zâmbia e Zimbábue.

Por enquanto não há previsão de lançamento do Meta AI no Brasil.

Homem em palco e telão ao fundo
Mark Zuckberg apresenta Meta AI, em evento realizado em setembro de 2023 (Imagem: Reprodução/Meta)

O que é Meta AI?

O Meta AI é um chatbot nos mesmos moldes do ChatGPT, voltado para conversas com o sistema de inteligência artificial. Sua interface no WhatsApp lembra bastante a da Luzia, outra plataforma que se popularizou de sobremaneira no Brasil.

A ideia do Meta AI é auxiliar o usuário nas mais variadas dúvidas do dia a dia. Ele também é capaz de realizar tarefas. Eu já o vi, por exemplo, funciona no WhatsApp para gerar imagens. A pessoa dá o comando e o sistema traz a figura, tal qual a função de designer do Microsoft Copilot e o Dall-E da OpenAI, entre outros.

Relacionados